Destaques

Resenha: Jonas Vai Morrer, de Edson Athayde (Chiado Editora)

Por Salvattore Mairton •
segunda-feira, 29 de agosto de 2016
Resultado de imagem para jonas vai morrer
Quem acompanha o blog, sabe que não leio muito livros policiais, nada contra o gênero, mas assim como diversas formas de escrever vejo muitos clichês e histórias parecidas. Porém, mordi a língua ao ler “Jonas Vai Morrer”.

Jonas Vai morrer, é um quase policial como identifica o autor Edson Athayde, publicado pela Chiado Editora. A medida que li o livro entendi porque o próprio escritor o identifica assim, apesar do clima policial, o livro não tem aquele assassinato com viés de sangue e tortura. 
Resultado de imagem para jonas vai morrer
O intuito do livro é descobrirmos quem é o possível assassino e vilão da história e o que realmente aconteceu com a vitima. Tudo isso com a leitura de um diário que está nas mãos de um funcionário de hospício. Criando assim uma trama sortida, cheia de mistérios e ao mesmo tempo com lirismo e poesia em cada espaço-tempo do livro.
Resultado de imagem para jonas vai morrer
Cada capítulo inicia-se com frases poéticas, tudo para que o leitor sinta a história e consiga fazer parte da mesma. Em cada página uma nova pista, um novo caminho é traçado para que o leitor descubra onde a história quer chegar e o que aconteceu com o protagonista. 

Uma leitura para quem gosta de desvendar mistérios sem deixar de curtir um bom enredo escrito de uma maneira simples e nada cansativa. Não gosta de livros policiais? Leia Jonas Vai Morrer e tudo mudará de direção...

Comentários via Facebook

35 comentários:

  1. Olá
    Eu gosto desse gênero, mas ainda não tinha ouvido falar nada a respeito desse título. Fiquei bem curiosa quanto os detalhes envovendo a ambientação, mistérios e afins.. Que bom que, por mais que você não curta o gênero, a leitura foi proveitosa e obrigada pela indicação também.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu também não tenho o hábito de ler livros policiais, mas amo um mistério às vezes. Com certeza vou ler esse livro.
    beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bom??
    Acho que os unicos livros policiais que eu já li foram Sherlock Holmes e alguns titulos do Harlan Coben e eu gostei muito, não tinha ouvido falar sobre esse livro e nem esse autor, mas me interessei. Acho que não tenho algum gênero que eu realmente não goste. Achei bem legal sua resenha por que ela ficou completa, gostei dos detalhes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que resenha curtinha!!!
    Achei a arte gráfica do livro bem caprichada e valorizo bastante isso!!!
    Não leio muitos policiais, mas este aqui, fiquei curiosa!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adoro um bom mistério e meus amigos falam que eu deveria ser detetive, pois sempre desvendo os casos. Adorei a premissa desse livro e, pelo pouco que li, fiquei bem curiosa.
    Anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto bastante de livros policiais e achei a proposta desse livro bem diferente e interessante. Adoro ir acompanhando as pistas para ver se consigo revelar o mistério antes de ser revelado. Amo!
    Dica super anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Oiii, como vai?
    Gente eu morro de vontade de ler esse livro que você nem imagina, é um dos meus queridinhos da chiado já, parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá amore!
    Não curti muito a capa do livro pra ser sincera... mesmo suas fotos estando um arrado.
    Adorei o livro e fiquei curiosa pra ler.
    Parece ser um livro bem dinâmico – curiosa!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu amo livros policiais preciso me policiar para não ser o único gênero que faço leitura durante o mês pois se deixar faço isso acho que herdei isso da minha mãe já que ela também gosta.
    Esse livro parece ser bem legal e que bom que você gostou afinal é muito bom quando a gente sai da zona de conforto e mesmo assim acaba se encontrando.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  10. Meu gênero literário preferido é Policial, mas por mais que eu goste a premissa desse livro não me atraiu muito, mesmo com sua resenha tão positiva falando sobre a obra. Não achei o enredo atrativo e me pareceu uma leitura maçante, talvez eu esteja enganada e só lendo para saber.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu gosto de livros do gênero, mas gostei de saber que esse convence até quem não curte!
    Não conhecia o livro, mas achei bem bacana a premissa, principalmente por essa coisa da leitura de um diário. Adorei saber que cada capítulo se inicia com frases poéticas!
    Ótima resenha e já anotei a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Não gosto muito de livros do gênero policial, são poucos os que me agradam, e eu não sinto muita animação para arriscar ler algum...hehe' Ainda não conhecia este, mas parece ser diferente, já que é contado através do funcionário do hospício. Ver que você gostou me deixou curiosa, quem sabe um dia...
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Faz muito tempo que não leio um bom livro do gênero policial. Eu não conheço esse, mas parece ser bem interessante, ainda mais por você ter comentado que te surpreendeu. Eu gosto de livro assim, que a princípio soa clichê, mas depois cativa sua atenção.
    Abraços, Helô

    ResponderExcluir
  14. Oi oi Mairton,
    Eu gosto dos livros do gênero. Já li Roleta Russa (Que não sei porque me lembrou esse livro), a sua opinião sobre o livro foi sincera, e isso me fez querer saber mais sobre o livro.

    Não gostei muito da capa, mas a história tem um cenário e personagens ótimos. O enredo parece ser bem cativante e envolvente. Como não conhecia esse livro, vou procura-lo para ler, pois adorei ele.

    P.S adorei o seu sobrenome, espero que seja seu mesmo (E não em homenagem aos Irmãos Salvatore).

    Beijos querida, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Também não sou muito fã do gênero, mas tenho mantido a cabeça aberta e arriscado algumas leituras e, por incrível que pareça, não tenho me arrependido.
    Gostei bastante da premissa do livro e irei anotar a dica. Fiquei curiosa para saber quais mistérios são esses e como será o desfecho da trama.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oieee
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas adoro quando os blogs me proporcionam novas descobertas!
    Gosto muito de suspense e adorei essa mistura com frases inspiradoras... sacada genial!
    Bjosss

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie
    adorei o título e parece ser uma leitura muito legal e tensa, fiquei bem curiosa e espero poder ler qualquer dia que tiver mais tempo, boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Adorei conhecer suas impressões a respeito dessa obra! Achei interessante o "quase policial" e fiquei curiosa a respeito da história... Outra coisa que gostei foi do autor iniciar os capítulos com frases poéticas!
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  20. Simara Dicas e Toques1 de setembro de 2016 00:01

    Parece ser um bom livro... Gosto de suspense, me deu vontade de ler esse...

    ResponderExcluir
  21. Isabella Marques1 de setembro de 2016 14:40

    Ao contrário de você eu sou apaixonada por livros policiais ep ela premissa esse seria um livro que com certeza eu iria gostar muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Gosto muito de livros policiais regados de suspense e sangue, embora este pela sua resenha parece ser meio termo, me interessei bastante pela história, pois essa ideia de ir correndo atrás de pistas e descobrindo as revelações junto com o protagonista é fascinante, aliás o fato do mesmo ser justamente funcionário de um hospicio já me deixou super intrigada. Adorei sua resenha e vou anotar a dica.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  23. Karine Fernandes 1 de setembro de 2016 23:35

    Oiii,

    Confesso que não sou fã do gênero, e apesar de você ter gostado e recomendado o livro não me vejo lendo ele por hora, mas quem sabe futuramente. Ótima resenha, belo trabalho.


    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olha, realmente deu vontade de ler esse livro, hein! E essa diagramação, que maravilhosa?! Me lembrou um livro de poemas do Fernando Pessoa (Quando fui outro). Gostei!

    ;*

    ResponderExcluir
  25. Maria Valéria - Na Literatura Selvagem2 de setembro de 2016 10:58

    olha, eu curto um bom livro policial e desde que vi algumas resenhas sobre Jonas vai morrer fiquei muito a fim de fazer a leitura, por ele sair do convencional e talz... legal o personagem que possui o diário trabalhar num hospício, acho que esse detalhe deu um 'q' a mais na premissa...

    anotada a dica ^^
    bjs...

    ResponderExcluir
  26. Pensamento Literário3 de setembro de 2016 10:38

    OI!!

    EU gosto de enredos policiais, entretanto ainda não tinha lido nada sobre esse livro. Parece ser um livro bem envolvente e com diferencial, afinal, te encantou e demonstrou "Q" diferente. Toda essa trama em busca de um assassino é empolgante e mais ainda ao desvendar um diário. Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Olá!!
    Não conhecia esse livro e apesar de policial não ser meu gênero favorito ainda dou chances a alguns livros com essa temática,mas fiquei bem curiosa com esse livro e todo o mistério pra saber quem é o vilao.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/08/resenha-o-eterno-namorado-nora-roberts.html

    ResponderExcluir
  28. Srta. Bookaholic3 de setembro de 2016 21:19

    Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ler esse gênero, até já li alguns livros e gostei, mas não é algo que me anime muito, sabe? No entanto, achei interessante esse livro é gostei dos capítulos iniciarem com uma frase poética. Enfim, parece ser uma boa dica de leitura mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  29. Oi,
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei interessada pois esse é um gênero que me atrai muito.
    Fiquei meio que chocada com a tua noção de frase poética em relação a abertura dos capítulos, pois sem duvida essa frase da imagem tem tudo de sadismo e nada de poesia. Mas me fez ficar curiosa em relação a obra.
    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem?
    Eu AMO romances policiais, adoro o mistério hehe Gostei da premissa do livro, ainda mais por você ter gostado mesmo não sendo fã de policiais. Vou anotar aqui!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  31. Leituras Compartilhadas5 de setembro de 2016 23:10

    eu gosto muito de livros policiais, mas reconheço que há muitos clichês nesse gênero. Fiquei feliz em saber que com esse seguimos um caminho um pouco diferente. A premissa da obra chamou a minha atenção e, certamente, farei a leitura assim que possível.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  32. "O intuito do livro é descobrirmos quem é o possível assassino e vilão da história e o que realmente aconteceu com a vítima. Tudo isso com a leitura de um diário que está nas mãos de um funcionário de hospício."
    Esse parágrafo me deixou com uma vontade absurda de procurar esse livro para ler. E confesso que nunca tinha visto um livro policial com esse tipo de estrutura, o que atiçou ainda mais a minha curiosidade! Bem, pretendo adquiri-lo quando eu estiver com a lista menos cheia, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  33. Não conhecia, mas parece uma história interessante. Eu gosto o livro nos faz pensar sobre o que ou quem fez algo na história. Além disso ter uma via que não segue apenas o clichê e o obvio já vale a leitura. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  34. Olá!

    Apesar de muitas vezes o gênero policial sempre ser as mesmas coisas, eu sou apaixonada por ele. Esse livro tem uma história muito boa, já li ele e recomendo demais.

    ResponderExcluir
  35. Li esse livro e amei! <3 A capa dele é linda tbm

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros