Destaques

CONHEÇA O ENREDO INSTIGANTE DA OBRA ITALIANA A GANGUE DOS SONHOS DE LUCA DI FULVIO

Por Nathalie Murcia •
terça-feira, 17 de setembro de 2019

Titulo: A Gangue Dos Sonhos
Autor: Luca Di Fulvio
Editora: Vestígio
Páginas: 589

Uma das melhores leituras do ano, de autoria de Luca Di Fulvio. Essa safra de escritores italianos contemporâneos está revolucionando a literatura. Apesar de ser um calhamaço de 589 páginas, dividido em 70 capítulos, a história não perde fôlego em nenhuma das partes. Um enredo dinâmico, com muitas reviravoltas, desenvolvido por intermédio de personagens bem construídos e fortes, que fazem o necessário para sobreviver em uma sociedade marginal, marcada pelos próprios códigos de conduta. Há trechos pungentes de violência e estupro,  imprescindíveis ao cerne da trama e conexão dos eventos, no que tange às duas personagens femininas de extrema relevância na vida do protagonista, Christmas Luminita. Ele é filho da italiana Cetta, a qual imigrou para Nova York, na década de 20, em busca da concretização do sonho americano e de um futuro promissor para o menino, que conviveu no subúrbio, em meio à violência das ruas e das gangues, mas sempre teve o dom de contar histórias e lorotas.

O que mais gostei no livro foi a capacidade do escritor conseguir extrair histórias de amor e amizade sólidas, manifestadas de diferentes formas, e cultivadas nos mais improváveis ambientes e condições, mas ao mesmo tempo muito verossímeis. Um livro que desperta uma miríade de sentimentos, máxime raiva, compaixão, desprezo, esperança e ansiedade.

Há muitos trechos pesados, angustiantes, e outros carregados de humor e ironia. Me encantei verdadeiramente com as problemáticas dos personagens. Torci pelo carismático Christmas, e por seu relacionamento com Ruth, uma judia rica que teve sua juventude maculada por um trágico acontecimento. Achei exemplar a relação de afeto e respeito que ele nutria pela mãe, uma prostituta que ele sempre defendeu, admirou e amou. A mesma torcida tive por alguns outros personagens gângsters não tão politicamente corretos, mas que acabaram por me despertar simpatia, assim como certamente despertará a dos demais leitores.

O livro evoca uma mensagem de superação, no sentido de que as condições ambientais e sociais desfavoráveis não são determinantes na condução dos nossos destinos, se soubermos aproveitar o que de melhor há em todos nós.

Um livro que pretendo reler e recomendo, sem pestanejar, para quem quiser ser transportado para uma literatura de qualidade, carregada de emoções conflitantes do início ao fim. Creio que a história merece uma adaptação cinematográfica à altura!

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros