Destaques

REUNINDO DRAMA E DESCOBERTAS, CONHEÇA O ROMANCE LGBT DE WINSTON MARTINS JR.

Por Salvattore Mairton •
terça-feira, 14 de maio de 2019

Título da Obra: Esse Garoto: Uma história sobre garotas, garotos e marsupiais (principalmente garotos e marsupiais) 
Autor(a): Winston Martins Junior
Ilustrador(a): Carlos Eduardo Luz Martins
Ano da Publicação: 2019
Nº de Páginas: 448
Editora: publicado de forma independente
Onde Comprar: AMAZON

Rafa é um adolescente com uma única paixão: Indie Rock. Foi essa paixão que o ajudou a lidar com a mudança de Uberlândia para Niterói e que o aproximou de seus melhores amigos Isa e Lino. E é também essa paixão que o ajuda a esquecer que ele está longe de ser um dos garotos legais e populares...

Mas um novo ano letivo se inicia e, com ele, a promessa de um novo começo. Rafa se depara com novos rostos, como o descolado Allan, além de novos apelidos – pois isso é tudo o que ele tem do enigmático e sensível Templário, que o compreende como ninguém e sempre sabe o que dizer para fazê-lo sorrir. 
Enquanto novos sentimentos o fazem questionar as certezas que ele tem sobre si mesmo e o mundo à sua volta parece girar mais rápido do que ele consegue acompanhar, Rafa não consegue deixar de se perguntar:
Quem é esse garoto?


O PROTAGONISTA, RAFA, é um adolescente de 15 anos de idade, nascido em Uberlândia - MG, mas que reside em Niterói - RJ, há um ano. Rafa é um um menino "nerd", que adora Netflix, seriados, Starbucks, vídeo games e, sobretudo, tem paixão por indie rock

 Nosso protagonista, apesar de se sentir desconectado das demais pessoas da sua faixa etária, não assume comportamentos estereotipados e impositivos para se encaixar no mundo à sua volta, tal como ingerir bebidas alcoólicas em festas. Na nova escola, seus melhores amigos são Lino e Isa, sendo que o trio se autodenomina "Os Mosqueiros Indies". Os três se complementam e possuem um vínculo sólido de amizade, apesar dos contratempos e reviravoltas ocorridos durante a trama. Em meio aos imbróglios inerentes à adolescência, Rafa não entende o porquê não sente absolutamente nada, exceto enjoo, ao beijar a menina mais bonita e cobiçada. Também não entende porquê seu coração dispara ao estar perto do bonito e simpático colega de turma, Alan. 

 Durante o desenrolar da história, diversas interrogações surgem na mente de Rafa, que busca aparar as arestas de sua vida e compreender o que de fato está ocorrendo com ele. Após criar um blog e expor certas questões existenciais, um seguidor que se utiliza do pseudônimo de Templário, faz recorrentes comentários que abrem os horizontes de Rafa, até se tornar uma amizade virtual por meio da troca de emails, evoluindo para uma paixão platônica. Essas conversas virtuais são o mote para que Rafa se reconheça como homossexual, não sem antes tentar, em vão, se definir como bi. 

 A história é desenvolvida de forma leve e irreverente. Impossível não sentirmos empatia por Rafa e compartilhar das suas angústias e do turbilhão de emoções contraditórias por ele manifestadas. O protagonista é extremamente carismático e suas reflexões são carregadas de inteligente ironia e alusões de frases em inglês, algo que faz parte da personalidade de Rafa, o qual só é capaz de xingar nesse idioma. 

 A escrita é bem fluída, dinâmica e permeada de gírias atuais, tanto na narrativa desenvolvida em primeira pessoa quanto nos diálogos travados entre os personagens. Ressalto que cada capítulo é iniciado com uma referência musical a título de sugestão, o que permite ao leitor aumentar seu leque de conhecimento nesse campo, e se concatenar ainda mais ao protagonista. O próprio título do livro foi baseado na música Tales of Girls, Boys and Marsupiais, da banda The Wombats. 

 As partes das trocas de mensagens e e-mails entre Rafa e Templário foi uma das que mais gostei, eis que foi onde o primeiro se desnudou por completo, içando pensamentos que só guardava para si mesmo. Recomendo a leitura porque o livro é um aprendizado de como enxergar as pessoas além do que elas demonstram, e de aceitar as diferenças, extirpando qualquer espécie de preconceito ou julgamento.

 ESSE GAROTO evidência que qualquer forma de amor é válida, independentemente de idade e paradigmas definidos. A obra encontra-se disponível na Amazon em formato digital. 


Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros