Destaques

A ERA DO LIVRO DIGITAL

Por Unknown •
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Que a tecnologia nos facilitou muito a vida, isso é indiscutível! Mas quando o assunto é livro ainda sou um Neanderthal. O livro digital foi um avanço tecnológico que atraiu a garotada, que já não desgruda das telinhas. Já imaginou ter uma biblioteca virtual onde você pode acessar qualquer enciclopédia ou qualquer best-seller que quiser? Melhor ainda: poder carregá-la para qualquer parte do mundo? Isso já é possível, graças à tecnologia digital.

A cena é engraçada: eu na frente da universidade do Rio de Janeiro conversando com um desconhecido sobre literatura, falávamos de alguns clássicos literários. Enquanto meu transporte não aparecia, puxei um dos clássicos da minha mochila e achei a mais pura ostentação. O rapaz também retirou o smartphone do bolso e disse: “Tenho centenas de clássicos bons, só que em versão digital”. Ele exibiu um vasto acervo de livros, tudo em uma telinha. Olhei em volta e percebi que somente eu estava com um livro físico em mãos. Todos estavam com os olhos vidrados na telados seus smartphones. Tive a sensação de ter sido transportado da era Gutenberg para a era digital. Sou fã dos avanços tecnológicos. Confesso que achei mais prático, porém ainda não me habituei a essas novas high techs.

Além de ler, adoro organizar minha estante de livros. Nunca fui de acumular qualquer outra coisa, contudo sou acumulador número um de livros e viagens. Minhas estantes estão abarrotadas de livros, quase não cabem mais. A cada viagem que faço sempre compro mais um exemplar e digo para mim mesmo: “Dessa vez, vou comprar só mais esse!” Mas nunca é. Depois de lido o livro, começa a procura de lugarzinho para o novo integrante.

Adoro organizar por autores, editoras, assuntos, gêneros, cores e tamanhos. Quem é um leitor compulsivo como eu, sabe do que estou falando. Tanto quem lê em formato digital, quanto quem ler em formato físico, desfruta de um só sentimento: o prazer na leitura. O meio que você usa para ler é apenas uma questão de gosto e acessibilidade. O importante mesmo é ler. Ler traz conhecimento, acrescenta na vida e nos tornamos menos medíocres, possuímos uma visão menos limitada da nossa existência. Ler é sinônimo de enriquecimento, crescimento e significados. É a forma que encontramos para fugir da angustiante realidade para qualquer parte do mundo. Basta folear algumas páginas para experimentar outras histórias.

Seja ficção, não ficção, romance, fantasia, poesia. Não importa o seu gosto literário ou quais ferramentas você usa para ler. Faça um bom proveito de cada frase, cada parágrafo, cada capítulo, cada livro. Aproveite-o bem para deixar sua vida um pouco mais interessante. Use as palavras sem limites.

Quanto a mim, ainda fico com meus livros físicos. 

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Que demais... eu me identifiquei com vc Kerley, não sou muito leitora mais prefiro o livro físico, gosto de sentir o cheiro, folhear, e rabiscar principalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Continue lendo... Um abraço!

      Excluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros