Destaques

JUNIOR SALVADOR RESGATA AS BELEZAS DO NOSSO FOLCLORE E CONTOS INÉDITOS

Por Salvattore Mairton •
segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Título da Obra: Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro
Autor(a): Junior Salvador
Ano da Publicação: 2018
Nº de Páginas: 154
Editora: publicado de maneira independente
Onde Comprar: AMAZON
Livro cedido em parceria com o autor

O Saci-Pererê perdeu sua carapuça e tornou-se prisioneiro de uma bruxa. Para conseguir sua magia de volta só há uma maneira: conseguir um pedaço da crina da Mula-sem-cabeça; A pequena Camila só quer ter uma boa noite de sono. O que ela desconhece é que a noite esconde muitos terrores e a Cuca é o maior entre eles; Curupira e Cumade Fulôzinha se envolvem em uma guerra que não é deles. Precisarão lutar se quiserem manter suas vidas; Iara deixou para trás os rios do norte e resolveu se aventurar em alto mar. Agora, com o microfone em punho, busca redenção, transformando sua voz em felicidade para os humanos. Jurupari, Taîasu, Boto, Vitória-Régia, o Deus Sol, Bicho-Papão e muitos outros personagens do nosso folclore também estão presentes nessa obra surpreendente. 

SEMPRE ACREDITEI QUE DEVERÍAMOS ter mais livros nacionais valorizando nossa cultura e de todo nosso passado. Quem que já não ouviu uma lenda? Quem já não ouviu seu avô, bisavô contar algum causo com um dos seres mágicos mais conhecodos: Saci, Cuca, Curupira ou outro qualquer outro? Júnior Salvador nos agracia com essas e outras histohist, que tanto povoam a mente dos brasileiros. 

 Um Saci que precisa obedecer a Pisadeira, O Boto que se apaixona pela Iara, a Cuca que vem levar a menina que não quer dormir, são alguns fatos e narrativas que o autor traz na coletânea "Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro". Ao todo são 6 contos, narrados em terceira pessoa, que resgatam nossa cultura e seres que ainda causam mexem com a imaginação dos brasileiros. 

 Sabemos como essas histórias mudam de região para região, e como elas ainda conseguem despertar a curiosidade de muitos, mesmo que já tenham sido repetidas inúmeras vezes.  O autor, trabalha isso de maneira específica, no espaço que ele mostra o pior e melhor lado desses seres, que por muitos são vistos como vilões e por outros como protetores de nossa natureza.

 Júnior Salvador traz histórias inéditas em que esses seres mágicos vivem aventuras e momentos de tensão jamais retratados.  Destaque para "O Som da Floresta" que traz uma intensa batalha entre os dois protetores da mata: O Curupira e o Caipora, que são trazidos e desenvolvidos de uma maneira diferente da que estamos acostumados.

 Contos Fantásticos é aquele tipo de livro que se deve ler um conto de cada vez, com calma e sem medo de terminar. Apreciar cada personagem criado e como cada historia se desenrola é o ponto chave para viajar nessa nossa cultura milenar e reviver quando nossos antepassados se reuniam para contar esses "causos" como se fossem sua própria realidade. 

 Publicado de forma independente, Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro tem a revisão perfeita e uma diagramação singela, nas suas poucas 154 páginas. A capa retrata o primeiro conto que mostra o encontro do Saci e da Mula Sem Cabeça. 

 Espero que possam apreciar e reviver cada lenda do nosso folclore nacional. Até a próxima.


Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Imensamente grato pelas palavras das quais não tenho certeza de ser digno. É sempre muito gratificante quando um leitor nos dá uma resposta tão positiva. Desejo muito sucesso a todos vocês e agradeço mais uma vez pelo interesse no meu trabalho. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Monique Larentis10 de janeiro de 2019 17:16

    Muito legal envolver o folclore nacional. Parece ser bem interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros