[RESENHA] FERA

Por: Salvattore Mairton - 20:38



Título: Fera
Autora: Brie Spangler
Ano: 2017 / Páginas: 384
Idioma: português 
Editora: Seguinte


Dylan não é como a maior parte dos garotos de quinze anos. Ele é corpulento, tem quase dois metros de altura e tantos pelos no corpo que acabou ganhando o apelido de Fera na escola. Quando ele conhece Jamie, em uma sessão de terapia em grupo para adolescentes, se apaixona quase instantaneamente. Ela é linda, engraçada, inteligente e, ao contrário de todas as pessoas de sua idade, parece não se importar nem um pouco com a aparência dele. O que Dylan não sabe de início, porém, é que Jamie também não é como a maioria das garotas de quinze anos - ela é transgênera, ou seja, se identifica com o gênero feminino, mas foi designada com o sexo masculino ao nascer. Agora Dylan vai ter que decidir entre esconder seus sentimentos por medo do que os outros podem pensar ou enfrentar seus preconceitos e seguir seu coração.

 O que fazer quando se descobre que a garota que você está interessado, na verdade é transexual? Está grande reviravolta acontece na vida de Dylan, conhecido como Fera, por seu tamanho e brutalidade. E agora, lutar por seu amor ou deixar de ser feliz pelo medo do que seus colegas e família iriam pensar?

 Fera de Brie Spangler, publicado pela editora Seguinte, foi um livro surpreendente e emocionante, e ao mesmo tempo avassalador. Temos dois personagens fortes e que conseguem transmitir realidade, Dylan e Jamie.

 Dylan é um garoto que sempre foi conhecido como a Fera da escola, que nunca pensou em se apaixonar por ninguém. Mas a estória muda completamente quando em uma sessão de terapia conhece Jamie, uma garota linda, divertida e cheia de qualidades, que consegue conquistar aquele "brutamontes".

 Os dois se tornam inseparáveis, e Dylan percebe que finalmente encontrou a garota de seus sonhos. Só que tudo muda de figura quando um amigo lhe revela que Jamie na verdade é transgênera. Se sentindo enganado e perdido, Dylan terá que lutar contra seus sentimentos e decidir se deve abandonar aquele amor pelo medo do preconceito ou lutar até o fim por quem ama.

 O enredo foi muito bem construído, as situações acontecem de uma maneira real e sem muito exagero. O leitor consegue se sentir parte da história, consegue se envolver por aqueles personagens especiais e se colocar no lugar deles.

 Jamie mostra sua luta para viver como deseja, sem se importar com que os outros estão pensando. Uma garota ávida, alegre e sonhadora. Alguém que encontra em Dylan o garoto que sempre sonhou ter em sua vida. Porém agora tem que sofrer com os pensamentos retrógrados do amado e de sua família. Será que devia esquecer aquele amor? Ou devia lutar por ele até o fim?

 Envolvente, emocionante, tocante. Este é o enredo de Fera, um livro que muito mais que só mais uma história, é uma verdadeira lição de vida e de derrubada dos preconceitos que a sociedade ainda está envolvida.

 São 375 páginas, que mais parecem dez, pela fluidez dos capítulos, e a forma leve como a autora escreve. O romance de Dylan e Jamie vai te elevar, vai fazer você transcender as páginas e imaginar tudo acontecendo na vida real, ao seu lado, com alguém que você conhece.

 Fera, mais que um romance, é um manual contra a transfobia. Nos faz entender como realmente se sente alguém transgênero, o que se passa em sua mente e em seu corpo. Um livro necessário em tempos que todos começam a abrir os olhos para a sociedade LGBTQ+.

 A diagramação está linda, a capa realmente deslumbrante. Leia Fera e entre neste romance com um final surpreendente.

Se você gostou também vai gostar de:

10 comentários

  1. Oi! Que diferente, nunca havia lido nada assim, um romance com uma personagem transgênero. Achei muito válido, hoje principalmente, com tantos casos de preconceito e violência contra as pessoas que são. Eu confesso que tenho alguma dificuldade pra entender a maneira de identificação, eu faço confusão, mais um motivo pra ler e entender como eles se sentem em relação a isso. Quero saber o final, se os dois vão ou não ficar juntos!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    No início, logo que vi o lançamento deste livro, jurava que ele era uma releitura do famoso A Bela e a Fera, mas com o tempo e as resenhas que pude acompanhar, percebi que isso havia causado uma baita confusão em minha cabeça e que não era bem assim. Não sei se consigo ler livros com temas tão polêmicos quanto estes abordados em Fera, então vou deixar a dica anotada, mas sem pretensão de leitura.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  3. A premissa é nova para mim e confesso que fiquei bem curiosa para saber como a autora vai desenrolar o romance entre Dylan e Jamie. Por saber que tudo é bem construído e real me deixa ainda mais curiosa e nem preciso dizer que o fato de ser uma história emocionante e tocante me faz reforçar a vontade de ler. Dica super anotada aqui.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Caramba, como eu nao sabia da existência desse livro? Que necessário! Acho esse um questionamento extremamente importante! Como se portar em uma situação como essa? Alias, como se portar para nao ser transfóbico? Adorei a dica e certamente pretendo ler.

    ResponderExcluir
  5. Ola!
    Eu já tinha visto muito esse livro, mas nunca parei pra procurar sobre a história. Achei incrível a premissa, são pouquíssimos livros com personagem transgênero, sem contar que amo um romance. Esse livro com certeza está na minha lista.

    ResponderExcluir
  6. Olá, esse é um livro que está na minha lista de desejados desde o lançamento, achei super bacana termos uma personagem trans na obra, ficou ótima a sua resenha.

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem???

    Quando vi essa capa achei que fosse mais uma releitura de Bela e a Fera nos dias de hoje, achei que seria até o livro que deu origem ao filme, que no caso é releitura.
    Mas ao ler sua resenha, abrange uma questão social muito interessante, e acabei adicionando a minha lista de desejados.
    Adorei conhecer mais sobre essa história, e espero ler em breve.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro, mas fiquei muito curiosa para conhecer a história. Nunca li um livro que falasse tão abertamente sobre a situação de pessoas transgênero, mas acho que esse é um tema importantíssimo e que precisa ser abordado, para acabarmos com o preconceito. Confesso que sei muito pouco sobre o assunto, então, me anima muito a ideia de ler este livro e poder ter uma noção melhor de como eles se sentem e todas as situações que enfrentam.
    Adorei sua resenha e senti que esta é uma leitura muito importante. Já anotei a dica e vou querer ler assim que possível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo bom?

    Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca parei de fato para ver do que se tratava. Eu acho a capa linda, linda daquele tipo que dá gosto de ter na estante, o que me chama a atenção logo de cara. Achei muito interessante o tema abordado pois ainda não li nada do estilo, de fato parece ser algo bem emocionante de se ler. Livros que se transformam em uma lição sempre são os melhores, faz tempo que não leio algo assim, então já anotei aqui a sua dica e espero de verdade gostar ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu tenho esse livro já um tempo no Kindle mas não sabia sobre o enredo direito. Sou do tipo que compra pela capa sabe. E adorei o enredo e não li nada sobre Trans e por sua resenha fiquei com a impressão de uma leitura bem sensível e delicada.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário