[RESENHA] MITOLOGIA NÓRDICA

Por: Bruno Marukesu - 09:00

Autor (a): Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Lido em: julho de 2017
Nº de Páginas: 288
Onde Comprar: AMAZON

Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses americanos e Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra.

 MITOLOGIA NÓRDICA é narrado pelo autor internacionalmente renomado por seus enredos obscuros: Neil Gaiman.

 Em duzentas e poucas páginas, somos agraciados com as lendas dos deuses de Asgard, que o autor tenta ao máximo não modificar a fim de não perder a sua essência, mas não deixando de lado o humor sútil que ele sempre traz em suas narrativas.

 Conhecemos um Thor que, entediado, mata qualquer um só para satisfazer o seu ego. Vemos quando Mjölnir é entregada a ele como presente feito pelos anões. Presenciamos a criação de Asgard, de Midgard e dos outros mundos.

 Confesso que é bem estranho aceitar toda a mitologia, uma vez que as explicações para a existência de cada ser e lugar são das mais absurdas. Só para exemplo de conversa, cito a Audhumla, que é uma vaca que deu origem aos ancestrais dos deuses através de suas lambidas e que corria leite de suas tetas para alimentar todos. A razão, por vários momentos, tentou me guiar, mas resisti e tentei aceitar a visão dos nórdicos. Afinal, é uma mitologia que foi fortalecida e seguida durante milhares de séculos, até perder a sua credibilidade para outras mitologias e religiões.

 MITOLOGIA NÓRDICA pode não ser uma leitura fácil para aqueles que tem a ciência como base ou as religiões tradicionais como pilar. É preciso se desprender da Terra, ver por fora da caixa, imaginar um mundo onde a Yggdrasill existe e gigantes do gelo são inimigos dos deuses. É aceitar que um deus pode ter filhos com imagens distintas e que esses trarão o Ragnarök, o fim do mundo para todos.

 Foi uma aprendizagem e tanto poder conhecer essa mitologia, que até então era-me desconhecida praticamente em toda a sua totalidade.

 Com uma capa poderosa nos tons de preto e dourado, e ainda em capa dura, a obra possui páginas amareladas e letras num tamanho confortável para leitura. A divisão do enredo é feita no formato de contos, o que nos permite explorar e ter um panorama geral do mundo dos Aesir.

 Recomendo bastante a obra para todo aquele que tem curiosidade sobre a mitologia nórdica, que procura não somente aceitar a visão dessa mitologia pelos olhos dos Estudios Marvel, mas que procura fazer uma comparação dessa mitologia com as outras que existiram no decorrer dos milênios.

 P.S.: Publicado originalmente no GETTUB.

Se você gostou também vai gostar de:

0 comentários

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário