Destaques

[RESENHA] IT - A COISA

Por Bruno Marukesu •
sábado, 22 de julho de 2017
Autor (a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano: 2014
Lido em:  março de 2017
Nº de Páginas: 1103
Onde Comprar: SARAIVA

Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa.


 IT - A COISA conta a história de 7 crianças na faixa etária de 10 anos que enfrentaram uma criatura maligna nunca antes vista na história da humanidade em 1958: o Pennywise.

 Juntos, esses jovens formam o Clube dos Otários que tem como líder Bill Denbrough. Todos eles tem um inimigo em comum - dois conforme o enredo se desenrola - e que por conta disso os uni em circunstâncias perigosas.

 Assassinatos estão ocorrendo na pequena cidade de Derry e crianças na faixa etária de 3 a 19 anos estão sendo mortas de maneiras brutais e locais adversos. Ninguém sabe quem é o assassino e o toque de recolher se tornou vigente. Nenhuma criança deve andar sozinha pelas ruas a partir das 19h.

 Bill foi o primeiro do grupo a ter contato com a morte, o seu irmão mais novo morreu nas mãos de Pennywise, A Coisa.

 É fascinante ver o autor criar uma entidade tão poderosa, mas que ao mesmo tempo possui fraquezas que nem mesmo ela faz ideia que possui por conta da sua existência superior. Ela gosta do medo e as crianças tem cada medo irracional e fácil de materializar que Pennywise não perde tempo e se materializa nele para poder matar cada um conforme a sua fome chega. Mas essa fome não é sempre que vem forte, mas quando vem é em ciclos de 25/30 anos e nesses momentos só resta rezar para o seu filho não ficar sozinho. Mas a entidade é esperta e sabe transformar os acidentes em pura fatalidade, consegue esconder as suas pegadas muito bem.
Foto: Bruno Marukesu
 1957/58 é o ciclo e a Coisa está a todo vapor atraindo as crianças para lugares escuros, canos e bueiros. George, o irmão de Bill, foi levado mas o jovem não vai deixar barato não!

 Com maestria, Stephen King cria o Clube de Otários de maneira tão forte que você acaba acreditando que essas crianças podem fazer e deter qualquer coisa tamanho o poder que é irradiado quando os mesmos estão juntos. O melhor de tudo é ver que cada personagem foi muito bem desenvolvido com passado sem furos e personalidade própria. Cada um deles sofre algum tipo de intolerância/preconceito/bullying que ao invés de colocá-los para baixo os tornam forte conforme eles se conhecem e depositam sua fé no outro. A dor que eles sentem se torna mínima quando eles estão reunidos no Barrens.

 Por motivos misteriosos e estranhos que só são revelados lá pelas últimas 200 páginas, cada um dos 7 (Bill, Ben, Beverly, Eddie, Mike, Richie e Stan) são seduzidos pela Coisa que não consegue comê-lo, é como se alguma outra entidade os protege-se.

 Conforme os ataques continuam com crianças desaparecem em Derry e nenhum jornal ou mídia fazendo ligação entre os assassinatos e desaparecimentos, o Clube dos Otários se fortalece e acabam percebendo uma determinação em comum: eles querem deter o Pennywise.

 Mesclando cenas de puro terror que remete aquele medo irracional infantil que cada humano teve na infância, presenciamos o crescimento e união dos 7 crianças ao lidar contra o valentão Henry Bowers e seus comparsas que a qualquer custo tentam afligir dor física - mais dor física do que psicológica - aos nossos protagonistas mirins. Tais cenas são muito revoltantes pois traduz o quanto as crianças podem ser más e os adultos ignoram como sendo uma fase.
Foto: Bruno Marukesu
 São vários os temas polêmicos abordados nesse calhamaço de 1103 páginas, dentre os quais cito a mentalidade de um psicopata, o complexo de Jocasta, abuso infantil disfarçado de proteção, negligência, violência doméstica, racismo, homofobia, machismo, intolerância religiosa, estereotipo e por ai vai...

 IT não trata somente de um ser maligno que devora crianças, retrata como era a sociedade no século passado e nos coloca para refletir o quanto ainda existe mentes fechadas, hipócritas e intolerantes em pleno século 21!

 Intercalado entre a infância dos protagonistas (e a primeira batalha deles contra o Pennywise) e o futuro presente deles (1984/85), vemos o quanto as promessas de infância podem ser levadas a sério e no caso dessa história o quanto ela é essencial para tentar destruir um ser maligno inimaginável para os adultos e para a racionalidade humana.

 Um fator negativo que pude perceber mas que já percebi ser uma característica do rei King é o fato dele jogar muitos detalhes e situações do passado para situar o leitor no local e do porque certas ações ocorreram, você não fica com aquela dúvida do porque foi mencionado um evento pois ele é explicado nos mínimos detalhes. Essa riqueza de cenas, essa construção dos panoramas atrapalha e muito pois você se sente dando voltas e voltas até que uma cena importante de fato aconteça. Me vi em vários momentos pulando parágrafo inteiros e voltando depois para ler e constatar que não fez a miníma diferença  sua existência.

 Stephen King pode ser o rei do terror mas também cria muitas cenas, detalhes e panoramas desnecessários para o entendimento das situações. E infelizmente It não é a primeira obra do autor em que percebo essa característica, ele insiste em abarrotar de informação os seus enredos e para quem gosta disso é um prato suculento que deve ser saboreado devagar.
Foto: Bruno Marukesu
 Por incrível que pareça tive pesadelos por conta do Pennywise, foi surpreendente ver o quanto paranoico pude ficar por conta de um livro e o quanto sou capaz de devorar um enredo quando eu quero.

 Não encontrei furos no enredo a não ser o porquê da Coisa se autointitular Pennywise e esse é um mistério que me deixa bastante curioso. Mas a maior viagem que tive foi em saber o que essa entidade sanguinária é, foi bem difícil engolir o que o autor propôs e devo ter que repensar durante anos se aceito ou não o que o autor apresentou como sendo a verdadeira face da Coisa.

 Dos protagonistas eu me vi torcendo por todos, mas com carinho especial pela Beverly com sua força, Eddie pela sua superação contra o domínio da mãe e Richie com suas imitações baratas e idiotas. Senti muita vontade de ter uma amizade tão pura como a deles pois ela não tem mistério, eles se amam e não tem vergonha de dizer ou sentir.

 O clímax se desenrola muito agonizantemente e quando termina você não consegue acreditar até que chega a última página em branco do calhamaço.

 A capa do livro é aterrorizante demais, quem tem medo de palhaço não recomendo ficar olhando. Com páginas amareladas, as letras estão num tamanho agradável de se ler e os capítulos devo confessar que os considerei longos.

 Recomendo a obra para todo leitor amante de terror ou que deseja experimentar ler algo do mestre King. Mas não recomendo para menos de 15 anos por conter cenas que podem induzir os menos esclarecimentos a querer imitar inocentemente.

P.S: publicado originalmente no Gettub.

Comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Cabine de Leitura29 de agosto de 2017 08:53

    Olá Bruno;
    Vou te falar a verdade... eu não li sua resenha porquê este livro é minha atual leitura e estou muito animada com ela, então não quero perder o bom das surpresas rsrs.

    As fotos ficaram lindonas e depois que terminar de ler eu volto para ler sua resenha.

    Beijos.

    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/08/titulo-sequestro-autor-luiz-madureira-n.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruno!
    Eu nunca tive coragem de ler nada do King. Até pensei em começar por It, mas já me recomendaram a pegar uma leitura mais "leve" dele. rsrs Talvez Carrie. Mas adorei sua resenha, ela foi bem realista ao não apenas endeusar o autor, como vejo por aí. E, embora seja um livro grosso (1100 páginas!) eu fiquei com vontade de ler! Mesmo odiando terror também. rsrs
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  3. Bruno eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina menina, o que me dá medo é essas páginas, aprece uma biblia menina, gosto de todos os livros do King que já li e quem sabe esse me agrade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruno, eu tenho esse livro, mas creio que ainda vou demorar a ler, talvez eu assista o filme primeiro.
    Tua resenha ficou muito boa e me deixou com muita vontade de começar a ler hoje, mas com mais de 1.000 páginas, ele vai continuar na fila.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  5. Fabrica dos Convites29 de agosto de 2017 20:21

    Oi Bruno, não vou mentir, a capa me inibe sim, pois nunca fui muito chegada em palhaços... kkkk
    Em compensação tenho muita curiosidade para ler este livro, ainda mais por ter crianças na trama, o que deixa tudo ainda mais tenebroso...
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Uau, que resenha incrível! Eu já estava curiosa para ler esse livro e agora fiquei mais ainda haha. A quantidade de páginas não me assustou nem um pouco e achei bem legal a amizade e a união das crianças para enfrentar o Pennywise, confesso que estou mais curiosa ainda para saber a sua verdadeira face. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  7. Menina eu só vejo comentários bons a respeito dessa obra e queria muito ler mas quando vejo o calhamaço logo desisto. Fiquei muito curiosa para saber como as crianças vão derrotar a coisa e então vou assistir o filme mesmo, pois sei que não vou conseguir tempo para ler. Fico feliz que tenha gostado da obra.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruno. Eu estava traumatizada com os livros de terror, mais especificamente com os livros do King, há pelo menos dez anos. Tudo porque eu li O Iluminado e nunca mais consegui ler nada de terror. Mas esse ano eu voltei a ler e estou caminhando para ler os mais pesados do autor, já li 2 dele nos últimos 3 meses e adorei. Só que ainda estou chegando ao ponto de ler IT, além de morrer de medo dos livros do King eu tenho pavor de palhaço, pavor mesmo, aí não tive coragem ainda de começar a ler esse e tenho certeza que vou ter pesadelos um bom tempo também kkkk Mas eu adorei a sua resenha e quero muito ter a coragem de comprar esse livro e ler.

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Ainda não li nada de SK e venho querendo ler It faz um bom tempo, mas confesso que o tamanho do livro me assusta um pouco hahaha de qualquer forma, espero poder conferir a obra em breve.
    Beijos,
    Karina.
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruno!
    Eu estou com muita vontade de ler esse livro, mas como ele é bem grande preciso me organizar pra realizar essa leitura.
    Sem dúvidas é uma história rica e cheia de reviravoltas além de muito medo que deve gerar na narrativa do King.
    Certamente vou adorar essa leitura!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Ana Paula Lima Miranda2 de setembro de 2017 03:03

    Oiii!

    Eu não tenho o minimo de vontade de ler essa obra, não por que o livro parece ser ruim, mas é que esse genero não me atrai nenhum pouquinho. Gostei da sua resenha! Bem escrita e envolvente!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bruno, tudo bem? Não tenho interesse no livro, pois não leio nada do gênero. Sei que agora tem mais um filme e que a história tá bem em alta por causa disso. O que me agrada é o plot das crianças. Apesar de na vida real eu não ser muito maternal, nem gostar de crianças, gosto desses personagens em livros, porque acho que humaniza a história. Esse plot mirim me lembrou Stranger Things. Adorei sua resenha, especialmente porque você exaltou coisas positivas, mas não deixou de falar das coisas negativas. Parabéns! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Kamila Villarreal3 de setembro de 2017 13:57

    Olá!

    Esse livro me dá preguiça, não só pelas 1103 páginas (que devem estar forradas de descrições), mas também pelos palhaços em si, eles me irritam, tenho vontade de matar todos hahaha mas que bom que curtiu a leitura, apesar de tudo.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é enorme, mas bastante convidativo, aliás, tudo o que o autor escreve, gosto dele, apesar de meu pouco contato com sua obra, algo que quero resolver logo. Quero ver se em 2018 leio o máximo possível de livros dele.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Bruno!

    Eu sinto muita vontade de ler Stephen King e sempre me pego querendo começar por It A Coisa, mas confesso que a história me assusta um pouco e o tamanho nem se fala. Porém quero ler algo dele logo. Adorei sua resenha.

    Beijos e Sucesso!!

    ResponderExcluir
  16. Oie amore,

    Ainda não li nada do SK, mas esse livro sempre me persegue e confesso que ao ler as resenhas sempre acabo ficando com vontade de ler.
    E lendo sua resenha a sensação não foi diferente, vou deixar a dica anotada por aqui!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  17. Oiee!!
    Apesar de admirar o SK por tantas obras aclamadas pelo público e crítica que ele lançou, eu não leria não. Sou mais dos romances fofos, não curto muito esse gênero.
    Mas parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros