Destaques

[RESENHA] BRASIL 2408 - (IN) VERDADES

Por Bruno Marukesu •
sábado, 1 de abril de 2017
Autor (a): Lu Ain-Zaila
Editora: Independente
Ano: 2016
Lido em:  março de 2017
Nº de Páginas: 318
Onde Comprar: BRASIL 2408
Livro recebido em parceria com a autora

Em 2198 um revés mudou a realidade mundial de forma esperada, inesperada e assustadora. E com o Brasil não foi diferente, tempos escuros dançaram sobre o território até que a consciência humana finalmente compreendesse que precisava evoluir e respeitar, por assim dizer, mas quando foi que isso significou a inexistência de problemas? Há algo sob a sombra do berço esplêndido e tudo está relacionado.
Ena nasceu neste mundo consciente e finito. Sua mãe Naira ajudou a fundar o CCDP e seu pai, o Alto Oficial Amir Dias era um Resgatante.
O atentado de 2396 ao CIA mudou tudo, seu pai morreu como herói e caso foi arquivado nas sombras do tempo. O passar dos dias nada trouxe além de culpas indiretas sobre um grupo que só veio a crescer no decorrer dos anos em oposição ao controle biométrico e outras coisas.
Agora Ena é uma mulher forte e focada, mas aquele dia a persegue, a impunidade vez ou outra ressoa nos temporais sem aviso que visitam os distritos.
O mais importante a saber é que em sua mente foi encerrado o destino de todo um país e para alcançar a verdade que ainda ignora existir, Ena precisa alcançar o seu objetivo... se tornar uma oficial das Forças Distritais do Brasil.
A busca por essa lembrança mudará tudo, para além do seu controle e de si mesma, mas para entender, ela deve retroceder aquele dia, o atentado, e compreender a profundidade do provérbio africano Sankofa que se manterá onipresente até o fim, pois... Nunca é tarde para voltar e apanhar o que ficou para atrás.


(IN) VERDADES nos apresenta a recruta Ena Dias da Silva que após perder o pai num atentado tem um sonho: se tornar Alto Oficial e impedir a qualquer custo que os fan.bers - fantasmas cibernéticos - burlem o sistema para obter recursos HBN ilegalmente.

 O ano é de 2407 e muita coisa mudou no planeta terra a começar por chuvas fortes que se transformar de repente em tempestades, destruindo tudo que veem pela frente; essa belezura foi causa pelo ser humano que destruiu e interferiu no ecossistema, que antes era perfeito, até ele dizer chega e se revoltar .

 Ficção científica é algo que adoro demais e a autora soube muito bem modificar o território brasileiro e nos apresentar um novo sistema para controlar o desperdício seja de alimentos como também da água. O capitalismo foi extinto, assim como os acúmulos de terras, dando lugar a um sistema básico de sobrevivência onde você não pode pegar mais do que deve para se manter ao curto prazo de uma semana, tudo é checado e computado através do Centro de Controle de Distribuição Pública (CCDP). Mas por conta do grande controle do CCDP que tanto se aperfeiçoa existem cidadãos contra as atualizações do ACI (Aparelho de Comunicação Integrada) que intervem destruindo a privacidade de todos, pois tudo que o cidadão fizer é registrado para poder haver o controle e os furtos aos recurso HBN serem evitados.

 A sociedade criada pode até parecer utópica, mas conforme adentramos o enredo nos é revelado as adversidades sutis que ocorrem e isso fica em evidência nos momentos em que a nossa protagonista, Ena, é perseguida por outro recruta sem motivo aparente mas que sabemos que é por ser uma mulher tentando ocupar um cargo elevado.

 Logo no início da obra manchetes de jornais em gradativas épocas mostram como o planeta caminhou para catástrofes nunca antes previstas, boa parte do litoral brasileiro foi invadido pelo mar e habitar não é mais viável por lá pois em algumas áreas há constantes tempestades que destroem tudo. Presenciamos uma modificação dos territórios e a maneira de administrar o país, e isso torna a obra mais do que importante, ela é essencial!

 Convincente é pouco para descrever a tamanha aflição que senti ao ver pequenos detalhes que hoje ignoramos se tornarem algo irremediável nesse futuro apocalíptico criado pela Ain-Zaila.

 Para quem acha que o futuro será melhor (In) Verdades mostra que não será bem assim.

 Os personagens criados são um brinde a parte, você se identifica com eles e fica na ansiedade para que a trajetória de todos seja vitoriosa, que passem lutando pelas provas cansativas que um recruta tem de enfrentar para ser um Alto Oficial. Amizade é o que define eles, sem pestanejar um defende o outro e se preocupam, de fato, com cada um que adentrou o círculo social. Se fizermos uma análise da nossa sociedade atual onde todos buscam se autopromover ou viver isoladamente, o ano de 2407 é um modelo admirável de se ver e seguir. Com certeza levarei para a vida essa lição que há tempos tento seguir: de me importar com o próximo mesmo que seja tão fácil ficar parado e pensar só em mim.

 Tenho que dar destaque a construção da personagem Naná onde a autora criou toda uma tradição linda para se guardar a sabedoria do povo indígena ao qual Naná está inserida. É lindo demais ler! ❤

 Com uma construção poderosa, a narrativa da obra é na maior parte em terceira pessoa, mas com momentos específicos em que adentramos a mente de diversos personagens secundários, incluindo pessoas misteriosas que estão envolvidas no atentado que vitimou o pai da Ena, isso traz um toque de paranoia tamanha para tentar adivinhar quem são as pessoas embora algumas consigamos deduzir.

 Não encontrei furos no enredo, mas algumas falhas de edição do físico foram notas seja na repetição de uma palavra, local errado de uma palavra na construção de uma frase e repetição no rodapé de uma página ( o número 281 teimava em aparecer em páginas aleatórias) que não era para estar lá, mas fora isso nada que possa trazer incomodo, vai ver tenha sido a minha obra em específico que por algum motivo adverso veio com esses erros.

 A edição física possui uma capa poderosa mas que poderia ter sido melhor trabalhada para tirar o ar amador que apresenta. Com letras grandes e espaçamento satisfatório as páginas são amareladas e os capítulos relativamente curtos; aliados a escrita fluída e de fácil compreensão da Ain-Zaila proporciona uma leitura prazerosa e rápida, me contive para não devorar a obra em uma só noite e poder desfrutar ao máximo o futurístico ano de 2407. Senti falta de contra-capa e orelha pois trazem uma maior preservação/proteção para o físico.

 Para um primeiro livro de uma duologia (In) Verdades cumpriu perfeita com o seu propósito de nos introduzir a um Brasil futurista apocalíptico. É possível conhecer bastante da nossa protagonista Ena e do que ela é capaz para cumprir os seus objetivos, qualquer dúvida a cerca do cenário nacional no futuro foi respondido. Só me resta esperar ansiosamente pela continuação para saber o que Ena irá aprontar afim de proteger a sociedade brasileira da corrupção dos fan.bers.

 Recomendo a obra para todos que buscam um futuro seja ele distópico, apocalíptico ou utópico da sociedade brasileira e mundial; que tem sede por mulheres girl power em papel de protagonista e que é contra a todo e qualquer tipo de preconceito e intolerância em qualquer nível. 🌙

Comentários via Facebook

56 comentários:

  1. Jéssica Christina2 de abril de 2017 16:21

    Oie, tudo bom?
    Gente, primeiramente a capa chama MUITO a atenção!
    Eu adorei a edição também, amo esse tema de mundo pós apocaliptico (sempre que termino de ler, me sinto feliz por simplesmente viver em um mundo normal :p)

    Espero poder ter a chance de ler em breve!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 20:28

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Marília Leocádio3 de abril de 2017 08:27

    Um livro para ler com muita atenção para na perder nenhum detalhe importante, uma história no futuro e que o ser humano nunca poderá ser totalmente livre da sociedade.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  • Brasil 2408 Duologia3 de abril de 2017 10:18

    Muito obrigada Bruno pela resenha sincera e fico muito feliz que tenha gostado da estória e que não tenha furos de narrativa, a coisa mais importante para um autor quando faz uma obra de grande porte, principalmente sendo eu uma novata.
    Já em relações aos errinhos de digitação foi vacilo de principiante que não costumada ao aceitar/recusar exclusões do editor, marcou a opção errada... ai ai, mas felizmente foi uma impressão pequenina e a próxima vai sair redonda.
    E te enviarei outro exemplar.
    Bjs. novo amigo

    ResponderExcluir
  • Não tenho especial interesse por narrativas fututísticas, mas estou bem curiosa com esse livro devido ao consistente trabalho de apresentação da Lu Ain-Zaila e principalmente por ser uma obra que rompe com padrões e (sub)representações de gênero e raça na literatura. A sua resenha me deixou curiosa com o enredo e essa será uma dad leituras desse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 20:28

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Frases de um livro qualquer4 de abril de 2017 09:44

    Olá Bruno. Não conhecia esse livro, a narrativa parece ser bem cativante e bem diferente das coisas que eu costumo ler. E Caramba Um Brasil futurista Apocaliptico, confesso que fiquei curiosa pra ler. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 20:29

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • BRUNO!
    Fico bem orgulhosa em ver uma obra nacional, falando sobre ficção futurista, ainda mais ambientada no Brasil. Nunca li nenhum livro do gênero ambientado aqui e fiquei encantada!
    Primeiro em ver que mesmo daqui há quase 300 anos, ainda haverá mulheres em busca de empoderamento, e infelizmente, apesar de todo controle feito para que não falte nada para população, a mulher ainda seja vista com preconceito.
    Distopias pós-apocalípticas bem escritas, com o enredo todo amarradinho, é sempre bom de apreciar e com certeza tenho vontade de ler.
    Desejo um mês repleto de realizações e uma semana de luz e paz!
    “ Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.” (Maquiavel)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  • Adoro ficção e parece uma leitura e tanto, fiquei empolgada só com a resenha. Não me lembro de ler nada neste tema, que curiosidade! A capa realmente não ajuda, merecia uma arte mais trabalhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 20:30

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Amanda balãodaleitura4 de abril de 2017 16:01

    Olá tudo bem
    Nossa eu amei está resenha, amei o tema do livro, estou muito empolgada para ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 20:30

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Beatriz Andrade4 de abril de 2017 23:26

    Oi, Bruno. Então, eu não conhecia o livro e achei a premissa dele muito interessante mas algumas coisas me incomodaram. Fiquei curiosa para ler mas não sei bem se a obra me agradaria, só lendo para descobrir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 21:46

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Morgana Brunner5 de abril de 2017 15:08

    Meu deus em Bruno, que livro fascinante menino! Eu realmente não o conhecia e senti que seria ótimo realizar a leitura do mesmo, sua resenha ficou ótima e não posso negar que já o adicionei a minha futura lista de leitura.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 20:31

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Brasil 2408 Duologia5 de abril de 2017 22:07

    Olá futuros leitores da Duologia Brasil 2408, sonho que sim...

    Vocês podem conferir os 4 primeiros capítulos do livro em pdf ou em texto corrido no site oficial do livro - http://brasil2408.com.br

    Versão PDF do livro físico – download - http://brasil2408.com.br/index.php/305-2/


    E a partir do dia 10/abril/2017, vou lançar gradativamente outros 6 capítulos do livro a cada 10 dias com o objetivo de possibilitar que conheçam este universo futurista e tão complexo quando se trata da natureza humana.

    Essa é uma nova política que muitos novos autores vem adotando e que só colaboram no publicização do livro e a valorização do bom trabalho de muitos autores independentes.

    Uma ótima leitura!

    ResponderExcluir
  • Leciteresinhadiasrodrigues Rodrigues5 de abril de 2017 23:17

    ficção gostei muito , uma história que fala sobre um futuro que eu acho não estar muito longe, um mulher em um cargo alto( estes preconceitos, idiotas) fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 21:45

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Angélica Lima6 de abril de 2017 22:38

    Oi, tudo bem?
    Achei bem legal a história se passar no Brasil do futuro!
    Embora eu não goste tanto de ficção científica fiquei bem interessada em fazer essa leitura, espero conseguir em breve!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 20:32

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Fabrica dos Convites6 de abril de 2017 23:38

    Oi Bruno, não tinha visto esse livro ainda e sua resenha me deixou bem interessada. Pelo que li, a autora conseguiu criar um Brasil bem futurista, mas totalmente imaginável. Gostei disso. Com certeza será uma boa indicação de leitura que estou anotando.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 20:32

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Franciele de Santana7 de abril de 2017 13:38

    Não gostei muito da capa, acho que poderia representar melhor a história que me pareceu muito interessante. Uma distopia ambientada em solo brasileiro com uma personagem feminina forte é muito legal de saber que nossa literatura tá evoluindo e que podemos desfrutar de todos os gêneros. Gostei da autora retratar em uma realidade distópica problemas tão atuais como principalmente a revolta da natureza em respostas as ações humanas de destruição do nosso habitat.
    Com certeza fiquei com vontade de apreciar a leitura do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 20:33

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Brasil 2408 Duologia10 de abril de 2017 16:27

    Olá gente
    Passei para avisar que há capítulos gratuitos do livro disponíveis lá no site, e o farei até o cap. 11.

    Passem lá para conferir...

    E no post abaixo falo das novidades de abril:
    http://brasil2408.com.br/index.php/2017/04/10/abril/

    Bjs.

    ResponderExcluir
  • Olá! O livro parece ter uma proposta muito boa, uma temática interessante a começar pelo título. Gostei bastante da resenha. Vou anotar a indicação. Espero ter a oportunidade de ler também, bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 21:43

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Olá, não conhecia essa obra...achei sua resenha muito boa, parabéns!

    Vou anotar a dica para uma próxima leitura. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 21:42

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Carolina Ramires13 de abril de 2017 20:18

    Olá!
    Acredito que nunca li nada distópico que se passasse na sociedade brasileira. Achei bem interessante que uma primeira impressão que temos é que se trata de uma utopia e com o passar do tempo vamos vendo que não é nada disso. Sua resenha ficou maravilhosa, espero um dia poder ter a oportunidade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 21:41

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Francisca Elizabete15 de abril de 2017 16:12

    O livro parece conter uma narrativa bem escrita, e com personagens bem construídos!! Ena é uma mulher forte, que luta por um objetivo. A lealdade e amizade entre ela e seus amigos é bonita de se ver!! Olhando pela perspectiva do livro, o futuro realmente e infelizmente não será melhor do que os nossos dias atuais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 21:40

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Gostei bastante da história, não sou muito fã de livros de ficção e futuristas, mas alguns me chamam atenção, como esse já que a história se passa no brasil parece ser bem legal pois trata de lugares que conhecemos e podemos imaginar o futuro com uma comparação melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 21:39

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Márcia Saltão17 de abril de 2017 18:25

    Olá!
    Achei muito interessante a proposta do livro. Não conhecia a obra, mas fiquei bem curiosa para saber mais dessa história e seu desenvolvimento.
    Ótima resenha, parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 20:36

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • régis fedrizzi20 de abril de 2017 11:44

    Que capa linda, tô super curiosos pra ler esse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 20:35

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • É muito interessante ver que tipo de futuro um autor pode criar sem se distância da nossa realidade atual. O mais surpreendente de (In)Verdades é saber que essa criação foi com base no nossa país.
    Fiquei bem curiosa! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 20:37

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Brasil 2408 Duologia21 de abril de 2017 18:16

    Muito Obrigada pelos comentários!!!

    Fico muito feliz com a participação e interesse de vocês pelo livro, e tenho boa notícia...

    Em maio sai a segunda edição - revisada.

    E lá no site já postei 6 capítulos do livro, irei até o cap. 10 e daí por diante surpresa!
    http://brasil2408.com.br/

    ResponderExcluir
  • Não sou muito de ler ficção, mas uma que tem uma mulher forte como protagonista e ambientada no Brasil me chamou muito a atenção. Além de ter uma capa muito linda é de autor nacional, de uma safra que está crescendo muito e com livros cada vez melhores. Se tiver oportunidade vou ler para conhecer e poder opinar com conhecimento do enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 21:38

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Sensacional! Amei a resenha desse livro incrivel, e quero muito ter a oportunidade de ler. Esse futuro incerto, digamos assim, é muito excitante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 21:37

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Clarisse Oliveira26 de abril de 2017 00:14

    Maravilhoso!
    Sua resenha foi ótima, fiquei bem curiosa com esse livro!adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 21:48

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Olá, tudo bem? Terminei de ler sua resenha só conseguindo pensar em uma coisa: preciso ler esse livro! Quero já, haha.

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Ain-Zaila Escritora30 de maio de 2017 21:36

      Oi pessoal, abri uma comunidade no G+ para divulgar infos da Duologia Brasil 2408 e outras notas literárias.
      E usem o cupom @fretezero2408 para adquirir o livro atualizado sem pagar frete.
      Até breve e nos vemos na Bienal 2017.
      https://plus.google.com/communities/101971485234167020896?sqinv=cjJxeWg4YURpRlZ3Wlp2c2xjSUM1SEJFSFdZUS1B

      Excluir
  • Adicionar comentário

    Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

    Publicidade

    iunique studio criativo

    Instagram

      © Refúgio Literário – In Livros