Destaques

[RESENHA] AQUELE GAROTO - E AS GEMAS DA VIRTUDE

Por Salvattore Mairton •
terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
Autor (a): Marcel Nilo
Editora: InVerso
Ano: 2016
Nº de Páginas: 254
Onde Comprar: AMAZON 

 Certa vez um pequeno gnomo de cabeça avantajada e riso pastelão contou a seguinte história: “Um dia, aquele garoto sem mágica das terras de Lá entrou em nosso mundo com o coração aflito em desespero. Mal sabia ele que essa aflição o colocaria em um caminho de aventuras e descobertas incríveis em busca das já esquecidas Gemas da Virtude. Este livro conta a história desse garoto, e você deveria conhecer nosso mundo com ele. ” De repente, algo inusitado ficou claro: o gnomo havia desaparecido e sua voz ecoava pelas montanhas como o eco do vento, deixando para trás o livro que você tem em mãos. 
 Julian é um garoto onde a imaginação e a vontade de se aventurar não o deixam quieto. Ele tem amigos muito especiais, um bode falante e um pequeno ser que de tão pequeno e barbudo, recebe o nome de Sr. Bigodes. Em suas aventuras eles sempre tendem a enfrentar o rei duende e seus súditos. Mas aquela alegria acaba, quando Julian descobre que sua mãe está com uma terrível doença. Mas o espirito da Floresta Encantada, revela uma forma dele salvar quem ele mais ama. A partir dai Aquele Garoto parte em busca das Gemas da Virtude e do Paladino que curará sua mãe. Prepare-se para fortes emoções e uma aventura sem igual. 

 Sempre fui encantado por enredos leves e que nos levam a lugares mágicos. O livro é Infanto-Juvenil, o que não impede de ser lido por todas as idades, pois Julian e seus amigos nos reservam momentos divertidos, emocionantes e de tirar o fôlego. 

"Sim, meu caro amigo, o Bode e o Sr. Bigodes ainda estavam presos e sua jaula era carregada pelos duendes, por essa razão estavam descansados e bem dispostos..." (Pág. 176)

 A busca do garoto pelas Gemas da Virtude, reservará personagens únicos, como monstros, duendes, gnomos e o despertar de um terrível feiticeiro que deseja dominar a terra encantada. Marcel Nilo traz ainda temas como amizade, perseverança, persistência e o amor por nossos entes queridos. 

 O livro é narrado em terceira pessoa, e a todo momento o narrador conversa diretamente com seu leitor. Algo meio louco, é que muitas vezes me peguei respondendo as indagações de quem narrava as aventuras e desventuras de Julian.  

"Daí, então, iniciaram uma sequência de golpes e esquivas dignas de um épico. Um dos golpes do esqueleto passou raspando pela barriga de Julian, que escapou por um triz..." (Pág 88)

 A história se encaminha bem até o ponto culminante do desfecho, e que desfecho. Quando achei que tudo ia ser previsível, e que eu já tinha descoberto como terminava, me vejo surpreendido com uma grande reviravolta, que me de deixou de queixo caído e abalado. Um final, que fica claro que teremos outros livros nesta série, pois o gancho deixado é crucial. 

 A escrita de Marcel é incrível, com bons detalhes, e uma forma fluída de passar as informações, o autor desenvolve um enredo cheio de momentos icónicos. Em poucas horas, você finalizará o livro, e pedirá logo pelo outro volume.  

 A obra possui várias ilustrações durante o decorrer da história. Ilustrações essas que são criações do próprio autor do livro. Não posso então deixar de acrescentar, que a diagramação da Editora Inverso é algo impecável, e muito bem trabalhada. Com uma capa com orelhas e folhas amareladas, a arte feita é extremamente perfeita. As ilustrações traduzem tudo que o autor repassa na parte escrita, e deixa a história ainda mais encantadora. 

"Apesar de sonolento, Julian se apressou em pegar sua bolsa antes de sair, ele temia com toda a razão, deixar as Gemas da Virtude desprotegidas num lugar como aquele..." (Pág. 180)

 O livro pode ser juvenil, mas tem muito a ensinar. Afinal, o leitor perceberá que a amizade tem mais poder do que qualquer magia.

Comentários via Facebook

31 comentários:

  1. Oie, apesar de eu não ser o público alvo da publicação eu adoro me aventurar nos infanto-juvenis. Adoro ver o cuidado com que os livros são feitos e as histórias sempre nos trazem algum alento.
    Adorei a resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Na verdade esses livros juvenis geralmente é os que mais tem a ensinar. Adorei essa dica! Amo livros assim, e com ilustrações. É tão difícil elas serem feitas pelo próprio autor, geralmente é por outras pessoas, né?
    Muito legal, leria se tivesse oportunidade futuramente.

    ResponderExcluir
  3. Maria Luíza Lelis15 de fevereiro de 2017 16:30

    Oi, tudo bem?
    Não conhecia o autor nem a editora, mas sua resenha me deixou muito curiosa para ler esse livro.
    Apesar de se tratar de um livro infanto-juvenil, pelo que você falou, parece ser uma leitura muito leve e com uma mensagem bonita. E que edição maravilhosa é essa? Se sua resenha tivesse deixado alguma dúvida quanto a ler esse livro, as fotos me convenceriam.
    Já adicionei esse livro na minha lista de desejados e pretendo ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu ainda não conhecia o livro assim como o autor, mas achei a história bem interessante. Gosto de enredos leves, assim como esses enredos que falam com o leitor. A história com certeza é bem envolvente, uma ótima dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Desconhecia totalmente essa obra, no entanto sua resenha me deixou bem curiosa em relação a história. Adoro ler livros infanto-juvenil, pois eles são ótimos para aliviar ressacas literárias e me fazer voltar ao meu ritmo normal de leitura. A premissa desse livro é incrível, espero que o resultado final seja tão bom quanto <3

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Rosana Gutierrez - Livrólogos 15 de fevereiro de 2017 21:57

    ola!
    Nunca ouvi falar desse livro, e seu post é ótimo por isso, para apresentar obras que não estão em evidência .
    Adoro livros juvenis, e esse parece muito bom.
    Gostei das fotos.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Amei a capa desse livro, o nome não me é estranho mas não lembro realmente se já o conhecia, mas com certeza anotei a dica, amo livros leves e com grande morais, e não vejo problema em ele ser infanto juvenil, com toda certeza irei realizar a leitura dele!

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Que bonitinhooo! Mesmo sendo juvenil eu leria mil vezes. Sou apaixonada por esse tipo de livro!
    Amei o blog, já estou seguindo! <3

    xox
    Próxima Primavera
    Participe do sorteio de 1 ano do blog (2 livros + brinde)

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nao conhecia o livro mas já adorei! Fiquei encantada com as ilustrações (muito por eu ser designer e ilustradora).
    Também fiquei curiosa sobre o desfecho da história, por ter uma reviravolta. Não sou fã de enredos muitos previsíveis.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. No Conforto dos Livros16 de fevereiro de 2017 19:03

    Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mesmo, mas ainda bem que gostaste da leitura assim tanto!! :) Adorei essas ilustrações, bem ao meu estilo! :) ahahah

    Que bom que gostaste e que mesmo sendo juvenil tem uma escrita tao boa e tanto a ensinar ao leitor!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Livros que atraiam o público adolescente para a leitura são sempre boas indicações. Pelas suas palavras, uma história bem elaborada e bem cuidada. Obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  12. Gostei das fotos,mas não me parece o livro que me agradaria como leitora,mas gostei da sua resenha

    ResponderExcluir
  13. Ana Caroline Santos17 de fevereiro de 2017 02:06

    Olá, tudo? QUE ILUSTRAÇÕES LINDAS! Só por isso já me chamaria atenção,e ao saber um pouco mais da história, gostei mais ainda. Dica mais que anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Mairton!
    Eu amo livros ilustrados! E esse parece que, além de ter boas ilustrações, tem uma história incrível por trás!

    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem??

    Admito que não costumo ler livros nesse estilo... Mas a arte está maravilhosa! E sim, concordo que sempre ficamos emocionados e tiramos lindas lições
    Gostei da forma como misturam vários personagens fantásticos

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Não tenho costume de ler o gênero, mas parece ser um história bem fluída. As ilustrações me chamaram atenção e legal saber que foi feita pelo próprio autor e imagino que a escrita dele deva ser incrível. Não leria no momento, mas gostei da mensagem que o livro traz!
    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Já gostei muito de ler Infanto-Juvenil, mas conforme vamos amadurecendo acabamos sempre escolhendo algo mais complexo, não é? No entanto, fiquei encantada pela edição do livro, admito que adoro ilustrações e histórias que falam de amizade sempre conseguem em encantar. Adorei saber que o final é surpreendente! Dica anotada!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro ainda sabia? Mas eu adoro um livro infanto juvenil! Gostei da sua resenha e de conhecer um pouco mais do enredo, achei as ilustrações liiiindas demais <3 e isso me ganhou! Vou ver se encontro a obra por aqui!


    Beijihos

    ResponderExcluir
  19. OIE
    Ainda não conhecia esse livro e, apesar de gostar de literatura juvenil, esse não me chamou muito atenção.
    Gostei bastante da diagramação e ilustraçoes, mas por enqto, passarei a dica.
    Bjo

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem? Apesar de ser um livro infanto-juvenil, mas que não impede as pessoas de todas as idades lerem, eu particularmente tenho procurado colocar livros de gêneros bem diferentes disso na lista do ano. O livro e sua premissa me pareceu bem bacana, mas a dica não é pra mim agora. Mesmo assim obrigada, beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oi. Tudo bem?
    Confesso que sou aquele tipo de pessoa que embora a idade já esteja um pouco avançada, eu adoro livro de infanto-juvenil, tanto que sempre que consigo um tempinho dou um jeito de ler um. Adorei a história desse livro e fiquei encantado com as ilustrações. Fiquei tão interessado que estou bem animando para ler e dividir a leitura com um primo meu que, com certeza, vai adorar a história. A dica dessa resenha não poderia ser melhor, simplesmente, eu adorei. Obrigado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Não tem como negar que tanto a capa como as ilustrações da parte interna do livro são maravilhosos! A historia me encantou, até onde o amor de um filho por sua mãe vai? Resposta: A uma terra mágica em busca da cura.
    Adorei a resenha. Valeu a dica.
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  23. Olá.

    Eu sou apaixonada por livros juvenis e já gostei da proposta da trama. Bem legal que o livro carrega uma reflexão, apesar de ser um livro para jovens e mágico. Já fiquei com uma super vontade de ler e pode ter certeza que vou ler mais p frente. Fico feliz que você tenha gostado.

    Beijos,
    Respire Literatura

    ResponderExcluir
  24. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas eu não sou exatamente fã de histórias juvenis, então não me chamou a atenção. Fico feliz em saber que o livro conseguiu te surpreender (reviravoltas são umas coisas incríveis, não?). Parece ser uma ótima dica para quem gosta do gênero :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  25. A edição parece estar mesmo bem caprichada, mas não leria pelo fato de ser um livro para um público ao qual eu não pertenço. Os únicos infantojuvenis que leio são mais profundos, no estilo de Sete Minutos Depois da Meia-Noite, aquele tipo de história que os adultos entendem mais que as crianças.
    Mas achei a história desse fofa, acho que meu sobrinho,que resenha o gênero pro meu blog, iria gostar!

    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Oie
    muito amor a edição, parece estar muito legal, é uma ótima dica pra apresentar a criançada e influenciar a ler né? hehe adorei a novidade

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Maria Ferreira- Impressões de Maria21 de fevereiro de 2017 21:20

    Oi Mairton.
    Eu gosto bastante de livro infanto-juvenis. O bom deles é que eles não se limitam somente ao público-alvo, podendo ser lido por todas as pessoas.
    Adorei o livro ser todo ilustrado, isso dá um charme a mais.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Olá! Apesar de eu não ser o público alvo dessa obra devo dizer que me interessei bastante, adoro me aventurar em livros infanto-junevis, rs. Dica anotada!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Priscila Alexandre26 de fevereiro de 2017 23:20

    Que capa linda!!! <3

    Não conhecia o autor ou a obra e já fui capturada pela capa no meio de todos esses gnomos! Que ilustrações maravilhosas!

    Adorei ver um pouco do livro atraves de suas fotos e não duvido que seja na verdade para todas as idades. Um livro desses tem muito a ensinar a qualquer um que se proponha a le-lo. Amei a indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  30. Srta. Bookaholic5 de março de 2017 11:34

    Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas de cara fiquei animada, porque sou apaixonada por infanto-juvenil. Bom, esse tem uma premissa muito bacana mesmo, achei hilária ele ter um bode falante como amigo e o Sr. Bigodes kkkkkk Enfim, parece ser tudo muito cativante e envolvente mesmo, e adorei saber que o final consegue trazer reviravoltas que surpreendem.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  31. Ainda não conhecia a obra, mas já me apaixonei pela história, ri algumas partes só em ler essa resenha. As ilustrações são uma obra a parte, gostei bastante. Com certeza um livro para todas as idades.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros