Destaques

Tips&Tricks por Delson Neto: Música Durante A Leitura

Por Salvattore Mairton •
sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

E aí, galerinha! Tudo bem com vocês? Como foram as celebrações de ano novo? 

Voltei para mais um Tips & Tricks! Sendo o primeiro de 2017 (eu ouvi um ''uhuuul''? :) ) 

Hoje vou falar um pouquinho sobre algo que divide muitas opiniões. Há quem ame a companhia e quem odeie: 

Música durante a leitura! 

Eu particularmente gosto bastante de ouvir música. Sou uma pessoa viciada em baixar álbuns, conhecer artistas novos, montar playlist e comprar cds. Pense, tenho uma coleção de mais de sessenta cds físicos em casa e 60GB no computador na minha biblioteca no iTunes – e tem todos os gêneros musicais que vocês conseguem imaginar, vai de Enya a Funk (é gente, escritor também gosta de ouvir uma Valesca Popozuda de vez em quando, se engana quem pensa que a gente fica ouvindo só Tchaikovsky e fumando um charuto em frente a uma lareira). 
 Okay, talvez a gente também faça isso. ANYWAY! 

Trouxe algumas dicas do que ouvir para estimular a leitura! Tem vezes que temos que nos forçar a seguir uma história, certo? E não há nada que a gente faça pra virar a página, mas a música pode ser inspiradora e uma boa companhia na atividade solitária entre leitor e personagens. Particularmente, eu deixo o som rolar e quando a história fisga desligo para me concentrar. Vamos ver se gostam das seleções que eu trouxe hoje <3 

LINDSEY STIRLING 


Essa deve ser muito conhecida pelos amanes de videogames e cultura geek de modo geral. A Lindsey é compositora e violonista com um diferencial – ela mescla o clássico do violino com elementos eletrônicos do dubstep. As faixas costumam ser instrumentais, exceto por algumas colaborações. Ela já tem 3 álbuns de estúdio e você acha bem fácil pra ouvir no YouTube. Os vídeos são ESTUPENDOS e ela coloca no canal diversos covers de músicas conhecidas: temas de filmes, de jogos e afins. 
 Ideal para ouvir enquanto lê uma batalha épica em um livro de fantasia, por exemplo! 


 
COLDPLAY 


Gente, essa todo mundo já deve ter ouvido pelo menos uma música na vida! A banda é muito famosa e traz um rock bem leve, alternativo. As canções tratam de temas variados e tem produções incríveis, que só o instrumental te faz ficar arrepiado, além dos vocais que ah, são puro amor. 
 Uma escolha perfeita para ouvir durante aquele romance gostosinho que lemos no fim da tarde, ou só para relaxar deitado na cama enquanto lê :3 


  
WITHIN TEMPTATION 



Essa banda é uma paixão minha e um achado do tumblr. Pra quem curte Evanescence e um som um pouco mais pesado, porém lírico, vale a pena dar uma chance. Os álbuns soam como trilhas sonoras de grandes aventuras épicas, sério, é possível de visualizar todo um mundo através dessas músicas. 
 Uma boa combinar metal sinfônico com livros agitados e cheios de ação! 


  
GRIMES 


(Merchan básico, desculpa) 
  
Essa aqui vai para os leitores que gostam de algo bem experimental. A Claire Boucher é canadense e iniciou o projeto Grimes há um tempo já, com mixagens, composições e instrumentais próprios, ela produz a música em casa e agora distribui para o mundo. Na maior parte as músicas são como enigmas, sem a letra muito explícita, canções não tão agitadas e magicamente encantadoras. Aconselho começar por 'Genesis' (vejam o vídeo inclusive, é lindo) e depois explorar as camadas mais intensas das músicas dela. 
  
Ótimo para colocar naquele dia em que você está muito estressado e tudo o que quer é uma caneca com café – ou chá se preferir – e um bom livro ao lado!


Halsey


Halsey compôs o 'Badlands', seu primeiro álbum de estúdio, baseado em um universo distópico de mesmo nome. Então por aí já podemos perceber várias influências literárias, não é? São músicas excelentes, algumas com uma pegada bem obscura. É o típico cd em que você dá o play na primeira faixa e não para de ouvi-lo até chegar ao final! 
É isso aí pessoal! Curtiram as dicas?  
Vamos conversar aqui nos comentários, me falem o que gostaram mais e o costumam ouvir também! 

 Beijão e até a próxima o/  
 Não deixem de me seguir nas redes sociais! Sempre posto coisas semelhantes por lá. 
Além, é claro, das novidades sobre os meus livros! 
 → Facebook: fb.com/delsonneto | fb.com/delsongsneto 
→ Os Guerreiros de Alquemena: fb.com/alquemena 
→ Instagram: @delson_neto 
→ Twitter: @grifauro 
  
  

Comentários via Facebook

29 comentários:

  1. Gente!!! Delson, melhor pessoa <3 nessa lista tem bandas que amo, bandas que não escuto a um tempinho, meu livro favorito e recomendações que eu já vou procurar pra ler. Se eu amei? Amei mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii, Natalia <3 que maravilha saber que partilhamos de um (bom) gosto, AQUELES HAHAHAHHAA obrigadão!

      Excluir
  • Eu não odeio, mas pra mim, não funciona. Amo música e sou movida por ela, mas abro mão na hora da leitura. Porem se o livro tem referencias musicas, mantenho o celular nas maos para conhecer os temas que a narrativa insere.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  • No Conforto dos Livros8 de janeiro de 2017 14:29

    Olá!! :)

    Eu não conhecia grande parte dos livros e das musicas citados!! :) E alguns já adicionei a minha lista! ahahah

    Bem, gosto muito de ouvir algumas musicas a meu gosto, mas nunca em leitura!! ahah Simplesmente não funciona, desconcentra mesmo! E altera o "sentimento" da leitura! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  • Olá!
    Ouço música o dia todo, digo para as pessoas que sou movida a música.
    Coldplay super combina com Um Dia, sempre que ouço uma música deles lembro da trama.
    Não consegui fazer as outras associações, mas gostei das escolhas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  • Evandro Atraentemente9 de janeiro de 2017 14:20

    Durante a leitura, sou muito seletivo no caso de ouvir alguma música e realmente tem que se encaixar perfeitamente no enredo. Prefiro o silêncio absoluto, mas como dificilmente consigo isso, a música acaba sendo a melhor opção. Sua playlist é maravilhosa, com livro ou sem livro.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  • Olá! Música durante a leitura não é algo que eu curta, prefiro ler e depois ouvi música. Porém a maioria das músicas que indicou eu conheço e são boas. Beijos'

    ResponderExcluir
  • Olá!
    Não consigo ler escutando música. Só consigo prestar atenção em uma das coisas. Mas umas duas vezes li e escutei música ao mesmo tempo. E sempre que ouço a música, me vem o livro em pensamento.

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  • Oi!

    Muito legal o seu post. Eu só consigo ler ouvindo música no ônibus, porque dai preciso me distrair do barulho das pessoas, mas em casa quase não consigo. Adorei suas escolhas, principalmente Halsey. Haha.

    beijos!

    ResponderExcluir
  • Olá!
    Não consigo ouvir música enquanto leio, porque acabo me empolgando tanto com a cantoria que esqueço que tenho que ler hahaha. Gostei das indicações literárias que você fez, nesse momento estou lendo demontale e estou gostando bastante!
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  • Entre Livros e Amores11 de janeiro de 2017 13:25

    Olá ♥
    quando eu era mais nova eu lia escutando música, mas agora eu não faço isso por que do nada eu me pego cantando o refrão e me perco na leitura, ou as vezes perco a concentração.Adorei suas escolhas musicais ♥

    ResponderExcluir
  • Hey, gostei bastante das músicas que trouxe, mas eu sou o tipo de pessoa que raramente realiza uma leitura com música. Acabo me concentrando mais na música e querendo cantar junto do que na própria leitura! Mas para aqueles que gostam são excelentes dicas, até mesmo fora da leitura kk
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  • Oiee ^^
    Eu consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo (várias mesmo), mas não consigo ler e ouvir música juntos. Ou eu presto atenção no livro e acabo gastando a bateria do celular a toa, ou fico prestando atenção na letra da música e o livro fica aberto a toa *-* Eu adoro Within Temptation, toca aí 0/ também gosto muito da Halsey, e "Castle" é incrível, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  • Olá!
    Eu tenho plena consciência de que ler e ouvir música ao mesmo tempo, pode exercitar o cérebro, mas eu não consigo me concentrar com barulhos, se alguém tiver falando perto de mim, eu já perco a concentração, mas o engraçado é que eu consigo ler dentro do ônibus barulhento, vai entender. Eu não curto as músicas que você indicou, eu não sou eclética, então nada de Valesca Popozuda. Eu ouço Rock e seus gêneros e algumas músicas da MPB. Imagina escutar Metallica e ler ao mesmo tempo? Eu canto e ouço a guitarra ou leio, as duas coisas não consigo hahahaha.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  • Eu ia dizer que não conseguia me concentrar no livro quando escutava musica, mas ai você colocou Coldplay e casou tão bem com a história que fiquei sem argumentos hahaha de fato, quando encontramos a trilha perfeita para o livro, tudo flui muito bem.

    ResponderExcluir
  • Memórias da Cat11 de janeiro de 2017 20:32

    Músicas e livros realmente é um tema bem controverso até porque tem gente que perde o rácio quando está escutando música na leitura. Eu sou assim mas gosto de música para estudar. Me relaxa. Estranho isso né? Beijos

    ResponderExcluir
  • Oi.
    Bom, sou uma pessoa estranha, gosto de ouvir músicas, ouço de tudo, mas geralmente nem sei quem canta. Ouvi todas as suas sugestões e gostei muito.
    Normalmente quando eu leio me desligo do mundo, então nem adianta muito colocar música. Mas se algum livro cita uma música, corro para ouvir.

    ResponderExcluir
  • Olá!
    Sou viciada em música também e geralmente leio livros enquanto as escuto.
    Amei a forma como escreveu esse post e as dicas de bandas ligadas a gêneros literários. Adoro Within Temptation e não poderia encontrar um gênero literário como aventurar medievais pra encaixá-los.

    ResponderExcluir
  • Olá, tudo bem por aí?

    Eu costumo dizer que música é uma das coisas que me move. Eu faço quase tudo ouvindo música! Eu adorei os artistas/bandas que você citou, principalmente, Coldplay, Grimes e Halsey, que eu AMO!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  • uhhuuuullll!!!!!
    (lá do início do post, para começar bem o comentário...rs)
    Adoro ler com música, seja ela combinando ou não com o que estou lendo. então, essas postagens são as mais legais já que sempre descubro musicas novas e que acabam entrando na playlist :)
    Tirando a Lindsey e Coldplay, vou procurar conhecer melhor os outros artistas citados :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  • Oieee
    Tudo bom?
    Admiro quem consegue ler ouvindo música, pois sinceramente eu não consigo, pois vou acabar me ligando na letra dá música e saindo do foco do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  • Olá,
    Achei bem interessante a discussão que apresentou.
    Para falar a verdade eu sou de Lua, tem vezes que amo ler ouvindo música e outras que simplesmente me falta foco para fazer ambos ao mesmo tempo. Não sei porque rsrs
    Mas as leituras que adorei fazer ouvindo a trilha disponibilizada pelos autores e que se encaixavam perfeitamente em determinados momentos da trama.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  • Srta. Bookaholic13 de janeiro de 2017 15:04

    Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não gosto muito de ler ouvindo música, mas às vezes é uma boa opção para se concentrar na leitura mesmo. Mas de qualquer forma eu adoro músicas,mais ainda conhecer novas músicas e por isso adorei o post, pois trouxe algumas dicas que eu ainda nunca tinha escutado.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  • Oi! Eu eu adoro ler com música acho que até ajuda mais na hora de me concentrar na leitura. E adorei as músicas que selecionou e gosto muito dá maioria delas. Você tem um excelente gosto musical :).
    Bj

    ResponderExcluir
  • Camila Dias Nunes15 de janeiro de 2017 16:15

    Olá!
    Assim como você, sou amante da música e bastante eclética. Leio sim ao som de alguma música, mas não costumo desligar não. A maioria das bandas eu já conhecia e super concordei. Só não conhecia mesmo Grimes e Within Temptation. Mas já tô dando play aqui.
    Adorei o post.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  • Pollyanna Campos16 de janeiro de 2017 21:47

    Olá, tudo bom?
    Sou uma viciada em música também, mas, ao contrário de você não leio ouvindo músicas, eu leio e as vezes fico pensando "nossa, tal música é muito tal personagem ou tal casal" rs Aí depois monto uma playlist e fico lembrando da história rs Sobre sua seleção, adorei a escolha para leitura de romances.


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  • Olá!
    Tenho uma invejinha branca de quem consegue ler (ou escrever) e ouvir música ao mesmo tempo! Não consigo isso nem por decreto. Ler e ouvir música são minhas duas coisas favoritas (simplesmente amos), mas não consigo fazer as duas ao mesmo tempo, preciso dedicar meu tempo apenas a uma delas.
    Mas quanto as suas sugestões de músicas a LINDSEY STIRLING é perfeita. Amo todas as músicas dela e já assisti todos os seus vídeos. A Lindsey me lembra um grupo, o PENTATONIX, que fez um feat. com ela e ficou MARAAAA! Dá uma olhadinha lá no youtube depois. COLDPLAY também é muito bom. As demais bandas não conheço, mas já estou curtindo o som delas aqui. Ótimas sugestões.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros