Destaques

[RESENHA] TRONO DE VIDRO

Por Bruno Marukesu •
domingo, 8 de janeiro de 2017
Autor (a): Sarah J. Maas
Editora: Galera
Ano: 2015
Lido em: outubro de 2016
Nº de Páginas: 392
Onde Comprar: SUBMARINO

 Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, uma jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo.

  TRONO DE VIDRO tem como protagonista a maior assassina de Adarlan, chamada Celaena Sardothien. Ela foi presa e condenada a trabalhar nas minas de sal de Endovier, local famoso pela eficácia em tratamentos bárbaros contra detentos, há cerca de um ano. Poucos sobrevivem no local. Se não fosse pelo seu temperamento assassino, Celaena dificilmente teria sobrevivido a mais de uma semana nas minas.

 Com prisão perpétua, um dia ela recebe a visita ilustre do príncipe de Adarlan, que lhe faz uma proposta tentadora: morrer em Endovier ou tornar-se assassina particular do rei durante alguns anos e, depois, receber a tão almejada liberdade. É claro que sabemos qual foi a resposta da guria.

 No castelo real de vidro, em Forte da Fenda, acompanhamos a readaptação de Celaena a contatos humanos, assim como sua preparação para uma grande disputa. O rei decide fazer um torneio para escolher o seu campeão assassino particular dentre 24 indivíduos altamente letais de todo canto de Erilea. As regras são simples: se Celaena ficar em último lugar durante os testes eliminatórios, que ocorrem todos os dias durante 13 semanas, é eliminada e mandada de volta para as minas de Endovier; se conseguir permanecer durante as 13 semanas de treinamento, estará no combate final, juntamente com outros 3 concorrentes, para duelar pelo título de campeão.

 Celaena não é uma personagem que a princípio cause empatia. Com uma arrogância perigosa, qualquer um pode ser presa fácil em suas garras, caso deixe a guarda baixa ou esteja a poucos metros dela. Mas esse sentimento aterrorizante de cuidado que exala se desmancha no decorrer do enredo. Conhecemos Celaena pouco a pouco, e o seu passado é revelado de forma natural e fluída. No fim, compreendi o seu triste lado e o fato de ser assassina não me incomodou.

 Se ser a campeã do rei é a única opção para ter a sua liberdade, para parar de fugir e viver tranquilamente, ela será o cão de caça do rei bárbaro que tanto despreza e vai ganhar o torneio custe o que custar.

 No decorrer dos capítulos, acompanhamos a volta um tanto brusca da grande assassina de Adarlan para o seu porte físico padrão. Tendo treinamento quase todos os dias, busca sobreviver, de forma a não chamar atenção - ninguém sabe que ela é Celaena Sardothien -, nas provas semanais, para estar entre os quatro finais. Vê-la evoluir é algo extremamente prazeroso de presenciar. O muro que construiu para não ter relações sociais passa a diminuir de tamanho conforme acostuma-se a viver temporariamente em Forte da Fenda, mesmo com uma penca de guardas altamente treinados para matá-la, caso tente machucar alguém da corte ou cogitar fugir. Vê-la cercada de guardas do lado de fora do seu quarto é algo engraçado de ver, nunca pensei que uma guria despertaria medo e insegurança em tantos homens.

 Os personagens secundários acabam gerando uma tremenda simpatia. Surpreendi-me gostando deles e isso não é muito comum de acontecer. Eles são muito bem construídos e o pouco que é revelado de suas almas me tocou profundamente.

 Chaol Mestfall, capitão da guarda real, é um personagem com casca dura, mas que em seu interior esconde uma alma que sofreu horrores e entende o sofrimento humano.

 Dorian Havilliard, príncipe e filho primogênito do rei de Adarlan, é outro personagem que, mesmo possuindo uma tremenda arrogância e um lado mulherengo, fez-me suspirar por seus encantos em alguns momentos. No final, peguei-me gostando dele e isso me assustou.

 Nehemia Ytger é a princesa do reino de Eyllwe, que em um primeiro momento me chamou atenção, por ter as mesmas opiniões da assassina sobre as pessoas da corte, mas que depois passa a ter atitudes muito suspeitas. Foi bem contraditório o processo para chegar a decisão de que gostei da personagem.
 O mundo em que os personagens vivem é muito bem construído, e a escrita da autora é simples. Isso me impeliu a devorar as 392 páginas em menos de 48 horas. O mapa no interior do livro possibilita ter uma visão clara dos territórios e fronteiras que delimitam Erilea.

 Com narrativa em terceira pessoa, temos a maioria dos capítulos focados em Celaena, com alguns poucos tendo Chaol e Dorian como estrelas. É possível perceber elementos no enredo que remetem a JOGOS VORAZES e DIVERGENTE, isso foi algo bom, mas arriscado.

 Ah, e só para instigá-los mais a ler essa obra, que me cativou bastante: existe magia em Erilea.

 O trabalho editorial no livro físico é extremamente lindo, assim como sua capa, as folhas são amareladas, os capítulos são relativamente curtos e a fonte das letras é mediana, possibilitando uma leitura rápida e prazerosa. Infelizmente, encontrei alguns erros de gramaticais que me incomodaram, mas fora isso não tenho nada a declarar da edição.

 Será que Celaena conseguirá ser a campeã assassina do rei? Será que o rei de Adarlan conquistará todos os reinos de Erilea?

 Quem curte enredos recheados de intrigas, assassinatos, vestidos lindos, rebeliões e luta num cenário de medieval, TRONO DE VIDRO é uma leitura prazerosamente válida. Espero que venha filme ou série do enredo.

P.S: publicado originalmente no Gettub.

Comentários via Facebook

25 comentários:

  1. já vi umas 3 resenhas desse livro e já estou ficando com muita vontade de ler, adoro livros que tem como protagonistas mulheres fortes e determinadas <3

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  2. Fabrica dos Convites9 de janeiro de 2017 19:02

    Oi Bruno, me desculpe, mas acabei lendo por cima sua resenha, pois estou lendo o livro no momento. Ele foi escolhido para o clube do livro que retomei este ano. Posso dizer que gosto de enredos com esta mistura de crimes e intrigas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho bacana esses livros, eles são bem criativos e criar uma personagem feminina assasina é bem legal, mas não é meu tipo de livro, no meu gosto a leitura não fluiu. Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruno, tudo bem?
    A cada resenha esse livro fico mais curiosa. Parece ser uma historia bem legal e uma protagonista forte não é tão comum. Dica anotada, espero curtir a leitura tanto quanto você. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu estou namorando a capa desse livro faz muito tempo e pra ser sincera, nem sabia sobre o que era, mas eu o queria. Quando eu li a resenha, pensei: EU PRECISO AINDA MAIS DELE.
    Amei a resenha e cara, esse livro é demais!

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ótimo, estou cada vez mais curiosa! Adorei a resenha, parabéns!!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Blog São Tantas Coisas10 de janeiro de 2017 11:30

    Oi Bruno, você nem imagina como desejo ler este livro. Fora que sua resenha me deixou ainda mais curioso pela leitura, pois fiquei animado com todos estes acontecimentos. Sua resenha me passou uma história muito ágil e gostosa de acompanhar.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, conheço o livro, por resenhas e por ter feito parte dos livros de leitura das turmas que trabalhei ano passado, acho o enredo interessante para o público juvenil, é bem construído e de tirar o fôlego, mas, no geral, não desperta meu interesse a ponto de comprar.

    ResponderExcluir
  9. Já preciso desesperadamente ler essa série! Já tinha visto algumas resenhas sobre esse livro, mas nenhuma me empolgou tanto, achei a protagonista e a situação em que ela se encontra muito interessante, quero ler pra saber se ela via consegui vencer e ser a "assassina real".

    ResponderExcluir
  10. Natália Paladino10 de janeiro de 2017 15:53

    Oi, Bruno! Tudo bem?

    Adorei sua resenha! Ela prende muito o leitor, e se o livro for da mesma forma, tenha certeza de que será ótimo lê-lo!

    Beijão,
    Natália | Obcecada Pelos Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá, Bruno.
    Essa capa é linda e o enredo é de dar muita vontade ao leitor de conferir a história.
    Eu sou uma das pessoas que está com esse livro na lista de leituras há muito tempo, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo.
    Fico feliz que tenha gostado tanto do livro e que a leitura tenha sido prazerosa!

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante sua resenha. Adoro livros que tenham mulheres fortes e cheias de personalidade. Sem contar que a capa é linda.

    ResponderExcluir
  13. Olá Bruno, tudo bem?

    Achei a capa de Trono de Vidro muito legal, espero ter a oportunidade de ler essa obra em breve. A sua resenha ficou interessante, muito boa, só aumentou minha vontade de conferir a história!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Nunca tinha lido uma resenha tão completa a respeito desse livro e acabou que gostei do enredo dele, nas primeiras linhas, me lembrei de um livro chamado Estudos Sobre Veneno porque ele também começa com uma assassina sentenciada que recebe uma oportunidade de se libertar, mas as semelhanças param por ai.
    Dica anotada! Bjss

    ResponderExcluir
  15. Oiii Bruno, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou tanto meu interesse, mas parabéns pela sua resenha que ficouu incrível.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  16. Tenho tanta vontade de ler esse livro.. mas só vou adiando. rsrs
    Gostei da resenha e do blog.
    Beijinhos.
    https://literatusocuto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Não tenho vontade de ler o livro desde o conheci alguns anos atrás, mas gosto de personagens que mudam a primeira impressão como a Celaena.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Bruno,
    Esse é um dos livros que quero muito ler esse ano, gostei bastante da tua resenha e acabei ficando ainda mais ansiosa para realizar a leitura ;)

    ResponderExcluir
  19. Olá, Bruno tudo bem? Esse é um dos meus livros favoritos da série, só perder para o spin-off A Lâminda da Assassina. O shipper era do meu agrado, a história tomou rumos inesperados e simplesmente amei. Dei uma parada agora no terceiro porque irei esperar a autora finalizar a série para recomeçar pois já me falaram que é reviravolta atrás de reviravolta. Adorei a resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Bruno, já ouvi falar muito da série e tenho muitaaaaaaa curiosidade em ler, mas ainda não tive oportunidade.
    Por tudo que você falou tenho certeza que iria amar ler e super me empolgaria.

    ResponderExcluir
  21. Que incrível !!! Espero também ter a oportunidade de ler esse livro !!!
    Anotei a indicação. Amei sua resenha !!!
    super bjoooooo

    ResponderExcluir
  22. Não poderia ser para menos. A Sarah sabe como chamar a atenção do leitor sem forçar o enredo. Li o livro em ebook e gostei muito do desenrolar. Sou péssima para lembrar nomes, mas foi un dos livros que li ano passado e amei. Boa RESENHA.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. nossa, Bruno, vocÊ leu muito rápido... sinalde que a escrita realmente é bem fluida...
    Pela descrição que você deu,certamente a protagonista iria me cativar... no momento to evitando séries, mas vou manter o livro na lista de possiveis leituras...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  24. Oi, Bruno! Nunca escutei um comentário negativo sobre a série, por isso estou mais do que ansioso para lê-la. Adorei a resenha!

    Crush For Books

    ResponderExcluir
  25. Suelen Fernandes23 de janeiro de 2017 22:27

    Olá Bruno!
    Sempre vejo ótimas críticas sobre esse livro. Celaena parece ser uma personagem forte, mas com um passado triste e que a moldou a ser assim. Fiquei curiosa para saber se ela ganha o torneio, mas acho que sim. Agora quem será que o Rei quer matar?
    Adorei a sua resenha e se tiver oportunidade lerei o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros