Destaques

[RESENHA] CONTOS E ENCONTROS PIRATAS

Por Salvattore Mairton •
sexta-feira, 27 de janeiro de 2017
Autor (a): Leonardo Galvão
Editora: 4Letras
Ano: 2016
Nº de Páginas: 124
Onde Comprar: LIVRARIA EDITORA 4LETRAS
Livro recebido em parceria com o autor
 Histórias de pirataria estão sempre presentes em nossa imaginação. Através dos livros podemos participar das grandes aventuras de piratas em busca de tesouros, estudar mapas secretos, lutar com espadas e canhões e navegar pelos mares misteriosos. Nestes contos (e encontros) nossos piratas explorarão ilhas mortais, encontrarão tesouros assombrados, lutarão contra inimigos terríveis, conhecerão pessoas fantásticas e chegarão ao limite de seus corpos e mentes. Aventura, romance, terror, drama, ficção e suspense os aguardam neste livro! Então, içar as velas, levantar âncora, soltar as amarras, todos a bordo, vamos navegar! Tracem o curso para emoção!
 Já imaginou piratas brasileiros? Um Criatura gigantesca no fundo mar que adora comer humanos? Um Navio Fantasma que assassina viajantes dos mares? Uma lâmina capaz de controlar a mente humana? Um tesouro de Netuno escondido em uma ilha distante? Já imaginou? Então prepare-se para fazer essas e outras viagens no livro Contos Encontros Piratas, do autor Leonardo Galvão. 

 O livro é uma coletânea de contos que mistura a aventura, os segredos dos piratas e o sobrenatural em poucas páginas. Com apenas 121 páginas, a obra consegue fazer o leitor viajar nesse mundo vasto de histórias e lendas dos reis dos mares.  Novamente, Leonardo Galvão, autor de O Pesadelo do Príncipe, que já resenhei aqui no blog, me surpreendeu com sua inconstante pesquisa sobre o seu maior amor: Piratas.  

 Um livro para aquele final de tarde, que buscamos para fugir de clichês. Algo inovador e diferente em nossa literatura brasileira.  Contos e Encontros Piratas te trará histórias assustadoras, engraçadas e até mesmo reflexivas. 

 Entre os contos, tive que escolher meus preferidos, algo extremamente difícil pois cada um tem sua singularidade, seu dom único de encantar o leitor. Em O Navio Fantasma, um grupo de piratas encontra um grande navio a deriva no oceano, completamente abandonado, mas será que estava tão abandonado assim? 

"...Capitão Smoke e sua tripulação. Dados como mortos há meses. Estavam Ali, Os rostos eram pálidos e magros. Seus olhos eram fundos e negros. Uma tripulação fantasma, a bordo de uma navio amaldiçoado." (Conto O Navio Fantasma, pág. 65) 

 No conto Do Fundo do Mar (Os Braços da Morte), conhecemos a visão de uma criatura gigante que vive nas profundezas dos mares, e que espera ansiosamente sua refeição, que vinha dentro de um grande casco, recheado de pequenas sementes com gosto de carne.  

"Seis de seus braços saíram da água. Seis colunas gigantes se projetaram do mar ao redor do navio. Era possível ver os tentáculos escuros e cheios de ventosas"(Pág. 78) 

 E o terceiro conto que para mim, foi um dos melhores, é "No Laço da Forca" onde acompanhamos os últimos momentos de um pirata, antes de ser enforcado pelos seus crimes. Conhecemos os seus mais íntimos sentimentos, e a vontade de alguém que o salvasse daquela triste condenação. 

"Bart sentiu a corda se comprimir ao seu e o medo começou a crescer. Olhou para os lados; quem sabe alguém os tirasse dali..." (Pág 102) 

 Esses e outros contos permeiam o mundo vasto das histórias dos personagens, e Leonardo Galvão surpreende por sua escrita leve e fluída, que mais uma vez, me fez ler seu livro em poucas horas. A diagramação da Editora 4letras continua muito bem produzida. Letras em tamanho confortável para leitura e folhas em papel pólen, deixando a leitura ainda mais gostosa.  

 Quer algo de inovador? Procura aquela leitura que te leve para outros mundos e te faça viajar pelos mares? Leia Contos E Encontros Piratas, e prepare-se para descobrir que nem todo pirata é malvado. 

Créditos da imagem: PEDAGOGA LITERÁRIA.

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Olá
    Eu nao conhecia esse titulo, mas fiquei bem interessada depois de ler seus comentários e a premissa parece ser ótima, especialmente porque gosto muito de piratas. Achei a capa bem bonita e fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento, seja pela parte da ambientação quanto personagens, entre outras características. É um gênero que chama muito a minha atenção, um dos que eu leio com frequência na verdade, e pelo que pude compreender por aqui, os elementos são ótimos. Espero poder ler em breve, e obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Crislane Barbosa28 de janeiro de 2017 11:29

    Oi!
    Não lembro de ter lido nada sobre piratas. O conto "Do Fundo do Mar" aguçou minha curiosidade. Uma perspectiva diferente na visão de um monstro devorador. Adorei!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    Não conhecia esse livro, mas infelizmente não consigo me interessar por nada que tenha piratas, vampiros, lobos e bruxas. kkkk
    Mas valeu a dica.
    Bju Rafa

    ResponderExcluir
  4. Olá amore,
    Pra ser sincera o livro não me chama muito a atenção não.
    Apesar de sua resenha e de quotes super gostosos de ler, não tô a fim de ler nesse momento não amore!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie! Amei as citações que você colocou na resenha, e a capa do livro também é linda, por mais que eu goste de histórias com piratas irei esperar um pouco mais para realizar a leitura desse livro, mas ja anotei a dica desse e do outro livro do escritor!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Mesmo gostando de piratas, e amado os quotes que você escolheu, eu não leria esse livro nesse momento, mas quem sabe em um outro momento, as histórias podem me agradar e me conquistar, não é mesmo? Deixarei a dica anotada para uma próxima oportunidade.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. No Conforto dos Livros31 de janeiro de 2017 18:31

    Olá!! :)

    Eu já conhecia o livro e mal vi a capa dele, identifiquei-o logo!! :) ahah Gosto do tema dos piratas e tal...

    Mas contos não são o meu forte... Contudo, acho ótimo que seja tao inovador e que tenhas gostado da leitura!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oi.

    Eu já vi uma entrevista do autor, mas ainda não li nenhum dos livros dele. Pretendo fazer isso em breve.

    Sua resenha despertou mais ainda meu interesse em conhecer as obras do autor. Legal saber que é um livro que pode ser lido em poucas horas. Adorei a temática sobre piratas.

    ResponderExcluir
  9. OOi!
    Nunca li nada com piratas, deu até uma vontade de ler algo... hahah
    Não sei se leria o livro, pelo menos não por agora. Talvez quando eu estiver pensando em sair um pouco da zona de conforto. Essa seria uma boa escolha! :)
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Não, não imaginei piratas brasileiros. Haha' Acho bem bacanas histórias de navegações. Os contos parece ser interessantes, como você disse para um dia que uma leitura para fugir de clichês. As citações que você uso dos livros são bem legais. Anotei a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  11. Profissão: Leitora1 de fevereiro de 2017 19:45

    Eu adoro livros de contos, acho que é uma maneira bem bacana de conhecer um escritor ou escritores e maneira um pouco mais rápida e sem o compromisso de muitas páginas. Também acho o máximo histórias de piratas. Aí quando você junta os dois, é claro que fiquei super curiosa pra conhecer esse livro. Não conhecia o escritor, mas fiquei bem curiosa pra conhecer.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia ainda o livro mas achei essa ideia de contos sobre piratas brasileiros simplesmente sensacional. Acho que deve ser uma leitura muito gostosa de ser feita mesmo, e fiquei bem interessada em ler, parece ser muito boa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Não havia ouvido falar do livro até o momento e apesar de não ter o hábito de ler contos, creio que esse conseguiria me entreter, especialmente por focar no universo dos piratas. Achei legal os contos serem diferenciados, tanto é que os contos que você mencionou há situações bem diferentes e isso é ótimo, pois assim não deixa o leitor entediado. Com certeza irei ler algum dia, me parece bem legal!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Confesso que nunca li nada que abordasse sobre piratas e esse livro, portanto, chamou bastante minha atenção até porque os contos são bem diversificados dentro da temática.
    A capa é bem bonita e dos que você citou, o terceiro conto é o que mais me intrigou por se tratar de um pirata antes de ser enforcado por seus erros.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu não conhecia a obra, mas fiquei com vontade de ler. Gosto de contos, e contos de piratas deve ser ótimo. Já até me aventurei tentando escrever um livro de piratas (fiz milhares de pesquisas e tudo), mas no fim não deu nada certo haha. A capa está muito linda, vou anotar para minhas futuras leituras de 2017.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Priscila Alexandre4 de fevereiro de 2017 01:04

    Adoro historias de piratas, sou apaixonada por Piratas do Caribe e já tive uma meio que pirata como personagem de RPG.

    E de fato... os contos citados me pareceram bastante com algumas cenas dessa série de filmes!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem por aí?

    Eu AMO fantasias e piratas sempre foi um assunto que chamou a minha atenção. Me interessei bastante por essa leitura, principalmente pelo fato de ser bem inovadora e leva o leitor para outros mundos, como você disse. Adorei a resenha!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  18. Olá tudo bem?
    Vou te confessar que eu nunca li nenhum livro sobre piratas e nem me interessei. Mesmo assim, esse livro me chamou muita a atenção. Principalmente por se tratar de contos,que acredito facilitar ainda mas a leitura.
    Gostei bastante de conferir suas impressoes.
    Bjs, Mila

    http://esquadrao-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oooi Mairton!
    O que dizer de um livro, que nem li, e já amo? Hahaha
    Se é relacionado a aventuras, fantasia e mar: tô dentro!
    Amei!

    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir
  20. Olá Mairton!

    Gente, nunca li algo parecido com essa coletânea de contos!Parece ser aquele tipo de leitura de fim de tarde mesmo. Apesar de nunca ter lido algo parecido, sempre adorei filmes que envolviam piratas e seus mistérios e aventuras, e sua dica está mais do que anotada ;)

    Abraços!
    www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros