Destaques

Resenha: Noites de Verão, de Luisa Aranha

Por Salvattore Mairton •
segunda-feira, 26 de dezembro de 2016
Da mão estendida segurando ela, o abraço. Do abraço apertado, o beijo. Do beijo quente e molhado, a chuva. Sim, aquela chuvinha de verão. Que mal molha, mas refresca. Que te dá uma sensação de alegria. 
 

Sinopse: Uma mulher que só pensa em casar, uma pessoa que se sente marciana, encontros, desencontros e reencontros de amor, um homem que se sente atraído por uma mulher, uma mulher que se apaixona novamente pelo colega de escola, alguém que é traído, alguém que está apaixonado e alguém que sente uma saudade infinita.  Sentimentos, palavras, alucinações , sonhos e vontades. Medos, loucuras, desejos, poesia, prosa, causos, lágrimas e amor. 
Misturou todos os ingredientes? Então agora abra o livro e saboreie. Noites de Verão é uma coletânea dos melhores contos e crônicas do blog Causos & Prosas. 


Luisa Aranha nos traz um livro cheio de boas reflexões. Calma, não é um livro de autoajuda. Noites de Verão reúne os melhores contos e prosas do blog da autora, Causos & Prosas. Neste pequeno livro de apenas 64 páginas, conhecemos a moça que tinha tudo para o casamento pronto, só faltava o noivo. Um casal que se encontra ao acaso e vive um amor de poucos momentos.  

"..Foi assim que se amaram. Pela primeira vez. Na escadaria do beco, a luz da lua e coma chuva lavando suas almas. Nunca mais se viram. Nunca mais souberam notícias. E nunca mais esqueceram aquela noite de verão." 

Luisa nos eleva de tal maneira, pois com sua escrita e suas breves histórias trata dos nossos sentimentos, do valor do momento, do amor e do que precisamos para sermos felizes de verdade. Noites de Verão não é um livro de se ler e guardar na estante, e sim é aquele livro de você deixar na cabeceira de sua cama, e quando estiver pensando na vida abrir em qualquer conto ou prosa e refletir sobre seu momento. 

"..a mim não restava mais nada. Nem prazer. O peso das desilusões tomou conta de mim..." 

O que você sabe sobre a vida? O que você sabe sobre o amor? O que sabe sobre você? Essas e outras perguntas me vieram a cabeça enquanto viajava na escrita da autora, e me vejo refletindo sobre vários casos mostrados. E me vi em alguns momento, me vi naquelas linhas. Me vi em cada palavra. Luisa me fez pensar sobre a desvalorização dos sentimentos, me fez pensar sobre a desvalorização de nós mesmos. Me fez dar valor ao meu eu a vida.  

"O amor não é algo que acontece do dia para noite. Ele nasce, cresce, se reproduz e se deixar ele morre. E a morte é rápida. Muito rápida, dependendo da circunstância. Ou pode ser lenta. Muito lenta como uma doença que come suas células." 

Este é o livro que de vez em quando vou consultar, de vez em quando um texto vai se encaixar em um momento da minha vida. Como sei disso? Sei porque a autora foi profunda, e soube jogar com as palavras como ninguém. Precisava dessa leitura, principalmente neste final de ano, não poderia ter chegado em melhor momento.

Comentários via Facebook

28 comentários:

  1. Pamela Moreno Santiago26 de dezembro de 2016 16:03

    Olá, tudo bem?

    Confesso que o título me lembrou um pouco Shakespeare, e só por ele eu já encararia a leitura. Mas aí me veio essa capa. Eu gosto de coisas simples, embora esta tenha me causado total aversão. Com certeza vou indicar para uma amiga, mas eu passo a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Confesso que não leio muitas obras do gênero, mas pela sua resenha questionamentos importantes são levantados. Gosto muito de refletir com as histórias e acho que essa obra seria uma boa pedida. No momento, não vou realizar a leitura, mas a dica está anotada para futuramente.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Acho que a premissa da história é bem reflexiva. Bem bacana mesmo!
    Talvez eu faça a leitura futuramente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho muito o costume de ler esses livros, mas parece ser bem bacana esse heheh. Parece causar uma boa reflexão e gosto de livros que meio que se encaixam em vários momentos da vida. Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  5. Rosana Gutierrez - Livrólogos 27 de dezembro de 2016 01:16

    Ola
    Sua resenha está muito boa, mas a história em si não me chamou a atenção.
    Pode ser o meu momento de vida, quem sabe?
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Acho a capa desse livro muito linda, não sou de ler crônicas, mas, lendo sus resenha, me deu uma pontinha de vontade de conferir o que a autora tem a dizer. Dica anotada

    ResponderExcluir
  7. Oi. A arte da capa ficou maravilhosa. Não costumo ler cronicas, na verdade, nem leio, mas acho que vou começar a adaptar a minha rotina. Achei lindo essa forma de cada trecho se adaptar em um momento da vida.

    ResponderExcluir
  8. Livros Românticos27 de dezembro de 2016 10:02

    A capa desse livro é maravilhosa! Infelizmente, não curto muito livros com contos, mas fico feliz que tenha curtido a leitura. Desejo todo sucesso a autora!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Owm que livro lindo. A capa é maravilhosa, embora a sinopse tenha me deixado um tanto confusa kkkkk. Amo ler cronicas e contos, claro que a sua dica já está super anotada. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Fico feliz que tenha gostado da obra e que irá consultá-la de vez em quando novamente!
    Tive a oportunidade de ler a obra e devo dizer que me agradou bastante a escrita da Luísa, leve e envolvente e ainda tratando de situações do cotidiano de forma divertida mas que ao mesmo tempo nos fazem refletir o que realmente é importante para nossa felicidade.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Nossa, não gostei da capa, mas curto muito ler contos e crônicas, principalmente crônicas, aqueles momentos pra refletir... são ótimos.
    Gostei da dica e vou guardar pra quando tiver afim deste tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Eu adoro contos e cronicas pois da uma variada nas leituras e sempre tem aqueles contos que te pegam de um jeito né? hehe eu adorei a resenha e vou anotar a dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Parecem interessantes os contos reunidos neste livro. É bom saber que autoras nacionais encontram espaço para desenvolver seu talento. No momento, não é o que estou procurando, mas vou anotar a dica pra outro momento. Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Achei sua resenha super bacana. Gosto quando livros têm esse poder de nos colocar pra pensar sobre algum aspecto da vida. Gosto quando eles se tornam nossos companheiros para consultas futuras. O fato de ser conto facilita muito isso, porque é possível que uma ou outra história se encaixe para aquele exato momento em que é lida.

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  15. Fiquei em dúvida: na capa diz que é um livro de contos e crônicas de um blog, mas a resenha deu a entender que é uma história linear... Enfim, não é o meu tipo de leitura, mas realmente achei a capa muito bonita!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Maria Valéria - Na Literatura Selvagem29 de dezembro de 2016 12:23

    nossa,o livro é bem curtinho...fico feliz que tenha curtido tanto a leitura...apesar de gostar de crônicas há um bom tempo perdi a vibe pra livros do tipo... por isso não diria ler no momento...
    bjs...

    ResponderExcluir
  17. Que livro mais fofo! Amei e com certeza quero ler! A capa nos remete à delicadeza que os diversos assuntos são abordados por meio de um dos meus gêneros preferidos... Obrigada pela dica! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, não conhecia o livro e que bom que gostou e por vezes consulta, é bom quando a leitura nos põe em um lugar mais intimista a ponto de questionar o cotidiano que nos cerca.

    ResponderExcluir
  19. Adoro quando encontro um livro em que os textos se encaixam na minha vida. É uma sensação muito boa!
    Eu lembro vagamente do livro, mas não lembro onde foi que havia escutado falar dele... Parece um livro maravilhoso!

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    Nunca tinha visto nada sobre o livro e achei super interessante como ele lhe fez se sentir. Gosto de contos e esse livro parece ser muito bom, já adicionei a lista de leituras!

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  21. É um livro de textos ou é uma história? Independente da resposta, é muito interessante e é legal ver uma colega blogueira mandando ver na escrita. Sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Gosto de livros de contos e crônicas e achei a capa deste livro bem lindinha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oii
    Achei a sinopse um pouco confusa. Gostei da capa. Não leio muitos contos nem crônicas. O livro parece legal para quem gosta e para quem acompanha o blog.
    Bjus

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Não sou muito fã de contos e crônicas mas sempre que leio uma resenha desse livro algo desperta a minha curiosidade e dessa vez não foi diferente, ainda mais por saber que é um livro que vai fazer parte da sua vida.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que eu não sou muito de ler livros de contos, mas esse chamou muito a minha atenção pois tenho visto várias critica positivas. A capa é maravilhosa e só me deixa mais curiosa para poder conferir o livro.

    ResponderExcluir
  26. Parece ser lindo...
    Adoro livros que fazem refletir, não importa o tamanho..
    bjss

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Também tive a oportunidade de ler esse livro recentemente e foi uma grata surpresa! Adorei a maneira como a Luísa contou os causos, trouxe uma fluídez gigante ao livro e quando fui ver já tinha acabado! Recomendo essa obra para todos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Ana Caroline Santos6 de janeiro de 2017 21:00

    Olá, tudo bem? Adorei o que foi proposto no livro. Não gosto de livro de auto ajuda, mas vejo que esse foge um pouco disso. Além de ser curtinho, o que ajuda muito. Que bom que foi uma ótima leitura. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros