Destaques

Resenha: A Garota de Treze, de Lilian Reis #euleionacional

Por Salvattore Mairton •
sábado, 10 de dezembro de 2016
Quantas vezes, nós não atropelamos as fases para atingir logo o que queremos? E quantas dessas vezes, algo dá errado?  Quase 100% não é?  



Em A Garota de Treze, de uma maneira lúdica e divertida, a autora mineira, mãe de dois filhos, Lilian Reis, traz a vida de Luce, uma garota que não suporta passar pelas fases dá vida, e quer logo ter dezesseis anos. Para isso, ela é capaz de mentir e omitir algumas informações, para conquistar o o sonhado garoto mais velho, sem pensar nas consequências.  

Lilian, conseguiu mais uma vez me surpreender, seu último livro que li foi Eu, Meu Pai e Outros Amores onde ela traz um romance cheio de reviravoltas e inovou em muitos clichês que existem. Agora nesta obra jovem, pela editora Mundo Uno, ela consegue inovar em um romance divertido, onde acompanhamos a vida de uma adolescente como qualquer uma que temos por ai.  Até ai, nada de novidade não é? Temos tantos livros sendo lançados, com este tema, mas o que me surpreendeu não foi isso. 



Luce conta sua história diretamente para o leitor, como estivesse confidenciando à um diário, ou seja, muitas das vezes ela nos fala diretamente, nos questionando sobre seu dia a dia. E muitas vezes me peguei respondendo ou tentando ajudar a personagem, como ela estivesse me ouvindo (Sei, sou um pouco louco).  Muitas vezes, você sentirá raiva, emoção, tristeza e até amor junto com Luce, tamanho é a sua aproximação com o leitor. 

Ao terminar o livro, percebi o que a autora queria trazer, o que a autora queria ensinar aos leitores. A historia da garota de treze anos, que queria ter dezesseis, que não queria esperar para ir em festas, namorar e ser livre da mãe controladora, é uma metáfora para a vida de todos, não só adolescentes, que não sabem a esperar a hora certa de cada coisa. 

A hora certa de casar, a hora certa de finalizar um casamento, a hora certa de mudar de emprego, de mudar sua estante, de mudar sua vida. Quantas vezes, como questionei no inicio dessa resenha, não aguentamos esperar a hora certa? Essa é a ideia de Lilian, e este livro pode ser um manual de 219 páginas, que explica que esperar é a melhor solução. 

Aos poucos a autora mostra que as mentiras e omissões de Luce, caem e ela precisa lhe dar com todas as consequências de seus atos. Que atos? Isso você só saberá lendo este livro lindo. 

A diagramação está linda, com uma capa fofa e muito bem desenhada. Suas amareladas e letras em tamanho normal, deixa a leitura leve, e a escrita da autora flui de uma maneira que você pega o livro e termina em poucas horas.  

Indico essa leitura para todos que gostam de uma leitura gostosa, para uma tarde com um café com leite. Indico essa leitura para iniciarmos adolescentes no mundo mágico dos livros, e claro para ensiná-los a aceitar que tudo tem seu tempo.  

Tem Marcadores de A Garota de Treze, no nosso sorteio de 150 Marcadores, vem participar:

Link: http://www.yesfb.com/promocoes/126151


Comentários via Facebook

26 comentários:

  1. Manoel Alves (enoua)10 de dezembro de 2016 23:46

    Olá
    Eu já li diversas resenhas sobre a obra em questão, e em sua maioria foi elogiando a mesma. Eu tenho uma curiosidade em me embarcar nesse livro, mas a oportunidade não me permitiu comprar (o dinheiro também) mas espero que isso possa mudar em breve. Eu adorei essa capa e a diagrama parece ser bem linda mesmo. Até mais ver
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Mairton, seu lindo, obrigada pela resenha carinhosa! Amei! Beijão. <3

    ResponderExcluir
  3. Adoro leituras leves assim, ainda mais quando falam da adolescência, dá uma nostalgia danada! ♥
    Já li várias resenhas da obra, e todas me deixam com a certeza de que é uma leitura gostosa, e que vou gostar bastante. A capa está fofa demais, amei!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. Show!!

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia o livro, e lembro que quando li a primeira resenha, me lembrei do filme De repente 30.
    Não é um livro cujo o enredo tenha me chamado tanto atenção, mas não descarto a leitura, por conta da leveza da narrativa.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. oir
    eu fiquei bem curiosa pela leitura, é muito legal o enredo e parece ser uma ótima opção para relaxar e mesclar com uma leitura mais tensa, bela dica e resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hello! Tudo bem?
    Eu conhecia a Lilian numa bienal e adorei demais.
    Também comprei esse livro, achei uma lindeza por dentro e a historia me chamou a atenção.
    Já prenseteei a minha sobrinha e ela amou a leitura tb.
    Otima dica de leitura.
    Beijos.

    Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Apesar de eu sempre vê essa capa pelo feed do insta, ainda não tinha lido nenhuma resenha de fato. E a premissa me pareceu muito boa, e gostei de a autora abordar essa questão da pressa e as consequências que podem vir a ter. Essa capa, mesmo sendo simples, está um amor! Fiquei bem interessada na história, e já anotei a dica, espero ler em breve.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nossas impressões sobre esse livro foram parecidas, também achei que a autora quis mostrar como é importante passarmos pelas fases das nossas vidas nos momentos certos, mas teve um acontecimento que me incomodou um pouco e foi o final - VOU FALAR, ENTÃO SERÁ SPOILER: Não achei muito legal que a autora tenha feito a Luce crer que o rapazinho ficaria com ela no futuro, isso porque pode fazer as meninas da mesma idade acreditar que aconteceria com elas - /FIM DO SPOILER.
    Adorei as fotos, estão lindas e também indico o livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Olá, parece ser um livro leve e gostoso de ler. Afinal quem nunca se sentiu insatisfeito com quem é em alguma fase da vida está mentindo. A gente precisa passar por estas crises para se entender melhor. Gosto deste tipo de trama para ter momentos de relaxamento. Vou colocar na minha lista de pesquisas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Bem interessante essa observação sobre viver cada etapa da vida, a verdade é que passamos a adolescencia querendo ser adulto e o resto da vida querendo ser jovem, mas por enquanto não leria o livro por não estar muito paciente para dramas adolescentes

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Ainda não conheço a escrita da Lilian, mas fiquei bem curiosa afinal só vejo elogios sobre suas obras.
    A premissa é bem interessante e quero saber mais sobre as mentiras que Luce conta e qual será a consequência gerada por cada uma.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ana Caroline Santos14 de dezembro de 2016 22:25

    Olá, tudo bem? Não conhecia a autora, nem o livro, porém o gancho deixado por você na resenha me deixou doida = preciso ler. De fato é um pouco tema batido no mercado, porém se você disse que tem diferencial, vou apostar. Dica anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    EU conhecia pouco detalhes do livro, e acho a capa escolhida bem fofinha e delicada. Gostei de saber mais da trama, e fiquei curiosa para conferir, e ainda já sei para quem vou indicar.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Primeira resenha que leio do livro, passei meia hora achando o jarro da sua flor bonito até descobrir que era um livro kkkkkkkkk. Concordo quantas vezes não pulamos fases para chegar na que queremos e muitas vezes nem é lá tudo isso. Gostei da obra e mais ainda da sua resenha

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Que capa mais fofa, foi a primeira coisa que me chamou atenção e suas fotos ajudaram. Normalmente não leio livros como este, mas me parece uma obra fácil de ler e rápida, talvez eu dê uma chance. Acho muito legal essa maneira de narrar interagindo com o leitor e a lição do livro é muito importante: Que não tenhamos pressa de crescer e que nossos atos tem consequências. Boa dica, beijos.

    ResponderExcluir
  17. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu já tinha visto esse livro por aí em alguns blogs, mas essa é somente a segunda resenha que vejo desse livro. Já imaginava que se tratava de uma obra juvenil, mas não fazia ideia que remetia as nossas pressas quanto ao tempo. Durante a leitura da resenha lembrei muito da minha infância quando queria desesperadamente ser mais velha para poder mandar em mim mesma. A diferença é que nunca fiz doideira ou atrapalhadas e nem mentia, ao contrário da protagonista ahaha. Hoje penso diferente e fico de boas com relação ao tempo das coisas.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  18. Suzana Chaves Linhares15 de dezembro de 2016 23:08

    Olá! Parabéns pelas fotos, ficaram lindas! Garota de Treze está na lista de leitura. acho a premissa bem legal, mesmo não sendo mais adolescente,mas é uma leitura que nos faz refletir. Gostei de saber que aparenta ela conversar direto com o leitor, gosto quando o livro tem essa característica. Parabéns pela resenha, abraços!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  19. Camila Dias Nunes16 de dezembro de 2016 16:12

    Primeiro de tudo, amei as fotos. Ficaram muito bonitas.
    Eu sou apaixonada por livros como esse, mas estava decidida a deixá-los um pouco de lado e me aventurar em outros mares. Estava. Porque depois dessa resenha não tem como ignorar e ficar sem ler. Já quero esse livro na minha estante.
    Gostei bastante da temática e do que a autora quer nos passar. Dica anotada.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Gabrielly Marques16 de dezembro de 2016 17:32

    Oii, tudo bem? Gostei da resenha!! Eu tenho lido muitos comentários positivos sobre essa obra da Lillian e confesso que tenho muita vontade de ler, apesar de já não fazer parte do público alvo, que são pré-adolescentes e adolescentes. Acho a capa muito bonita, também :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Pelo visto esse é o tipo de livro com um enrendo extremamente comum, mas com uma mensagem excelente. Eu já tinha visto elogios a obra e com os seus só aumentou a minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  22. Kamila Villarreal18 de dezembro de 2016 15:49

    Olá!

    Já vi várias resenhas desse livro, mas não sabia que poderia ser lido por qualquer idade, achei que o público alvo fosse definido haha mas gostei muito dessa premissa, pretendo lê-la assim que terminar meus atrasados.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Adorei a capa desse livro e a sua resenha me deixou mega curiosa com esse livro, quem nunca desejou ser de maior logo? Isso me fez lembrar a minha adolescência rs' oh tempo bom.. apesar de desejar crescer eu queria continuar criança, sempre fui meio indecisa rsrs.. mas adorei a premissa e já irei colocar na lista de desejados e quem sabe em 2017 eu não leia?

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oiii!!

    Livros assim são lindos e ótimos para curar ressaca.
    Eu gostei bastante! A autora soube escrever e fechar um enredo envolvente.
    Espero ler em breve!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?
    Estou com esse livro na estante, mas ainda não consegui encaixá-lo nas minhas leituras. Sou apaixonada pela capa e pela diagramação que estão lindas! Com certeza vou ler em breve e espero gostar da leitura também.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  26. Eu acho a capa desse livro muito fofa e por ela já imaginava que seria uma história leve e gostosa de ler. Mas fico feliz em ver que o livro parece contar com todo o necessário para encantar e agradar...
    Super curti essa coisa de a narradora falar direto com o leitor, eu li isso em um outro livro e curti - também respondia ao personagem enquanto lia - mas por esse ser mais juvenil, acho que vai me envolver ainda mais nas respostas e na tentativa de querer conversar e ajudar a personagem :)
    Dica anotada!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros