Destaques

Outubro horror Story: Psicose, de Hitchcock - O Livro, O Filme e a Série (DarkSide Books)

Por Salvattore Mairton •
terça-feira, 25 de outubro de 2016
Olá, darks fanáticos, chegou o tenebroso momento do Outubro Horror Story no STC, nosso especial de Halloween. Abaixo vou deixar os links das postagens já feitas nesse mês temático, e todo nosso amor negro pela Dark Side Books <3 

Veja o que já rolou no Outubro Horror Story:

 - Os Livros Mais Aterrorizantes da DarkSide

 - CineBooks, Livros da Dark Que Vieram do Cinema

 - DarkLove, Livros Para você Morrer de Amor


Hoje ao invés de dicas, vou lhes trazer uma apresentação ainda maior e mais sofisticada de Psicose. O livro que foi trazido pela editora de terror do Brasil, e que rendeu além de um filme de grandioso sucesso até hoje, como também uma série. 
Resultado de imagem para psicose livro

Psicose, o clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas. 

Resultado de imagem para psicose livroO livro teve dois lançamentos no Brasil, em 1959 e 1964. São, portanto, quase 50 anos sem uma edição no país, sem que a maioria das novas gerações pudesse ler a obra original que Hitchcock adaptou para o cinema em 1960. A DarkSide orgulhosamente tem o prazer de reparar este lapso, em julho de 2013, com o lançamento de Psicose Limited Edition (capa dura), que inclui um caderno especial com imagens do clássico de Hitchcock e a Classic Edition (brochura). 

Resultado de imagem para psicose filme

Uma história curiosa envolvendo o livro é que Alfred Hitchcock adquiriu anonimamente os direitos de Psycho e depois comprou todas as cópias do livro disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, ele conseguisse manter a surpresa do final da obra. 

Em Psicose, Bloch antecipou e prenunciou a explosão do fenômeno serial killer do final dos anos 1980 e começo dos 1990. O livro, junto com o filme de Hitchcock, tornou-se um ícone do horror, inspirando um número sem fim de imitações inferiores, assim como a criação de Bloch, o esquizofrênico violento e travestido Bates, tornou-se um arquétipo do horror incorporado a cultura pop. 

Resultado de imagem para bates motel

Em 2013 a A&E resolveu ressuscitar o serial killer e o trouxe do cinema para a tela de sua tv. A Série Bates Motel estreou em 18 de março de 2013.  

A série é um "prólogo contemporâneo" para o filme Psycho de 1960 (baseado no romance de mesmo nome escrito por Robert Bloch), que retrata a vida de Norman Bates e de sua mãe Norma antes dos eventos retratados no filme de Alfred Hitchcock. A série começa depois da morte do marido de Norma, quando ela adquire um motel localizado em uma cidade costeira chamada White Pine Bay, localizada no estado de Oregon, nos Estados Unidos, para que ela e Norman possam começar uma nova vida. A série foi filmada em AldergroveColúmbia BritanicaCanadá 

Resultado de imagem para bates motel rihanna

A série já se encontra em sua 4ª temporada, e em 2017 finalizará com uma quinta temporada, onde a cantora Rihanna estrelará a famosa cena do chuveiro, quem não lembra? Agora só resta aguarda e se assustar.  No Brasil a série é apresentada no canal Universal Channel.  

Resultado de imagem para psicose livro
DarkSide Books

Comentários via Facebook

40 comentários:

  1. Olá
    Eu adorei poder conferir suas impressões a respeito, especialmente por ser um título esta na minha lista de desejados. Fico feliz que tenha gostado, o que me motivou bastante já que adoro o genero em questão. Sobre Bates Motel eu assisto e sou fascinada por todos os capítulos.. sem contar que as atuações são maravilhosas.
    Beijos, Fer www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Confesso que não li o livro e não tenho vontade de ler. Na verdade nunca vi nem o filme. Nao faz meu estilo, mas tenho curiosidade de ver Battes. Parece ser uma serie legal e gosto muito do ator principal.

    Abraços
    David
    territoriogeeknerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Karine Fernandes 26 de outubro de 2016 02:30

    Olha até eu que não curto o gênero sei que este é um clássico, só não sabia que Bates Motel e baseado nele. Que interessante. Gostei do seu post, parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Livros Românticos26 de outubro de 2016 08:51

    Um colega de trabalho me indicou Bates Motel pq sabe que curto psicose e tal, mas ainda não comecei a ver... kkkkkkk... Como já manjo um pouco sobre o enredo não teve mta novidade, mas com certeza é um excelente post para quem ta começado a curtir esse tipo de literatura.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não sabia que a série Bates Motel era baseada na obra!!!!!
    Estou bem feliz que a quinta e última temporada está prevista para 2017.
    Não gosto de assistir séries que ainda serão lançadas novas temporadas pelo fato de odiar esperar todo esse tempo.
    Adorei o post e mal posso esperar por 2017!!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li o livro mas assisti o filme há muitos anos. Eu gosto bastante do filme e até acompanho a série Bate's Motel de vez em quando. Eu descobri o livro recentemente e fiquei muito curiosa com ele. Acho que para o ano, ele vai estar entre as minhas leituras pois estou muito interessada nele.

    ResponderExcluir
  7. Olá amore,
    Parabéns pelo post está uma graça.
    A Dark sempre caprichando né!
    Quanto a série ainda não vi, mais amigos mencionam ser muito boa... quem sabe um dia!
    Beijokas!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Suzana Chaves Linhares26 de outubro de 2016 17:51

    Oi! Eu assisti Bates Motel e achei incrível mostrar como foi esse início na vida do Norman. Também assisti ao filme e gostei muito, realmente é um clássico! A DarkSide está de parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nesta data, a Dark impera poderosa. Lógico que no restante do ano, ela tem lugar cativo no coração dos leitores, mas realmente, se é pra falar de Terror, chamemos a Dark. Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu passei a adolescência assistindo os filmes do Hitchcock e parece que o pessoal da DarkSide também, pois, além de Psicose, lançaram Os Pássaros que virou um dos clássicos do diretor.
    Bates Motel manteve a excelência do enredo original.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  11. Me arrepiou só de ver as imagens desse post. Não gosto muito do gênero, mas essas edições da DarkSide meio que imploram por mim.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já assisti até o 7 episódio da primeira temporada de bates motel, mas acabei parando. Ainda não li o livro, mas pretendo.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Queri muito ler e assitir Psicose. Me julgue, não o fiz ainda.
    Principalmente depois da edição da Darkside que aguçou demais minha curiosidade.
    Bates motel nunca vi. Não consigo acompanhar séries, por falta de tempo mesmo.
    Mas adorei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Memórias da Cat27 de outubro de 2016 20:19

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Memórias da Cat27 de outubro de 2016 20:21

    Essa é uma série de terror que eu consigo lidar porque fala de doença mental e outras coisas. Quanfo e de sobrenatural que eu me pelo de medo. Amei saber suas opiniões. Fiquei curiosa. Beijos. Ps: as fotos né assustaram kkkkk pss: andei que você fez um mês dedicado ao horror.

    ResponderExcluir
  16. Comprei esse livro em promoção mas ainda não achei o momento certo para lê-lo.
    Não sabia que tinha uma série baseada nessa história, do filme eu já sabia, mas realmente a série foi algo me deixou surpreso, assim que ler o livro procurarei saber mais do filme e da série

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Adoro psicose e uma pena ainda não poder ter comprado o livro. Gostei muito do post

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Confesso que não sou muito fã de séries e ainda sou aquela menininha que prefere algo mas leve. Mas quem sabe um dia!

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? Eu estou doida para comprar esse livro pois além de ter uma história de arrepiar e que eu adoro por conta do filme é da Darkside ou seja uma edição maravilhosa. Fiquei feliz em saber que o livro tem imagens com cenas do filme.
    Adorei seu post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Quero muito ler Psicose, apesar de já sentir um medo só de ler suas impressões. ótimo post! Beijos

    ResponderExcluir
  21. NO cheguei a ler o livro e confesso que a série não me animou. Eu até tentei ver alguns capítulos, mas não rolou. O filme eu vi há muito tempo atrás.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oie
    eu amo o filme Psicose e sou louca para ler o livro e também ver Bates motel, meus amigos estão vendo e amando mas eu ando mega sem tempo então estou enrolando

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Atire uma pedra quem nunca ouviu falar desse livro!
    Gostei muito da postagem e você me apresentou a uma série que não sabia que tinha sido baseada nessa história que tanto chama minha atenção e intriga.
    Tenho muita curiosidade de ler o livro e rever o filme, sim já assisti, mas não lembro. Vou anotar a dica da série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá, esse é um livro que eu morro de vontade de ler *--* Ainda não assisti o filme, mas já vi algumas cenas na faculdade <3 A série também parece estar bem bacana.

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Eu assisto ao seriado e gosto muito, sem falar no filme que é uma obra prima. Com tudo isso então, morro de vontade de ler o livro, que parece ser maravilhoso igual o resto. Adorei a sua dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Oie!
    Nossa, eu não assisti esse seriado Bates Motel, e eu não conheço a história de Psicose. Quanto a publicação da editora, eu cheguei a ver várias fotos e gostei bastante da edição.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  27. Olá =)
    Em requisito livros de terror a editora DarkSide está ganhado. Ainda não li nenhum livros dessa editora, mas vejo bons comentários sobre ela. Já assisti um ou outro episodio de Bates Motel e não me interessei. Não sou fã de coisas aterrorizante. Beijos'

    ResponderExcluir
  28. Oie!
    Psicose é o tipo de livro, série e filme que eu corro, mas corro bonito haha
    Sou muito medrosa, sabe? O Julio resenhou esse livro para o meu blog e ele simplesmente amou o livro.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  29. Srta. Bookaholic30 de outubro de 2016 19:06

    Oi, tudo bem?
    Essa história me deixa bem curiosa, tanto que faz um bom tempo que tenho vontade de conhecer, mas cadê a coragem? Mais ainda porque eu quero ler o livro e acho que é mais assustador kkkkk Sobre a série, eu já vi bons comentários por aí e tenho curiosidade também, mas não costumo ver series, logo enrolo e deixo na lista.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  30. Luana De Martins30 de outubro de 2016 22:15

    Olá!
    Não curto muito o gênero e até me sinto culpada por nunca ter visto o filme da clássica cena do chuveiro. Adorei a comparação entre o livro, filme e série, dá uma visão bem legal do todo. Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    eu já passei o olho pela série, mas nunca tive a oportunidade de assistir mesmo, apesar da premissa me deixar curiosa. Não gosto de livros do gênero, mas o filme e a série quem sabe rsrs
    Ultimamente só assisto Netflix, será que eles compram os direitos de exibição :D

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  32. Olá,

    Eu adoro os livros da darkside e Psicose é uma história maravilhosa, infelizmente só vi o filme e ainda tive oportunidade de comprar o meu exemplar, mas espero fazer isso em breve.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  33. Oie, tudo bem? Não li o livro Psicose, tampouco vi o filme, mas comecei a assistir a série e gostei bastante. É uma ótima dica, realmente!

    ResponderExcluir
  34. Olá.
    Gostei da maneira que você escreve mas, esse tipo de obra não chamou minha atenção.
    beijos.

    ResponderExcluir
  35. Gabrielly Marques1 de novembro de 2016 20:33

    Post ótimo, super informativo e completo. Fiquei ainda mais curiosa com a leitura desse clássico tão comentado. E quero assistir a série de tv também, pois só ouço elogios sobre ela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Eduarda Rozemberg2 de novembro de 2016 12:37

    Eu aprendi a amar a darkside também, aliás, ontem a noite comprei 4 livros além do que já tenho aqui em cas,a não vejo a hora de chegar. Psicose é um livro que sempre quis ler, e ainda pretendo adquiri-lo algum dia. A série é maravilhosa, e ainda preciso colocar em dia as novas temporadas hahaha. Ótima postagem.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi, Mairton

    A DarkSide sempre arrasa ao trazer obras clássicas. Ela já deu reboot em várias!
    Eu nunca li Psicose, mas tenho muita vontade. Também nunca assisti ao filme, mas conheço a clássica cena do chuveiro. E que legal que a Rihanna vai fazer essa participação! Não assisto a série, mas certamente verei esse episódio.

    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Eu não gosto muito de terror mas amei conferir suas impressões sobre o livro/filme/série. Não sabia muito sobre o enredo, só conhecia a cena do chuveiro mesmo rs. A edição da Darkside está um primor, tanto que só ela já despertou minha curiosidade.
    Adorei o post, beijos!

    ResponderExcluir
  39. Eu não gosto muito de terror mas amei conferir suas impressões sobre o livro/filme/série. Não sabia muito sobre o enredo, só conhecia a cena do chuveiro mesmo rs. A edição da Darkside está um primor, tanto que só ela já despertou minha curiosidade.
    Adorei o post, beijos!

    ResponderExcluir
  40. Cila-Leitora Voraz2 de novembro de 2016 21:11

    Oi Mairton, tudo bem?
    Eu vi o filme faz tempo, confesso que não lembro de muito coisa, além da cena clássica e do básico do enredo. E descobri recentemente sobre essa curiosidade do Hitchcock ter comprado os direitos autoriais e os livros disponíveis no mercado. Tomara tenha sido recompensador para ele. Achei uma jogada de mestre. Eu já vi alguns episódios dessa série e ele é muito boa. Pena que não consegui acompanhar. Ainda quero ler esse livro, as edições da editora sempre arrasam. Sua postagem está muito caprichada, ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros