Destaques

Retrospectiva Literária e Cinéfila 2014 + Meta de Leitura e Assistômetro 2015

Por Bruno Marukesu •
quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
 Houveram mudanças significativas na minha vida nesse ano. Muitas delas confusas. Isso de certa forma se espelhou nas postagens do blog. Mas acredito que mudanças sempre são bem-vindas, pois nos fazem refletir e amadurecer.
 Tive muitas leituras fascinantes e me surpreendi com as decepções que tive.
 Primeiro, compartilharei os livros que me fizeram ficar encantado por seus enredos. Vamos a lista?


 Começo com o livro Quem é Você, Alasca? do autor mais querido do momento: John Green.
 Nesse ano tive o privilégio de ler praticamente todos os livros do Green. Faltou somente Deixe a Neve Cair. Quem é Você, Alasca? me fez chorar muito com o seu final. Durante todo o enredo li com os olhos brilhando por não saber absolutamente nada do enredo. Não me permiti ler resenhas sobre a obra. Queria me surpreender e isso aconteceu. Miles e Alasca conseguiram adquirir um espaço especial no meu coração. ^_^
 Outros dois livros que me surpreenderam bastante foram O Colecionador de Lágrimas – O Holocausto Nunca Mais e O Vendedor de Sonhos – O Chamado, ambos do autor Augusto Cury. Não tenho como expressar claramente o que senti lendo essas obras. Mesmo tendo uma escrita tanto que formal, que pode incomodar bastante, Cury soube chocar e prender a minha atenção.
 Eu Te Amo, Phillip Morris, de Steve McVicker, e Um Amor de Detetive, da Sarah Mason, arrancaram altas gargalhadas minhas e sorrisos bobos para o nada. São enredos bastante divertidos e gostosos de ler. Vale informar que o livro escrito por McVicker é baseado em fatos reais onde há um filme, O Golpista do Ano (queria entender porque traduziram assim!), que é protagonizado por Jim Carrey. Definitivamente quero relê-los nesse ano de 2015 que está chegando.
 O Mistério da Cidade-Fantasma, de Marçal Aquino, A Breve Segunda Vida de Bree Tanner, da Stephenie Meyer, e The House Of Night – Marcada {Livro Um}, das P. C. Cast e Kristin Cast, foram releituras que me agradaram. É sempre bom relê-los, pois as escritas dos autores me prendem do começo ao fim.
 O Dia da Caça, de James Patterson, foi uma obra chocante que me fincou no enredo muito tempo após terminada a sua leitura.
  Teardrop – Lágrima {Livro Um}, da Lauren Kate, Desventuras em Série – Inferno no Colégio Interno {Livro Cinco}, de Lemony Snicket, Millenium – A Menina Que Brincava Com Fogo {Livro Dois}, de Stieg Larsson, Jogos Vorazes – Em Chamas {Livro Dois}, da Suzanne Collins, e Os Instrumentos Mortais – Cidade de Vidro {Livro Três}, da Cassandra Clare, foram obras que nutriram o meu corpo de adrenalina. Muitos não são os livros debut das séries e trilogias. Isso deve-se ao fato de eu só ter conseguido gostar dos acontecimentos desses livros em específico do começo ao fim, exceto Lágrima (porque é o primeiro livro lançado aqui no Brasil) e A Menina Que Brincava Com Fogo (o primeiro livro também é muito bom, mas o li no ano passado, então não entrou na lista).
***
 Infelizmente, nesse ano também tive muitas decepções literárias. Fiquei surpreendido e decepcionado com isso. Vamos a lista?

 Os Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos {Livro Um}, da Cassandra Clare. Eu odiei a leitura dele do inicio até perto do fim. Já havia decidido que não me agradava o enredo, mas ao ler a sequência acabei conseguindo engolir o mundo criado pela Clare.
 Outro começo de série que me decepcionou muito, principalmente pelo fato de querer lê-lo desde o inicio do ensino médio, foi A Mediadora – A Terra das Sombras {Livro Um}, da Meg Cabot. Quando eu perguntava para um leitor que leu os livros da Cabot nenhum receava em dizer que ela escreve angelicalmente. Eu mesmo já havia lido um conto dela em Formaturas Infernais e gostado bastante, mas quando finalmente tive a oportunidade de ler A Mediadora me decepcionei pra carai. E feio. Não gostei nada do enredo criado. Odeio palavras no diminutivo. Vocês vão entenderam melhor quando sair a resenha do livro, que a proposito já está feita. Terminei a leitura do segundo livro e até que o enredo deu uma animada considerável. Vou poder continuar lendo sem querer desistir da leitura... Por enquanto.
 Garota Apaixonada em Apuros, da Carolina Estrella, Alice Para Sempre, de Elton Licks, Um Crime Delicado, de Sérgio Sant’Anna, O Teorema Katherine, de John Green, e Morfangnor – A Era dos Demônios, de Juan Vargas Rossano, foram leituras infelizes. Não sei se era por estar no clima/época errado para os ler, mas não consegui curtir muito os enredos, principalmente o do criado pela Estrella. Achei muito teen e clichê. Não se destacou, para mim, em seu gênero.

 Ainda no assunto dos livros queria falar sobre a Meta de Leitura. Nesse ano eu a tinha em 50 livros. Cheguei perto de cumpri-la, faltando UM livro. Consegui ler 49 (dois livros a mais do que a Meta de Leitura de 2013). EBA!!! :D
 No ano de 2015 ainda devo está com a vida corrida porque estou na faculdade, então a meta de livros para lê foi reduzida drasticamente, mas espero ultrapassá-la e muito, se puder. Esse é o novo banner:

 O Assistômetro desse ano foi concluído com sucesso. Assisti excelentes filmagens. Foram 102 filmes da meta que era de 100. Abaixo, a lista dos filmes que entraram para os favoritos:

12 anos de Escravidão
300 - A Ascensão do Império
A Escolha Perfeita
Além da Fronteira
Atirador
Azul É A Cor Mais Quente
Como Não Perder Essa Mulher
Confissões de Adolescente
Coraline e o Mundo Secreto
Divergente
Django Livre
Do Inferno
Dumbo
Ele Não Está Tão a Fim de Você
Esquadrão Classe A
Eu Sou O Número Quatro
Frankenweenie
Garota Fantástica
Guerra Mundial Z
Hairspray - Em Busca da Fama
High School Musical - Ano da Formatura {Terceiro, e último, Filme}
Invocação do Mal
Jogos Vorazes
Jogos Vorazes - Em Chamas {Segundo Filme}
Jogos Vorazes - A Esperança (Parte Um) {Terceiro Filme}
Juno
Kick-Ass {Segundo, e último, Filme}
Legalmente Loira
Lucy
Malévola
Mamma Mia - O Filme
O Caso do Assassinato em Itaewon
O Doador de Memórias
O Golpista do Ano
O Hobbit - A Desolação de Smaug {Segundo Filme}
O Menino do Pijama Listrado
Os Fantasmas de Scrooge
Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
Os Outros
Os Vingadores
Ponte Para Terabítia
Precisamos Falar Sobre o Kevin
Professora Sem Classe
Quatro Amigas e Um Jeans Viajante
Rango
Salt
Separados Pelo Destino
Sex Tape - Perdido na Nuvem
Sherlock Holmes
Teenagers - As Apimentadas
The Maze Runner - Correr ou Morrer
Um Crime Americano
Uma Linda Mulher
X-Men Primeira Classe {Quarto Filme}
X-Men Dias de Um Futuro Esquecido {Quinto Filme}

 No total, foram 55 filmes que se tornaram favoritos. Amei vê cada um deles com especial destaque para Divergente que me fez amar esse mundo das facções. Pretendo ler os livros no ano que se aproxima.
 E para 2015 o Assistômetro vai aumentar. Serão 200 filmes. Espero conseguir assistir já que é mais rápido assistir do que ler, infelizmente. Esse é o banner:

 Espero que 2015 seja prazeroso para todos e que 2014 não tenha sido tão ruim.
 Desejo, desde já, um ótimo réveillon à todos e um lindo começo de ano. Que as metas de todos vocês sejam realizadas com sucesso. Que sejamos felizes.
 Espero vê-los aqui pelo blog no próximo ano. :)

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Oi Bruno,
    eu também assisti "Eu sou o numero quatro" no ano passado e com toda certeza entrou pra um dos meus filmes favoritos, estou pensando em ler o livro agora!
    E X-men dias de um futuro melhor achei tããão bom que vi diversas vezes no cinema, ele entrou pra listinha do meu top 5 filmes de 2014, outro filme bem legal que vi foi Guardiões da Galáxia, se vc ainda não assistiu por favor ASSISTA, é incrível!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nixie ^_^
      Eu Sou O Número Quatro e X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido são realmente muito bons. Espero muito por uma continuação de Eu Sou O Número Quatro.
      Então, eu assisfi Guardiões da Galáxia no ano passado. Gostei, mas não entrou pra os favoritos. Achei longo demais. Tive que assistir em duas partes pq estava me sentindo muito cansado com o enredo.
      Bom, espero que 2014 seja recheado de filmes bons para nós.
      Obrigado pelo comentário e volte sempre. Bjs :*

      Excluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros