Destaques

Resenha: A Grande Ilusão, de Sidney Nicéas (Editora Giostri)

Por Salvattore Mairton •
sexta-feira, 12 de julho de 2013
Existe Homem Santo? Essa é a indagação que encontrei logo na capa de “A Grande Ilusão” do autor Sidney Nicéas. O livro trata da historia de uma padra tentando lutar contra seu instinto humano e se tornar um homem “santo” como sua igreja desejava.

Muito mais que uma historia que traz muita sensualidade, narrativas rápidas e diretas, “A Grande Ilusão” é uma ilustração a grande hipocrisia humana de que existem homens santos, incapazes de cometer pecados. Seja em que religião for, o autor mostra que o ser humano tem instintos próprios e pode não agradar quando os segue.

Além disso diria que o livro, também pode ser aplicado aquelas pessoas que tentam fugir de sua própria forma de ser, tentam esconder o que realmente são por dentro só para agradar a sociedade hipócrita que vivemos. Sidney Nicéas mostra a lutar de um homem contra suas vontades e desejos, um homem que se castiga por não poder conter muitas vezes o que sente.

Quantos de nós, não procura esconder sua verdadeira essência porque não são capazes de enfrentar uma sociedade preconceituosa ou mesmo para seguir dogmas de uma religião ou quem sabe da própria família e meio em que vive.

O AUTOR
Não acredito que existem homens santos, acredito sim que pessoas tentam seguir o que lhe foi predestinado e em meio a isso cometem erros. Com o livro “A Grande Ilusão” consegui refletir como a sociedade é hipócrita em alguns clãs, que impõem a verdade que acreditam como única. Cito o exemplo de pessoas homossexuais, que escondem sua verdade situação por existir religiões que os julgam, que tentam mostrar-lhes que eles são “aberrações”, e muitas vezes essas mesmas religiões pecam a praticar o preconceito, a intolerância e causar a destruição dos sentimentos dessas pessoas.

Esse é só apenas um exemplo de onde o livro de Sidney se aplica. Através da história do padre Hortêncio, conseguimos refletir sobre muitas “guerras” intimas que passamos. E pra você existe homem santo?


Confira “A Grande Ilusão”, o livro surpreendente de Sidney Nicéas, publicado pela Editora Giostri...

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Grato pela resenha, caro Mairton. A ideia do livro eh mesmo essa: gerar reflexoes no leitor. E fico feliz que isso tenha motivado a sua critica. Estou a disposicao do blog e dos leitores... Grande abraco! SIDNEY NICEAS

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia o autor e nem o livro. Apesar de não fazer muito o meu estilo de gênero literário, eu achei a temática bem interessante.
    Beijos,
    Fernanda,
    Lendo & Esmaltando

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a resenha. Fiquei interessado por esse livro. Pretendo lê-lo um dia. Abraço!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mairton, parabéns pela resenha! Nunca tinha ouvido falar nesse autor nem muito menos na obra "A Grande Ilusão".

    Sidney Nicéas é um autor brasileiro? De onde? Só faltou falar um pouquinho mais dele na resenha. No mais, tudo ok, rs.

    Abraço, seguindo o blog.

    Roberto Camilotti: blog de literatura.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros