Destaques

Hoje é Dia Nacional do Livro Infantil Em Homenagem a Monteiro Lobato

Por Salvattore Mairton •
quinta-feira, 18 de abril de 2013
Hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil, e essa data também marca o nascimento de Monteiro Lobato em 1882. Ênio Silveira, diretor da extinta Editora Civilização Brasileira, dizia que: “Quem Não Lê, Mal Fala, Mal Ouve, Mal Vê...”.

Quem já não foi povoado pelos grandes personagens de Monteiro Lobato? Quem em sua infância já não leu ou não assistiu as adaptações do grande sucesso do autor: O Sitio do Pica-pau Amarelo?

Além de ser um grande autor, Monteiro Lobato, também teve seus momentos difíceis, um deles foi quando afirmou que havia petróleo no Brasil, acabando assim com a concentração das riquezas nas mãos de empresas estrangeiras. Não foi a toa que o primeiro poço de petróleo, que jorrou no Brasil, foi batizado de Lobato.
 
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. 

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

Essa é a homenagem do Blog STC, ao Dia Nacional do Livro Infantil e à Monteiro Lobato.


Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Jose Geraldo Fernandes20 de outubro de 2019 09:42

    "Eis o Homem!" Foio título a exposição na Faculdade de Direito da USP, circa 1969, uma tradução de um dos mais famosos escritos de um dos gurus de Monteiro Lobato, o filósofo Nitsche.( "Ecce Homo") O Outro era Camilo Castelo Branco cujo estilo literário modernista uns 100 anos antes da época, serviu de guia para os extraordinários textos quer para crianças quer para adultos de Lobato..

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros