Destaques

Resenha: Livro "De Olhos Entreabertos" de Aila Sampaio

Por Salvattore Mairton •
quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Poder viajar para lugares distantes, poder reviver momentos marcantes de nossas vidas sem precisar sair do lugar que estamos isso é possível?  Através das poesias marcantes de Aila Sampaio consigo fazer isso. E foi através do livro “De Olhos Entreabertos”, um dos últimos lançamentos da autora Cearense, que consegui desfrutar o melhor das suas palavras. Parecia que em cada verso ali estava retratado um momento especial de minha vida. Parecia que a cada poema eu era transportado a um lugar diferente do qual não queria sair mais.
Aila através até de alguns versos que encontro soltos entre as 172 páginas do livro conseguiu demonstrar a emoção e o seu amor pela escrita. Poemas impecáveis, que não beiravam a breguisse, mas que transmitem um romantismo sem igual.
No Livro Aila Conseguiu dividir seus poemas por temas, entre quais os descrevo aqui: Da poesia que há em tudo, Do Amor e Suas Farpas, Do Encontro, Da Espera, e Da Despedida. O poema que dá titulo ao livro “De Olhos Entreabertos” foi na minha humilde opinião o melhor de todos, achei que nele ela conseguiu reunir um pouco de cada texto do livro. A Estrofe:
Morrerei mil vezes para te ter de volta

Não é verdade que eu te esqueci
ou então é mentira que sobrevivi
todo esse tempo
calando o pensamento
na inevitabilidade de cada passo.

Consegue trazer-nos certa emoção, como a escritora estivesse escrevendo sobre algum romance que viveu ou que alguém bem próximo tenha vivido. No poema vemos o personagem sofrendo com lembranças ou mesmo pedindo para que o tempo voltasse, para que os momentos que passaram pudessem continuar.
Mas não me prendi a apenas um poema do livro, claro que não, esse blog seria pouco para comentar cada emoção que senti a cada vez que peguei o livro, li e reli, não só uma ou duas vezes, mas várias. Estarei aqui sempre com o livro perto de mim, pois sei que todos os poemas que estão retratados nele, marcaram ou marcarão um momento que viverei. São poucos autores que conseguem me emocionar tanto como Aila consegue, parece que ela me conhece pessoalmente e através de suas poesias consegue me descrever, me aconselhar ou mesmo me fazer relembrar grande momentos que já vivi. Por fim, recomendo aos leitores do Blog São Tantas Coisas a desfrutar o livro “De Olhos Entreabertos” da Autora Cearense Aila Sampaio, vocês podem adquirir o livro pelo email da editora Sponti: [email protected], e leia mais poemas da autora no seu blog pessoal: De Olhos Entreabertos. 

Quem é Aila Sampaio?
AILA SAMPAIO, cearense da região do Cariri, é professora da Universidade de Fortaleza e autora dos livros Desesperadamente nua (poemas-1987), Amálgama (poemas-1991) e Os fantásticos mistérios de Lygia (ensaio-2009). Escreve contos, crônicas, poemas, resenhas e ensaios que publica constantemente em blogs, jornais e revistas do país. É membro da Academia Cearense de Língua Portuguesa.


Quer conhecer mais sobre Aila? Leia a Entrevista Exclusiva que autora forneceu para nosso blog Clicando Aqui

Deixo no final dessa postagem mais um estrofe dos muitos poemas que você encontrará no livro, e que você possa ter o mesmo prazer de se apaixonar pelos poemas dessa amada autora, até a próxima...

"Amores Verdadeiros Não Acabam

Nunca Vão Embora,
Apenas Diminuem a Voltagem,
Se Aquietam 
E Mudam  Para Outro Compartimento
Da Nossa Casa-Coração"


Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros