Destaques

X Bienal do Livro do Ceará será no Centro de Eventos

Por Salvattore Mairton •
segunda-feira, 25 de junho de 2012

O secretário Francisco Pinheiro anunciou que a Bienal contará com a participação do vencedor de um Prêmio Nobel de Literatura


A X Bienal Internacional do Livro do Ceará já tem data e local para acontecer. O Secretário da Cultura do Governo do Estado, professor Francisco Pinheiro, informou , em solenidade no auditório do Palácio da Abolição, as primeiras informações sobre o evento literário. De 8 a 18 de novembro de 2012, a Bienal do Livro ocupa o novo Centro de Eventos do Estado e traz como tema Padaria Espiritual – O Pão do Espírito para o Mundo, homenageando os 120 anos do movimento artístico e literário cearense.  
Um dos poucos nomes confirmados para a programação é o do escritor e dramaturgo nigeriano Wole Soyinka, 77, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1986. Soyinka esteve no País em abril, quando participou da I Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília. Esta será a primeira vez que o evento de Fortaleza tem a presença de um vencedor do Prêmio Nobel de Literatura.
Sem curadoria definida, a programação da Bienal vai sendo delineada por uma comissão formada por representantes da Secult, do Instituto de Arte e Cultura do Ceará e da Rede Nordeste do Livro, Leitura e Literatura, entre outros. Foram definidas homenagens ao ensaísta e poeta cearense Rafael Sânzio de Azevedo, membro da Academia Cearense de Letras, e ao fundador da Editora Cortez, José Cortez.
A décima Bienal comemora, ainda, algumas das principais efemérides deste ano, como os 90 anos da Semana de Arte Moderna e os centenários de Luiz Gonzaga e dos escritores Nelson Rodrigues e Jorge Amado. O cantador e violeiro Joaquim Batista de Sena e a escritora cearense Francisca Clotilde serão também homenageados. Em depoimento, o secretário Francisco Pinheiro ressaltou a importância do trabalho das escritoras cearenses. “Isso nos orgulha muito, ter alguém que conquistou o mundo e voltou à terra para trabalhar com afinco. Você sabe por que está sendo homenageada”, disse referindo-se à escritora Ana Miranda, presente na plateia.
A Bienal ocupará o novo Centro de Eventos do Ceará, com previsão de ser concluído no dia 20 de junho. Com uma área de 23 mil metros quadrados, a feira conta agora com 180 estandes e um espaço de 4 metros entre eles para um melhor circulação. A estimativa é que cerca de 600 mil pessoas visitem a feira durante os dias de programação. (Fonte Jornal O Povo)


A X edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada de 8 a 18 de novembro no novo Centro de Eventos do Ceará, na avenida Washington Soares. O tema será Padaria Espiritual – O Pão do Espírito para o Mundo.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros