Destaques

Dica de Livro: Os Fantásticos Mistérios de Lygia, de Aila Sampaio

Por Salvattore Mairton •
sexta-feira, 13 de abril de 2012


Hoje venho com a Dica de um livro extraordinário como o nome já demonstra. "Os Fantásticos Mistérios de Lygia" da autora Cearense Aila Sampaio é um ensaio que tem como objeto de análise os contos de Lygia Fagundes Telles, do livro de contos Mistériosmostrando a configuração do gênero Fantástico nos contos da escritora e comparando-os a narrativas de Machado de Assis, Edgar Allan Poe, E. T. A Hoffman, Teophile Gautier, escritores do século XIX, e ainda Julio Cortázar, Jorge Luís Borges, Murilo Rubião e J.J. Veiga, do século XX.
Interessa, certamente, os estudiosos de Letras e a pessoas que gostam de narrativas de mistérios.

Um Ótimo Livro para deliciar-se e contemplar os melhores contos de Mistério da grande Autora Lygia Fagundes, que nasceu a 19 de abril de 1923, em São Paulo. Filha de um promotor público e de uma pianista amadora, teve uma infância andarilha pelo interior do estado natal, onde fez o curso primário. A sua paixão pelos mistérios deve vir dessa época, pois teve a sorte de conviver com uma pajem que adorava contar histórias de bruxas, fadas, assombrações, sacis, florestas encantadas e mulas-sem-cabeça, histórias essas que retinha na cabeça e, às vezes, nos cadernos. Ela própria passou, depois, a contá-las em público, com a intenção de transferir o medo que sentia ao ouvi-las.

Aila Sampaio consegue prender ainda mais a atenção do leitor ao mostrar a sua analise sobre os contos descritos.

Vale a pena conferir.... Dica do Blog São Tantas Coisas!!!


Quem é Aila Sampaio?
AILA SAMPAIO, cearense da região do Cariri, é professora da Universidade de Fortaleza e autora dos livros Desesperadamente nua (poemas-1987), Amálgama (poemas-1991) e Os fantásticos mistérios de Lygia (ensaio-2009). Escreve contos, crônicas, poemas, resenhas e ensaios que publica constantemente em blogs, jornais e revistas do país. É membro da Academia Cearense de Língua Portuguesa.


 Confira uma entrevista exclusiva com a Escritora Clicando Aqui





Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros