Destaques

APOSTANDO NA ACESSIBILIDADE E REPRESENTATIVIDADE, E. N. ANDRADE TRAZ O JUVENIL CONTO LGBTQIA+ 'E SE VOCÊ NÃO FOSSE EMBORA?'

Por Bruno Marukesu •
quinta-feira, 12 de março de 2020
Onde Comprar: AMAZON

SABE AQUELES CONTOS QUE VOCÊ não gera nenhuma expectativa em torno do seu enredo e é completamente surpreendido mesmo que seja em poucos parágrafos? Pois a história de Thiago é uma dessas.

 Na Amazon registra que o conto possuí quinze páginas e isso é inaceitável pois me vi muito envolvido na história do jovem Thiago. Ele não é muito diferente dos jovens que se veem sufocados pelos pais nessa sociedade onde a proteção parece ser demasiada, onde a violência é traumatizante e obriga os adultos a manter os jovens em casulos. Entretanto, ele é diferente e não consegue se conectar com as pessoas que ama justamente por conta das inseguranças que a sua idade parece maximizar.

 Chegando ao ponto de sua própria mãe agendar um Uber para buscá-lo em tal hora que ela acha apropriado o retorno, Thiago vive angustiado por não ser quem ele é por completo. Queria muito ser amigo dele para expressar que sair do armário não é o fim do mundo, e que é necessário para justamente ver que nos ama.

 Após uma briga cotidiana com sua mãe, Thiago vai a um pub e conhece bem aleatoriamente Charles. É fácil constatar de quem foi a iniciativa para o contato acontecer e os dois se conectaram de uma maneira que achei muito novelesco. COMO QUE THIAGO ANTES NÃO TOPOU COM UMA PESSOA ASSIM?

 O lado negativo do conto que achei foi o fato de não ser mencionada a idade do protagonista. Logo, presumo que ele deva ter a faixa etária de 19-22 anos. Outro ponto que achei um pouco improvável, mas que possivelmente deva já ter acontecido com alguém, é o fato de Thiago se entregar por completo a um desconhecido de pub. Ou pelo menos eu presumi isso já que a sexualidade dele era velada, logo pensei que o fato de ser virgem também lhe era uma temática delicada e especial. Diria que houve pouco profundidade para ser tratado sobre os sentimentos do personagem e é por isso que não aceito que seja somente um conto. Esse enredo precisava ser explorado em um romance, sim!

 Com uma capa linda, a escrita do E. N. Andrade é fluída, rápida, direta e leve. Recomendo o enredo a todos aqueles que querem dar uma aquecida no coração, e que - assim como eu - acreditam que o amor aconteça consentida entre quaisquer pessoas.

Por: Marukesu

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros