Destaques

MESCLANDO REALIDADE COM A LITERATURA FANTÁSTICA, CONHEÇA FAVELA GÓTICA

Por Salvattore Mairton •
quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Titulo: Favela Gótica 
Autor: Fábio Shiva
Editora: Verlidelas
Páginas: 271
Onde Comprar: Livraria Verlidelas
*livro cedido em parceria 

Bem-vindos a uma realidade alternativa, onde a monstruosidade cotidiana da cidade grande é revelada em toda a sua crueza e crueldade. Um lugar onde os policiais se transformam em lobos quando a noite cai, onde os políticos são vampiros centenários e os viciados são zumbis, dominados por uma droga que provoca o irresistível desejo de comer cérebros. Uma metrópole infestada de criaturas sinistras: ogros, gárgulas, vermes do pântano, endemoniados e seres bestiais acometidos pelo Mal de Circe, que faz vir à tona o lado animal de cada um.


Dizemos diariamente que enfretamos monstros, sejam no trabalho,  vida pessoal ou conosco mesmo. E se esses monstros se tornassem reais? Se quem te suga a vida fosse transformado em um terrível ser? Em Favela Gótica,  Fábio Shiva conseguiu unir dramas da realidade como drogas, assédio, tráfico e abandono de menores em uma fantasia extremamente complexa e diferenciada. 

Logo no início somos apresentados a Lica, uma usuária de Z, droga sintética que escraviza seu usuário até torná-lo um zumbi. Nossa personagem não é nada daquelas mocinhas que você está acostumado; além de viciada, ela faz programas e dança em um decadente cinema. O cenário é uma favela dominada por traficantes, nada muito diferente não é? Não fosse por esses traficantes serem jacarés,  isso mesmo jacarés . Não os que vocês estão acostumados, mas seres que um dia foram humanos e por serem acometidos pelo Mal de Circe, se transformaram em jacarés . 

Mas o que é Mal de Circe? É uma tipo de doença que transforma as pessoas no que elas tem de pior. Todo tipo de animal é um tipo de caracteristica, seja maldade, ambição,  avareza etc. Então prepare-se para um mundo cheio de seres incríveis,  mas que revelam o que realmente ronda nosso mundo: a maldade.

Voltando a Lica, ela esconde um grande segredo que nem mesmo ela conhece.  Um mistério a envolve e ela não entende, como apenas mais uma viciada na droga que tem destruido os humanos,  pode ser tão perseguida e até mesmo sofrer tentativas de assassinato. Em sua caminhada, ou melhor fuga, Lica conhece diversos seres e aprende que o pior lado de alguém não é seu externo, mas os péssimos sentimentos que alguns escondem.

Porém a historia surpreende em sua reviravolta  e tudo que parecia ser real, muda completamente ao decorrer da leitura. O desfecho? Surpreendente,  inesperado e que deixa uma grande incógnita na cabeça do leitor. Fechei o livro e fiquei sem acreditar como um autor pode brincar tanto com a mente de quem está lendo e tranformar uma história completamente em tão poucas páginas.  

Torço para que haja uma sequência,  afinal ainda ficam muitas perguntas em seu final. Escrito em terceira pessoa, a obra é extremamente detalhista nas cenas e nas características dos seus personagens, o que deixa a leitura leve e fácil de ser acompanhada . 

Prepare-se para o diferente,  prepare-se para conhecer o pior lado do ser humano, seja seu monstro externo ou interno. O livro é publicado pela parceira Verlidelas e a diagramação está super agradável.    

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Gratidão pela leitura tão atenta e talentosa e pela belíssima resenha! Salve a nossa Literatura Brasileira!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros