Destaques

A FORÇA E A VOZ DA UMA DAS MAIORES MULHERES DO BRASIL, ZECA CAMARGO NOS APRESENTA ELZA SOARES

Por Salvattore Mairton •
quarta-feira, 5 de junho de 2019
Título da Obra: Elza
Autor(a): Zeca Camargo
Ano de Publicação: 2018
Nº de Páginas: 378
Editora: LeYa
Onde Comprar: AMAZON | AMERICANAS SARAIVA
Livro cedido em parceria com a editora

Elza é a aguardadíssima biografia oficial e definitiva de uma das maiores cantoras de todos os tempos e ícone cultural brasileiro. Zeca Camargo narra a história de Elza Soares, da infância pobre ao sucesso, consagrada em discos que marcaram a música brasileira e, mais recentemente, nos ovacionados e premiados A mulher do fim do mundo e Deus é mulher. Nas palavras de Zeca: "Esta é a versão final, definitiva, contada por ela. Elaborada por mim, mas a matéria-prima é a memória da Elza – e isso é muito, muito fascinante. É como um mergulho nessa vida maravilhosa e nessa trajetória incrível." Com coordenação de conteúdo de Juliano Almeida e Pedro Loureiro, o livro foi construído a partir de muita pesquisa do autor e ao longo de dezenas e dezenas de encontros entre Elza e Zeca no apartamento da autora, no Rio de Janeiro. Foram momentos de conversas deliciosas e uma interação fantástica, transpostas em livro num texto ágil e revelador que funciona como um passeio pelas lembranças de uma de nossas maiores artistas.

COM UMA ESCRITA clara e sem seguir ordem cronológica, Zeca Camargo desnuda uma das damas negras da nossa sociedade, que mudou nossa maneira de ver o papel da mulher na sociedade . Forte desde criança,  Elza mostra que um sexo não define nada, e que ela é capaz de revirar a época em que vive para mostrar do que é capaz. 

 Como disse anteriormente, o autor não segue uma ordem na história na hora de narrar a vida da cantora, pois como o próprio Zeca cita "Elza tem uma vida cheia de fatos importantes e não há como defini-los em tempos cronológicos". Por isso não se incomode se você estiver na infância difícil desta mulher, e do nada conhecer seus casamentos polêmicos e alguns deles inesperados. 

 Um dos fatos mais interessantes na biografia, é a infância da cantora. Sempre sofrida e cheia de percalços, Elza encontrava alegria e solução para todos os problemas que apareciam.  E até chegava a trabalhar escondida da família, para ajudar nos gastos dos pais. Outro fato é o seu casamento aos treze anos, ocorrido ao seu pai pensar que seu futuro marido teria ultrapassado limites com a filha. Uma criança que ainda brincava e tinha sonhos, teve sua vida quase que interrompida daí.

 A partir disso a vida da nossa dama se desenha até seu estrelato e se tornar a grande voz da música negra em nosso país. Não há como descrever a sensação que é se deliciar com cada fato narrado, com cada historia contada por Elza ao escritor.  E a forma como Zeca traduz isso de forma poética e respeitosa, torna a leitura da biografia imprescindível para qualquer brasileiro. 

 Elza é a nossa rainha e merecia uma biografia que fosse a mais completa possível, e Zeca conseguiu isso. A diagramação,  a capa e o interior do livro estão magníficos, mostrando a sutileza, delicadeza e força desta mulher brasileira.


Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Não sabia que era o Zé Camargo Oi Biografo, agora preciso urgente desse livro. Excelente Resenha.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros