Destaques

[CRÔNICA] OBRIGADO POR VOCÊ SER DIFERENTE

Por Francine S. C. Camargo •
domingo, 31 de março de 2019


Agradeço a você por esse tom de pele que possui e que me lembra a todo momento que a beleza é tão mais intensa quanto mais matizes houver.

Agradeço a você pelos olhos rasgados, pequenos, enormes, vastos por tudo que já viveram, heroicos por tudo que ainda pretendem viver, pois eles enxergam passos longínquos.

Agradeço também as roupas que veste, seu estilo que determina sua unicidade e que ninguém precisa seguir ou muitos podem almejar se igualar, sem regras ou críticas, mas o que é externo não te definirá jamais.

Agradeço pela religião que escolheu para si, pelas crenças que guarda com paixão; a sua diferença me faz questionar meus conceitos, a minha missão nesse mundo e, apesar de não mudar minha opção, faz com que eu floresça sementes dentro de mim.

Agradeço a você pelos desenhos que reinam em seu corpo, pelas cicatrizes que carrega em sua alma, por ser velho e por ser novo e pelo fato de cada pedacinho de você ser uma obra de arte em construção, desde que você acredite em si mesmo.

Agradeço a você por saber cantar, estudar, desenhar, jogar, torcer, escrever bem, falar em público, dançar, liderar, por fazer tudo aquilo que não sei e admiro, pois se não me traz o ímpeto de aprendê-lo, ao menos me torna espectador a inebriar-me com seu ofício.

Agradeço a você por ser do outro time, do outro ideal, do outro edifício, de outra cidade, por ultrapassar barreiras e, ao mesmo tempo, ter seus limites muito bem definidos, prolongando-se, mas respeitando o espaço alheio.

Agradeço a você por seu peso, seu tamanho, pelos seus excessos e também suas faltas, aos quais reconhece plenamente e me incitam a reconhecer meus tantos e meus poucos também.

Agradeço a você pelo sorriso farto que ostenta e por, de um momento para o outro, chorar as lágrimas que receio não caberem em meu rosto.

Agradeço a você por ter a cabeça em ordem e também por ter alguns parafusos a menos, mostrando a mim diariamente que há muito mais poesia na desordem do que sonha a nossa medíocre filosofia.

Agradeço a você por você ser homem e também por ser mulher e por poder ser tudo junto e misturado. Agradeço por você sentir prazer sem medo, por transar com quem tiver vontade e por me fazer entender que para se amar é preciso somente permitir-se a isso.

Agradeço a você por saber falar e calar, dissuadir, imprimir seus argumentos em salas cheias ou diante do espelho, pois não é seu discurso que me convence, mas sua moral e sua veracidade.

Agradeço a você imensamente por ser diferente de mim, pois é dessa forma que me vasculho, que mergulho em minhas enchentes e descubro, em pequenas braçadas, tudo aquilo que sou, nunca fui ou ainda quero me tornar.


Comentários via Facebook

22 comentários:

  1. Aline M. Oliveira2 de abril de 2019 14:27

    Que texto lindo! Isso é uma declaração de amor tão real! Outro dia falei isso pro meu marido, agradeci por ele ser tão diferente de mim, em tantas maneiras, me permitindo amá-lo e assim, evoluir com ele. Porque é bem isso o amor, amar o diferente e as diferenças. Achei um texto muito importante para quem ainda acredita que o outro tenha que ser como você, ou do jeito que você quer. As diferenças é que deixam tudo mais belo!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo4 de abril de 2019 22:24

      Aline, fiquei imensamente feliz com seu comentário. As diferenças agregam de uma forma que muitos ainda teimam em questionar...é uma declaração de amor a qualquer ser humano.
      Beijos.

      Excluir
  • Oi Francine,
    Amei seu texto leve, fluido e cheio de amor! Amor nas palavras, nas rimas e nas entrelinhas.
    Agradeço a voce por permitir-se ser, amar e viver!
    Beijos,
    Andre | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo12 de abril de 2019 20:33

      André, se tem uma coisa que carrego por aí é amor e me enche o coração saber que você sentiu isso. Obrigada demais pelas palavras e carinho. Beijos.

      Excluir
  • Polly - Entre Livros e Personagens8 de abril de 2019 14:32

    Olá, tudo bom?
    Que texto inspirador! Sério, terminei e fiquei um tempo refletindo sobre suas palavras e sobre a importância de se exaltar e se respeitar as diferenças. Agradeço a você por nos presentear com palavras tão belas, que tocam a alma. ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo12 de abril de 2019 20:34

      Polly, tudo bem e você? Que maravilha é saber que esse texto gerou uma reflexão em você. O presente é todo meu em receber palavras como as suas. Beijos.

      Excluir
  • Como sempre seu texto é lindo!!!! Você escreve maravilhosamente bem! Parabéns!

    Sim, também é na diferença que me inspiro. Que tenho forças para continuar. Quando vejo um outro alguém que ultrapassou seus limites, que não desistiu, que foi o que gostaria de ter sido, sinto ânimo de prosseguir, de me renovar, de aprender mais, arriscar mais, ser mais. Viver.

    Obrigada pelo lindo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo12 de abril de 2019 20:35

      Luna, muito muito muito obrigada! E obrigada por compartilhar sua reflexão, que bom encontrar pessoas como você pelo caminho. Beijão.

      Excluir
  • Book Obsession9 de abril de 2019 13:07

    Meu Deus!
    Cada texto que leio aqui me apaixono mais por sua escrita.
    Lindo, profundo, sensível. Somos tão diferentes uns dos outros e temos tanto a aprender conosco e com os outros que nos inspiramos a cada dia em sermos ser humanos melhores nessa grande aventura e trajetória da qual chamamos de vida.
    Parabéns!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo12 de abril de 2019 20:37

      Camila!!! Obrigada de todo coração. Tenho tanta paixão em me expor em palavras que ouvir você falar em apaixonar-se é sentir que tudo vale a pena. Beijos enormes.

      Excluir
  • Ola!

    Que cronica incrivel a sua! Simples, linda, porem ao mesmo intensa e cheia de significados. Parabéns pela sua capacidade de escrita e obrigada por compartilhar o seu texto conosco

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo12 de abril de 2019 20:38

      Muito obrigada mesmo pelos comentários e elogios. Incrível é você vir até aqui para transmitir esse carinho. Beijos enluarados.

      Excluir
  • Antonia Isadora de Araújo Rodrigues9 de abril de 2019 23:28

    Olá Francine!!!
    Que crônica mais tapa na cara e feita para refletirmos... Adorei como ela tem todo um sigficado e agradeço imensamente também a você por ter trazido um texto assim para lermos.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo12 de abril de 2019 20:39

      Olá, Antonia. Não encaro como um "tapa na cara", mas como uma sacudidela, que tal? Eu é que agradeço a você por estar aqui e participar. Beijos.

      Excluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros