Destaques

RIA SEU RISO

Por Francine S. C. Camargo •
domingo, 5 de agosto de 2018
“Livrai-me de tudo que me trava o riso.”
(Caio Fernando Abreu)


 Por onde andava, ninguém sabia ao certo, havia muito que não concedia o ar de sua graça, graça mesmo, por inteiro. Atrás das responsabilidades, boletos, relações enganosas e eclipses do dia, o Riso se perdera. Não se mostrava na rotina, não aparecia nas horas escuras, nem no calor das piadas, já que era mais fácil ser sério, era mais fácil ser brando, era mais simples ser vazio.

 Mas havia sede, desespero pelo contentamento, a tristeza não tem fim, o Riso sim, tem hora para começar e limite para acabar, então não poderia entrar com calma, sem ocupar muito espaço, tinha que preencher todos os poros, abrir bem os pulmões, aerar a garganta, hipersalivar os dentes, arregaçar a alma para esse soco de liberdade.

 O Riso tem sim a sua hora, no entanto, eterniza um simples instante.

 Para quem segue muito armado de si, o Riso nem sempre engana, pois fica difícil sair, mas se pego desprevenido, ele chega para transbordar. Chega para se atirar mesmo, é um interruptor da loucura, uma pausa nobre e bem encaixada para a dor, um energizante para quem vem se arrastando pelas pedras de seus caminhos.

 Uma boa risada deveria ser transmitida em rede nacional, tocar na rádio, ter zilhões de visualizações no Youtube, com direito a close no céu da boca, zoom na lágrima espremida no canto do olho, foco na melancolia que foi empurrada contra a parede nesse momento de magia e insensatez.

 O Riso não quer saber de rsrs ou hehe, ele quer muito kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, muito hahahahahaha... bem comprido, com reticências, que é para o Riso fingir que não termina nunca, que o dia não termina. O Riso quer saber do áudio com explosão, risada vívida, em tempo real.

 Tudo bem que não precisa ser histérica, mas também risada contida é muito pobre, desmerecida. O Riso prefere aquelas caras que ficam abertas, sem ocultar as rugas, aquela gargalhada de quem tem beleza no íntimo e é essa que importa ser exibida.

 Enfim, ela sucumbiu, permitiu ao Riso sair, e todo o mundo ao redor riu sua risada, gargalhou junto. Também fez chorar, porque o Riso lambuza o rosto de euforia e a lágrima maximiza o prazer, além de lavar e levar o que é ultrapassado consigo.

 E que muitos risos se abeirem, desçam ladeira abaixo, viajem sem fronteira e se joguem no abismo, que isso mal não faz e sim enternece. E que, dessa forma, o novo surja, freie o simples, o brando, o vazio e que o peito se infle e os olhos se fechem para que o Riso seja longo e seja todo dele, todo nosso, completo em si.

Comentários via Facebook

24 comentários:

  1. Leitura Enigmática8 de agosto de 2018 08:46

    Rir faz bem para a alma. Todos deveriam rir pelo menos uma vez por dia. Gostei muito do seu texto.

    ResponderExcluir
  2. Francine S. C. Camargo8 de agosto de 2018 22:48

    Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Cabine de Leitura9 de agosto de 2018 11:26

    Que texto lindo e inspirador. Perdemos a noção da importância do riso na correria do dia-a-dia, acho que tudo se resumiu ao "rsrs" das redes sociais e ao mau humor da vida real, infelizmente! Enfim, adorei as palavras.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo9 de agosto de 2018 13:21

      Obrigada, Camila. Você disse tudo: o disfarce do nosso mau humor real através de letrinhas nas redes sociais. Abração.

      Excluir
  • Heiii, tudo bem?
    Ahh lindo texto!
    Acho que rir quebra aquela tensão, as vezes a gente sorrir ao lembrar de algo bom e nem nota o movimento da boca pra cima, é mto gratificante ver alguem sorrindo e saber que é por sua causa.
    Um texto inspirador.
    Beijos.

    Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo28 de agosto de 2018 19:39

      Suzzy! Obrigada pelo carinho. Beijão.

      Excluir
  • Aline M. Oliveira14 de agosto de 2018 10:37

    Oi! Que texto lindo. O riso sempre afasta muitos sentimentos ruins, e as vezes a gente se esquece de como sorrir, somente pode ajudar a melhorar um sentimento ruim ou simplesmente melhorar o dia.. Rir as vezes é mesmo o melhor remédio! Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo28 de agosto de 2018 19:40

      Aline, rir faz bem para a gente e para quem está ao redor...precisamos tanto disso, não? Beijos.

      Excluir
  • Vir ao seu blog e ler seus textos é um balsamo em um mundo de convivência tão dura e individualista. Suas palavras me animam, me inspiram, me fazem feliz.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo28 de agosto de 2018 19:42

      Ivi querida, muito obrigada pelo carinho, não imagina como suas palavras me motivam. Só uma correção, o blog é do Mairton, os méritos são dele, mas a gente acaba se sentindo parte disso tudo, então, é um pouco seu, um pouco de todo mundo que passa por aqui. Beijão.

      Excluir
  • Adorei seu texto! Muito inspirador e necessário, principalmente diante das tantas crises que temos vivido e que por vezes arrancam nosso riso. Rir é uma das melhores formas de espantar a dor e uma "ferramenta" que nos ajuda a suportar a correria do dia a dia. Quando rimos com sinceridade a nossa alma se abre para o mundo, e é incrível. Texto lindo!! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo28 de agosto de 2018 19:43

      Wes, adorei seu comentário, assino embaixo junto com você sobre a necessidade do riso. Beijão.

      Excluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros