RIA SEU RISO

Por: Francine S. C. Camargo - 23:39

“Livrai-me de tudo que me trava o riso.”
(Caio Fernando Abreu)


 Por onde andava, ninguém sabia ao certo, havia muito que não concedia o ar de sua graça, graça mesmo, por inteiro. Atrás das responsabilidades, boletos, relações enganosas e eclipses do dia, o Riso se perdera. Não se mostrava na rotina, não aparecia nas horas escuras, nem no calor das piadas, já que era mais fácil ser sério, era mais fácil ser brando, era mais simples ser vazio.

 Mas havia sede, desespero pelo contentamento, a tristeza não tem fim, o Riso sim, tem hora para começar e limite para acabar, então não poderia entrar com calma, sem ocupar muito espaço, tinha que preencher todos os poros, abrir bem os pulmões, aerar a garganta, hipersalivar os dentes, arregaçar a alma para esse soco de liberdade.

 O Riso tem sim a sua hora, no entanto, eterniza um simples instante.

 Para quem segue muito armado de si, o Riso nem sempre engana, pois fica difícil sair, mas se pego desprevenido, ele chega para transbordar. Chega para se atirar mesmo, é um interruptor da loucura, uma pausa nobre e bem encaixada para a dor, um energizante para quem vem se arrastando pelas pedras de seus caminhos.

 Uma boa risada deveria ser transmitida em rede nacional, tocar na rádio, ter zilhões de visualizações no Youtube, com direito a close no céu da boca, zoom na lágrima espremida no canto do olho, foco na melancolia que foi empurrada contra a parede nesse momento de magia e insensatez.

 O Riso não quer saber de rsrs ou hehe, ele quer muito kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, muito hahahahahaha... bem comprido, com reticências, que é para o Riso fingir que não termina nunca, que o dia não termina. O Riso quer saber do áudio com explosão, risada vívida, em tempo real.

 Tudo bem que não precisa ser histérica, mas também risada contida é muito pobre, desmerecida. O Riso prefere aquelas caras que ficam abertas, sem ocultar as rugas, aquela gargalhada de quem tem beleza no íntimo e é essa que importa ser exibida.

 Enfim, ela sucumbiu, permitiu ao Riso sair, e todo o mundo ao redor riu sua risada, gargalhou junto. Também fez chorar, porque o Riso lambuza o rosto de euforia e a lágrima maximiza o prazer, além de lavar e levar o que é ultrapassado consigo.

 E que muitos risos se abeirem, desçam ladeira abaixo, viajem sem fronteira e se joguem no abismo, que isso mal não faz e sim enternece. E que, dessa forma, o novo surja, freie o simples, o brando, o vazio e que o peito se infle e os olhos se fechem para que o Riso seja longo e seja todo dele, todo nosso, completo em si.

Se você gostou também vai gostar de:

24 comentários

  1. Rir faz bem para a alma. Todos deveriam rir pelo menos uma vez por dia. Gostei muito do seu texto.

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo e inspirador. Perdemos a noção da importância do riso na correria do dia-a-dia, acho que tudo se resumiu ao "rsrs" das redes sociais e ao mau humor da vida real, infelizmente! Enfim, adorei as palavras.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Camila. Você disse tudo: o disfarce do nosso mau humor real através de letrinhas nas redes sociais. Abração.

      Excluir
  3. Que texto mais perfeito! Rir hoje em dia está cada vez mais difícil com as dificuldades do dia a dia e do país. Mas é sempre bom lembrar que rir é o melhor remédio.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Siiiiim, rir é o melhor remédio, terapia, chazinho para aquecer, melhor viagem, melhor rotina, melhor tudo! Beijos.

      Excluir
  4. Oie!
    Que texto perfeito!
    Realmente, que o riso, o sorriso seja transmitido em todos os lugares. QUe mesmo diante das dificuldades, possamos sempre sorrir, pois é algo contagiante, e nos faz mudar.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Heiii, tudo bem?
    Ahh lindo texto!
    Acho que rir quebra aquela tensão, as vezes a gente sorrir ao lembrar de algo bom e nem nota o movimento da boca pra cima, é mto gratificante ver alguem sorrindo e saber que é por sua causa.
    Um texto inspirador.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Oi! Que texto lindo. O riso sempre afasta muitos sentimentos ruins, e as vezes a gente se esquece de como sorrir, somente pode ajudar a melhorar um sentimento ruim ou simplesmente melhorar o dia.. Rir as vezes é mesmo o melhor remédio! Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, rir faz bem para a gente e para quem está ao redor...precisamos tanto disso, não? Beijos.

      Excluir
  7. Ola!
    Que texto mais lindo e inspirador!! Acho que atualmente, nossa geração esqueceu o poder e as consequencias que um simples sorriso pode ter em nosso dia.
    Linda palavras, parabens!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie amore,

    rsrsrsr
    Que texto maravilhoso... Muitos risos pra nós!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    Rir é tão bom, mas rir de tudo é desespero. Haha. Eu já enfrentei muitos momentos tenebrosos na minha vida, mas foi por causa deles que eu aprendi a valorizar esse meu riso. Adorei o texto, bem original. Haha.

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Vir ao seu blog e ler seus textos é um balsamo em um mundo de convivência tão dura e individualista. Suas palavras me animam, me inspiram, me fazem feliz.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivi querida, muito obrigada pelo carinho, não imagina como suas palavras me motivam. Só uma correção, o blog é do Mairton, os méritos são dele, mas a gente acaba se sentindo parte disso tudo, então, é um pouco seu, um pouco de todo mundo que passa por aqui. Beijão.

      Excluir
  11. Adorei seu texto! Muito inspirador e necessário, principalmente diante das tantas crises que temos vivido e que por vezes arrancam nosso riso. Rir é uma das melhores formas de espantar a dor e uma "ferramenta" que nos ajuda a suportar a correria do dia a dia. Quando rimos com sinceridade a nossa alma se abre para o mundo, e é incrível. Texto lindo!! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wes, adorei seu comentário, assino embaixo junto com você sobre a necessidade do riso. Beijão.

      Excluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário