Destaques

[RESENHA] DICIONÁRIO DE ANIMAIS COM OUTROS SIGNIFICADOS

Por Salvattore Mairton •
sexta-feira, 3 de agosto de 2018
Autor: Wagner Azevedo
Editora: Drago Editorial
Ano: 2018
Onde Comprar: Drago Editorial

Recebido em Parceria com o autor

No segundo semestre de 2008, em uma aula de língua japonesa na UERJ, a professora Rika Hagino comentou que presenciara no Japão um brasileiro ser empurrado no trem. Ele xingou em japonês “seu cavalo” (como “seu estúpido”), mas o japonês apenas olhou para trás sem entender nada... Esse relato foi interessante para sabermos que não são todas as culturas que têm a mesma percepção linguística para os usos de determinados vocábulos ou locuções com outros significados. Foi depois deste episódio que tive a ideia de elaborar um dicionário sobre os nomes de animais com outros significados para apresentar a curiosidade a todos e que ajudasse os estrangeiros estudantes da língua portuguesa do Brasil a compreender melhor nosso idioma. A princípio era apenas com os nomes dos animais; depois fiz a segunda parte com os membros do corpo, também com outros significados; a terceira com os coletivos e a quarta com vocábulos homônimos que o povo confunde como sendo de origem animal.

 Quantas e quantas variações de vocabulário, temos em nosso país? E nomes de animais, em muitos lugares podem ser usados como expressões. O que você faria se fosse chamado de "Jacu" (uma espécie de ave)? Se alguém lhe disser isso, ele apenas esta dizendo que você é inocente, bobo. 

 Wagner Azevedo traz aos leitores brasileiros, um novo tipo de dicionário. Passando por várias expressões, palavras e animais, o Dicionário de Animais com Outros Significados, é aquele que devemos ter em nossa cabeceira sempre que encontramos alguma citação que não entendemos seu significado. 

 Sempre trazendo onde as palavras foram citadas, o autor demonstra total conhecimento do que está citando e mostra que a pesquisa foi árdua e sem limites. Citando músicas, revistas em quadrinhos s livros, Wagner procura demonstrar ao leitor o quanto aqueles animais têm Significados diferentes por onde passam.

 Quem nunca ouviu a expressão "ter minhocas na cabeça" que insinua que a pessoa é muito imaginativa, que foi citada em Das Trips, Coração do escritor Dau Bastos. Para você o que seria alguém "raposeiro"? Seria um criador de raposas? Nada disso, quando você encontrar uma pessoa astuta e traiçoeira, pode chama-la de Raposeira. 

 Wagner Azevedo traz algo novo, diferente do que já temos visto. Seu dicionário, pode ser imortalizado e consultado principalmente por escritores, em busca de diversificar a linguagem de suas obras. O estudo e a pesquisa feita pelo autor pode ser apreciada consultando os verbetes por ele citado. E Wagner não pretende parar por ai, já que ele publicou outro dicionário, sobre onomatopéias, e pretende trazer novas pesquisas a tona, além de levar sua obra ao mundo. 

 Publicado pela Drago Editorial, em folhas brancas e uma diagramação bem trabalhada, Dicionário de Animais com Outros Significados é o que o leitor necessita para entender muitas expressões vistas pelos Brasil e pelo mundo.

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Sabedoria Bizantina4 de agosto de 2018 07:51

    Belíssima resenha. As publicações do Wagner Azevedo são mesmo fora do comum e inspiradoras.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros