Destaques

LISTA DE COSTUMES A ATRAIR PARA A VIDA

Por Francine S. C. Camargo •
domingo, 6 de maio de 2018
 Ali estava a vida, invocando seu direito de ser extraordinariamente vivida, mesmo com contrariedades e desvios extrínsecos às vontades. Ela só queria totalidade, só queria muitas brechas e fissuras, só queria passe livre para o que faz bem, para o que deve se aproximar; queria espaço de sobra para o que precisa estacionar por aqui.
 Então, por favor, vida, traga a presença de tudo que for fundamental, nada menos do que isso.

 E são necessários sorrisos aos montes: cheios, claros, quase a contornar o rosto todo. São necessários sorrisos de bom dia, que desmontem as tristezas, que reestruturem a alma, que façam valer as horas, que motivem outros sorrisos em retribuição e para dar continuidade, sem muito esforço, sem forçar nada, mas com toda a força.

 Cortesias nos mais variados graus são absolutamente bem recebidas. A preocupação com a humanidade pode até envolver frases e fotos de efeito, compartilhadas em redes sociais, mas não se pode esquecer que logo ali ao lado, há um ser humano que merece simpatias, respeito e todo o cuidado no trato.

 Abraços são mais do que requisitados sempre. Abraços são disputadíssimos e esfuziam os dias, principalmente quando duram segundos intermináveis e podem ser repetidos, sem justificativa alguma.

 Eliminar pendências, dar “conferes” em listas de tarefas, solucionar velhos conflitos e dissolver mal-entendidos, tudo isso é prioridade na melhoria dos dias e a vida pede urgência nesse item. Porque ela exige leveza e é mais feliz quando dorme as noites com suavidade.

 Relaxar a mente é exercício diário, permitindo que a inspiração surpreenda seu momento, eternize-o, a ponto de despertar tesouros antigos e desconhecidos.

 Também ela, a vida, impõe coragem e faz andar mesmo com medo, faz criar com despudor e traz liberdade para a imperfeição. Cabe tremer de medo, desde que não pare, cabe deixar a imaginação fluir, desde que com verdade, cabe errar desde que não se desista.

 Verdade! A vida inspira verdade. É no olhar, em uma frase, em um passo a passo pareado, na certeza do acolhimento, na verdade de cada gesto desses que o consequente estremecimento traz a catarse dos dias.

 Há, em grande escala, a cobiça pela música, pela literatura: o que se lê, o que se escreve, o que se escuta, o que se canta faz a mente alçar um mergulho bem próximo ao infinito e retornar é incumbência dolorida, porém renovadora, pois quem foi já é outro quando volta.

 Outra companhia imprescindível é a paixão pelo real e pelo irreal, a paixão por tudo que mova, que impeça de ficar estagnado na mesma poltrona, com a cabeça virada sempre na mesma posição. Que a paixão faça moradia onde quer que se esgueirem os pés, que toque sem sutileza, pois também ardor é bem-vindo.

 E, por fim, o que tornaria todas as demais unidades possíveis, é premente acreditar. Acreditar muito, acreditar um tantinho, desacreditar até por instantes para acreditar em seguida com mais amplitude...não importa o nível, não importa o direcionamento, não importa a esfera, mas que se acredite como base, como ponto de partida. Que se acredite com sede, com o corpo, com o espírito; que se acredite no que há fora, que a crença esteja somente lá dentro; quer seja chama tímida de vela, quer seja fé incendiável; que se creia no todo, que se confie nas partes. E ao acreditar, sem sofrimento, a vida se estabelece em direito e, a partir daí, será indubitavelmente vivida no hoje, sem promessas para o depois.

Comentários via Facebook

38 comentários:

  1. Cabine de Leitura9 de maio de 2018 12:02

    Vida... como pode algo tão comum ter tantos mistérios que muitos passam por ela sem entende-lá. Tantas receitas para uma vida melhor vemos por aí e ainda sim muitas das vezes nos sentimos perdidos, andando com medo, como mencionou. Enfim... um belo texto que me fez refletir sobre coisas da vida.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo14 de maio de 2018 20:03

      "Um vento bateu dentro de mim
      Que eu não tive jeito de segurar
      A vida passou pra me carregar
      Preciso aprender os mistérios do mundo pra te ensina"

      Mistério nunca faltará na vida, não, Camila?

      Obrigada por estar sempre por aqui. Grande abraço.

      Excluir
  • Carolina Trigo10 de maio de 2018 21:46

    Oi!
    Acredito muito que pensamentos ruins e atitudes pessimistas trazem coisas ruins e muito problemas, e por causa disso, recentemente venho tentando mudar um pouco.
    Parabéns pelo texto!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo14 de maio de 2018 20:04

      Carolina, obrigada! Acho que mudar a maneira de olhar ao redor é realmente o caminho. Acredite, isso foi escrito por uma pessoa que já foi muuuuuito pessimista e que hoje não deixa o pessimismo passar nem perto. Beijão.

      Excluir
  • Super pertinente ler este texto em dias em que a gente se perde de nós mesmos com afazeres, tensões, expectativas. Adorei o "conferes" que preciso realmente começar a fazer e eliminar as pendencias, mas o Acreditar aind aé o mais intenso.
    Valeu pelo belo texto.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo14 de maio de 2018 20:06

      Acho que os "conferes" fazem diferença no dia a dia, se a gente conseguir enxergá-los com graça, com bom humor, sem muito desespero, imediatismo e obsessão. Mas, com certeza, acreditar ainda é prioridade. Beijão e obrigada, Ivi.

      Excluir
  • Aline M. Oliveira14 de maio de 2018 14:47

    Olá! Faz bem ler um texto assim sempre, porque as vezes a correria do dia a dia deixamos de prestar atenção nas pequenas coisas que melhoram nossas vidas..
    Lembrar que existem coisas mais importantes que ' fazer ou comprar ' ..


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo14 de maio de 2018 20:08

      Exatamente, Aline...deixar fluir, deixar acontecer, fazer acontecer...beijão.

      Excluir
  • Você e seus textos maravilhosos!

    Sim, a gente precisa de tudo o que for bom. Que apenas o que faz bem fique e o resto vá embora.

    O mundo precisa de mais amor, de mais solidariedade, compaixão. Precisamos entender o verdadeiro significado de humanidade.

    Eu já acreditei mais. Hoje em dia não acredito tanto, infelizmente. :( Mas quero. E isso já é um passo, né?rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo15 de maio de 2018 14:37

      Luna, que coisa boa ler isso! Bom, você já sabe qual é o caminho, não? Acreditar, como coloquei no texto, tem várias faces, vários níveis, tenho certeza de que encontrará a maneira que se encaixará na sua vida. Beijos.

      Excluir
  • Olá! Tudo bom?

    Adorei demais o texto! Está de parabéns! Uma das partes que mais gostei foi a do sorrisos, abraços e a de relaxar a mente. Isso de eliminar pendências é o que mais necessito fazer, e estou tentando trabalhar nessa melhoria e espero conseguir. ❤️

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo15 de maio de 2018 14:38

      Boa, Bruna, espero mesmo que consiga, é muito gratificante eliminar pendências físicas ou emocionais. Obrigada pelo carinho. Beijão.

      Excluir
  • Book Obsession15 de maio de 2018 17:34

    Olá!
    Que texto incrível!
    Passamos a vida querendo tantas coisas e esquecemos de gestos tão simples que são capazes de alegrar e mudar muito a vida de muitas pessoas.
    Precisamos aproveitar mais o que a vida tem de bom para nos oferecer e sermos gratos por contemplar a simplicidade das coisas.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo17 de maio de 2018 22:46

      Camila, obrigada! É...há tanto o que olhar, agradecer, cultivar, não? Beijão.

      Excluir
  • Maria Luíza Lelis15 de maio de 2018 21:54

    Olá, tudo bem?
    Que belo texto e que linda reflexão sobre a vida. Acho que, às vezes, procuramos a felicidade apenas em coisas grandiosas e em ter sempre mais bens materiais e esquecemos de valorizar os gestos mais simples. Um sorriso de bom dia ou um abraço sincero são capazes de transformar o dia de uma pessoa. Além disso, acredito que adotar uma postura negativa diante da vida, sem valorizar o que se tem, acaba atraindo ainda mais coisas ruins.
    Para mim, o melhor é tentar levar a vida com otimismo, valorizando os pequenos momentos de alegria (que, se pensarmos bem, não são tão pequenos assim) e aproveitando sempre a presença daqueles que amamos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo17 de maio de 2018 22:47

      Oi, Maria Luíza, tudo bem e contigo?
      Penso que a vida é feita de instantes, esses momentos simples que fazem os dias valerem, que eternizam nossas emoções.
      Beijão.

      Excluir
  • Olá
    Eu adorei essa crônica. A vida tem tantas coisas boas para serem vividas mas nós sempre colocamos tudo em primeiro lugar e não vivemos ela ao máximo. Hoje posso dizer que vivo melhor ela do que há um tempo atrás, mas é sempre bom nos depararmos com textos que nos motivam cada vez mais.
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo17 de maio de 2018 22:48

      Obrigada, Renata, que bom ler isso, que bom que a gente pode se sentir desafiada a se reinventar, não é? Beijos.

      Excluir
  • Acreditar,
    nem sempre consigo, sabe? Por mais que eu tente, vez ou outra me vejo vacilando. Mas não demora muito para que eu consiga retomar o caminho. Adorei seu texto, é tão real e inspirador que despertou inúmeras reflexões em mim e acredito que em várias outras pessoas. Parabéns!

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo17 de maio de 2018 22:54

      Delmara, e quem não vacila??? Se não houvesse hesitações, descrenças, não haveria sobre o que escrever, não?Obrigada pelas palavras, se despertou reflexões, missão cumprida! Abração.

      Excluir
  • Tamires Marins18 de maio de 2018 01:04

    Concordo que a vida precisa de leveza. A gente complica as coisas que deveriam ser simples. Simples, não fáceis. Viver é complicado, mas certas atitudes como as descritas torna tudo mais leve e suportável. Realmente temos que acreditar. Hoje em dia é complicado, vivemos desconfiados, mas temos que trabalhar esse aspecto em nós.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo21 de maio de 2018 23:00

      Tamires, você falou algo tão real, as coisas realmente podem ser mais simples e isso não tem nada a ver com "ser fáceis". Beijão.

      Excluir
  • Instantes Memoraveis18 de maio de 2018 17:21

    Olá, tudo bom?

    Lindo texto! A vida precisa de coisas mais leves, simples e de atitudes delicadas. Nós vivemos um momento tão pessimista que está difícil acreditarmos em algo bom, mas que, em pequenas ações, podemos ver a diferença. Precisamos parar de dar risadas nas mensagens no celular enquanto nem esboçamos sorrisos na vida real e começar a começarmos a refletir o que podemos mudar para a nossa vida ficar melhor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo21 de maio de 2018 23:02

      Olá! Tudo ótimo e com você?
      Leveza é a palavra de ordem. E que possamos rir uns para os outros, rir também das mensagens no celular também (há sempre algum querido distante que a internet traz para mais perto), desde que a gente reconheça que não dá para ficar com a cabeça abaixada por muito tempo. Abraços.

      Excluir
  • Oie!
    Uau... sabe aquele texto que é um verdadeiro tapa na cara para as pessoas que só conseguem ver o lado ruim de tudo? Bom, seu texto é um belo exemplo disso! Adorei cada palavra e principalmente a mensagem e a lição que você tentou e conseguiu transpassar para o leitor.
    Meus sinceros parabéns e espero poder conferir outras crônicas suas em breve.

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo21 de maio de 2018 23:07

      Oie, meninas do Livros e Tal (Ana e Mayara, já estou seguindo...)!
      Espero que esse tapa na cara não tenha doído muito, que tenha sido só um "toque" de alguém que está aprendendo a seguir a vida dessa maneira.
      Apareçam sempre!

      Excluir
  • Gabrielly Marques20 de maio de 2018 20:07

    A vida é mesmo tão misteriosa, em todos os seus detalhes, no dia a dia, em como nos relacionamos com o outro e com o desconhecido. Gostei bastante do seu texto, bem reflexivo... me fez pensar bastante *-*

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo21 de maio de 2018 23:07

      Gabrielly, obrigada pelas palavras e que bom refletir sobre nós mesmos, não? Beijão.

      Excluir
  • Bru Costabeber20 de maio de 2018 22:16

    Olá!
    Achei seu post muito inspirador e fiquei muito pensativa com um de seus últimos parágrafos. Acho que amar o real e irreal é algo que não podemos esquecer em momento algum da nossa vida. Se post está inspirador para caramba. Vou compartilhar com os amigos.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine S. C. Camargo21 de maio de 2018 23:08

      Que máximo, Bruna. Fiquei feliz com suas palavras. Obrigada. Beijos.

      Excluir
  • Adicionar comentário

    Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

    Publicidade

    iunique studio criativo

    Instagram

      © Refúgio Literário – In Livros