LISTA DE COSTUMES A ATRAIR PARA A VIDA

Por: Francine S. C. Camargo - 00:08

 Ali estava a vida, invocando seu direito de ser extraordinariamente vivida, mesmo com contrariedades e desvios extrínsecos às vontades. Ela só queria totalidade, só queria muitas brechas e fissuras, só queria passe livre para o que faz bem, para o que deve se aproximar; queria espaço de sobra para o que precisa estacionar por aqui.
 Então, por favor, vida, traga a presença de tudo que for fundamental, nada menos do que isso.

 E são necessários sorrisos aos montes: cheios, claros, quase a contornar o rosto todo. São necessários sorrisos de bom dia, que desmontem as tristezas, que reestruturem a alma, que façam valer as horas, que motivem outros sorrisos em retribuição e para dar continuidade, sem muito esforço, sem forçar nada, mas com toda a força.

 Cortesias nos mais variados graus são absolutamente bem recebidas. A preocupação com a humanidade pode até envolver frases e fotos de efeito, compartilhadas em redes sociais, mas não se pode esquecer que logo ali ao lado, há um ser humano que merece simpatias, respeito e todo o cuidado no trato.

 Abraços são mais do que requisitados sempre. Abraços são disputadíssimos e esfuziam os dias, principalmente quando duram segundos intermináveis e podem ser repetidos, sem justificativa alguma.

 Eliminar pendências, dar “conferes” em listas de tarefas, solucionar velhos conflitos e dissolver mal-entendidos, tudo isso é prioridade na melhoria dos dias e a vida pede urgência nesse item. Porque ela exige leveza e é mais feliz quando dorme as noites com suavidade.

 Relaxar a mente é exercício diário, permitindo que a inspiração surpreenda seu momento, eternize-o, a ponto de despertar tesouros antigos e desconhecidos.

 Também ela, a vida, impõe coragem e faz andar mesmo com medo, faz criar com despudor e traz liberdade para a imperfeição. Cabe tremer de medo, desde que não pare, cabe deixar a imaginação fluir, desde que com verdade, cabe errar desde que não se desista.

 Verdade! A vida inspira verdade. É no olhar, em uma frase, em um passo a passo pareado, na certeza do acolhimento, na verdade de cada gesto desses que o consequente estremecimento traz a catarse dos dias.

 Há, em grande escala, a cobiça pela música, pela literatura: o que se lê, o que se escreve, o que se escuta, o que se canta faz a mente alçar um mergulho bem próximo ao infinito e retornar é incumbência dolorida, porém renovadora, pois quem foi já é outro quando volta.

 Outra companhia imprescindível é a paixão pelo real e pelo irreal, a paixão por tudo que mova, que impeça de ficar estagnado na mesma poltrona, com a cabeça virada sempre na mesma posição. Que a paixão faça moradia onde quer que se esgueirem os pés, que toque sem sutileza, pois também ardor é bem-vindo.

 E, por fim, o que tornaria todas as demais unidades possíveis, é premente acreditar. Acreditar muito, acreditar um tantinho, desacreditar até por instantes para acreditar em seguida com mais amplitude...não importa o nível, não importa o direcionamento, não importa a esfera, mas que se acredite como base, como ponto de partida. Que se acredite com sede, com o corpo, com o espírito; que se acredite no que há fora, que a crença esteja somente lá dentro; quer seja chama tímida de vela, quer seja fé incendiável; que se creia no todo, que se confie nas partes. E ao acreditar, sem sofrimento, a vida se estabelece em direito e, a partir daí, será indubitavelmente vivida no hoje, sem promessas para o depois.

Se você gostou também vai gostar de:

38 comentários

  1. Vida... como pode algo tão comum ter tantos mistérios que muitos passam por ela sem entende-lá. Tantas receitas para uma vida melhor vemos por aí e ainda sim muitas das vezes nos sentimos perdidos, andando com medo, como mencionou. Enfim... um belo texto que me fez refletir sobre coisas da vida.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Um vento bateu dentro de mim
      Que eu não tive jeito de segurar
      A vida passou pra me carregar
      Preciso aprender os mistérios do mundo pra te ensina"

      Mistério nunca faltará na vida, não, Camila?

      Obrigada por estar sempre por aqui. Grande abraço.

      Excluir
  2. Oi!
    Acredito muito que pensamentos ruins e atitudes pessimistas trazem coisas ruins e muito problemas, e por causa disso, recentemente venho tentando mudar um pouco.
    Parabéns pelo texto!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, obrigada! Acho que mudar a maneira de olhar ao redor é realmente o caminho. Acredite, isso foi escrito por uma pessoa que já foi muuuuuito pessimista e que hoje não deixa o pessimismo passar nem perto. Beijão.

      Excluir
  3. Super pertinente ler este texto em dias em que a gente se perde de nós mesmos com afazeres, tensões, expectativas. Adorei o "conferes" que preciso realmente começar a fazer e eliminar as pendencias, mas o Acreditar aind aé o mais intenso.
    Valeu pelo belo texto.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os "conferes" fazem diferença no dia a dia, se a gente conseguir enxergá-los com graça, com bom humor, sem muito desespero, imediatismo e obsessão. Mas, com certeza, acreditar ainda é prioridade. Beijão e obrigada, Ivi.

      Excluir
  4. Olá! Faz bem ler um texto assim sempre, porque as vezes a correria do dia a dia deixamos de prestar atenção nas pequenas coisas que melhoram nossas vidas..
    Lembrar que existem coisas mais importantes que ' fazer ou comprar ' ..


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Aline...deixar fluir, deixar acontecer, fazer acontecer...beijão.

      Excluir
  5. Oie!

    Tantas coisas nesse texto que é tão diário e não notamos e muitas vezes deixamos de fazer, pequenas coisas que tornariam nossas vidas bem melhores, amei o texto!

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Você e seus textos maravilhosos!

    Sim, a gente precisa de tudo o que for bom. Que apenas o que faz bem fique e o resto vá embora.

    O mundo precisa de mais amor, de mais solidariedade, compaixão. Precisamos entender o verdadeiro significado de humanidade.

    Eu já acreditei mais. Hoje em dia não acredito tanto, infelizmente. :( Mas quero. E isso já é um passo, né?rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luna, que coisa boa ler isso! Bom, você já sabe qual é o caminho, não? Acreditar, como coloquei no texto, tem várias faces, vários níveis, tenho certeza de que encontrará a maneira que se encaixará na sua vida. Beijos.

      Excluir
  7. Olá! Tudo bom?

    Adorei demais o texto! Está de parabéns! Uma das partes que mais gostei foi a do sorrisos, abraços e a de relaxar a mente. Isso de eliminar pendências é o que mais necessito fazer, e estou tentando trabalhar nessa melhoria e espero conseguir. ❤️

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Bruna, espero mesmo que consiga, é muito gratificante eliminar pendências físicas ou emocionais. Obrigada pelo carinho. Beijão.

      Excluir
  8. Que crônica maravilhosa a sua, sabe aquela frase "Só li verdades!"? Então, se aplica totalmente à sua crônica, cheia de costumes que devemos pensar em colocar em nossa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! Tudo bem? Bom te ver por aqui...
      Obrigada pelas palavras. Beijão.

      Excluir
  9. Olá!
    Que texto incrível!
    Passamos a vida querendo tantas coisas e esquecemos de gestos tão simples que são capazes de alegrar e mudar muito a vida de muitas pessoas.
    Precisamos aproveitar mais o que a vida tem de bom para nos oferecer e sermos gratos por contemplar a simplicidade das coisas.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, obrigada! É...há tanto o que olhar, agradecer, cultivar, não? Beijão.

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?
    Que belo texto e que linda reflexão sobre a vida. Acho que, às vezes, procuramos a felicidade apenas em coisas grandiosas e em ter sempre mais bens materiais e esquecemos de valorizar os gestos mais simples. Um sorriso de bom dia ou um abraço sincero são capazes de transformar o dia de uma pessoa. Além disso, acredito que adotar uma postura negativa diante da vida, sem valorizar o que se tem, acaba atraindo ainda mais coisas ruins.
    Para mim, o melhor é tentar levar a vida com otimismo, valorizando os pequenos momentos de alegria (que, se pensarmos bem, não são tão pequenos assim) e aproveitando sempre a presença daqueles que amamos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Luíza, tudo bem e contigo?
      Penso que a vida é feita de instantes, esses momentos simples que fazem os dias valerem, que eternizam nossas emoções.
      Beijão.

      Excluir
  11. Olá
    Eu adorei essa crônica. A vida tem tantas coisas boas para serem vividas mas nós sempre colocamos tudo em primeiro lugar e não vivemos ela ao máximo. Hoje posso dizer que vivo melhor ela do que há um tempo atrás, mas é sempre bom nos depararmos com textos que nos motivam cada vez mais.
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Renata, que bom ler isso, que bom que a gente pode se sentir desafiada a se reinventar, não é? Beijos.

      Excluir
  12. Olá,

    Ultimamente tenho procurado muito sobre hábitos para tornar a vida mais agradável, organizada e saudável, então seu texto veio em boa hora, gostei muito das "recomendações", espero segui-las a risca.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayenne, que delícia ler isso. Posta aqui depois como está sendo esse "seguir a risca". Beijão.

      Excluir
  13. Olá!
    Que crônica inspiradora e reflexiva...
    As vezes é preciso mesmo que paremos para por em perspectiva nossa vida e, o que estados fazendo para torna-la mais agradável.
    Adorei o post.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meninas do Manuscrito (desculpe, não sei bem qual de vocês assina o comentário, Bel, Dani ou Mazi...?). Mas que bom ler isso. Beijão.

      Excluir
  14. Acreditar,
    nem sempre consigo, sabe? Por mais que eu tente, vez ou outra me vejo vacilando. Mas não demora muito para que eu consiga retomar o caminho. Adorei seu texto, é tão real e inspirador que despertou inúmeras reflexões em mim e acredito que em várias outras pessoas. Parabéns!

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delmara, e quem não vacila??? Se não houvesse hesitações, descrenças, não haveria sobre o que escrever, não?Obrigada pelas palavras, se despertou reflexões, missão cumprida! Abração.

      Excluir
  15. Concordo que a vida precisa de leveza. A gente complica as coisas que deveriam ser simples. Simples, não fáceis. Viver é complicado, mas certas atitudes como as descritas torna tudo mais leve e suportável. Realmente temos que acreditar. Hoje em dia é complicado, vivemos desconfiados, mas temos que trabalhar esse aspecto em nós.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamires, você falou algo tão real, as coisas realmente podem ser mais simples e isso não tem nada a ver com "ser fáceis". Beijão.

      Excluir
  16. Olá, tudo bom?

    Lindo texto! A vida precisa de coisas mais leves, simples e de atitudes delicadas. Nós vivemos um momento tão pessimista que está difícil acreditarmos em algo bom, mas que, em pequenas ações, podemos ver a diferença. Precisamos parar de dar risadas nas mensagens no celular enquanto nem esboçamos sorrisos na vida real e começar a começarmos a refletir o que podemos mudar para a nossa vida ficar melhor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo ótimo e com você?
      Leveza é a palavra de ordem. E que possamos rir uns para os outros, rir também das mensagens no celular também (há sempre algum querido distante que a internet traz para mais perto), desde que a gente reconheça que não dá para ficar com a cabeça abaixada por muito tempo. Abraços.

      Excluir
  17. Oie!
    Uau... sabe aquele texto que é um verdadeiro tapa na cara para as pessoas que só conseguem ver o lado ruim de tudo? Bom, seu texto é um belo exemplo disso! Adorei cada palavra e principalmente a mensagem e a lição que você tentou e conseguiu transpassar para o leitor.
    Meus sinceros parabéns e espero poder conferir outras crônicas suas em breve.

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, meninas do Livros e Tal (Ana e Mayara, já estou seguindo...)!
      Espero que esse tapa na cara não tenha doído muito, que tenha sido só um "toque" de alguém que está aprendendo a seguir a vida dessa maneira.
      Apareçam sempre!

      Excluir
  18. A vida é mesmo tão misteriosa, em todos os seus detalhes, no dia a dia, em como nos relacionamos com o outro e com o desconhecido. Gostei bastante do seu texto, bem reflexivo... me fez pensar bastante *-*

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabrielly, obrigada pelas palavras e que bom refletir sobre nós mesmos, não? Beijão.

      Excluir
  19. Olá!
    Achei seu post muito inspirador e fiquei muito pensativa com um de seus últimos parágrafos. Acho que amar o real e irreal é algo que não podemos esquecer em momento algum da nossa vida. Se post está inspirador para caramba. Vou compartilhar com os amigos.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que máximo, Bruna. Fiquei feliz com suas palavras. Obrigada. Beijos.

      Excluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário