Destaques

[RESENHA] INSULAR

Por Salvattore Mairton •
sexta-feira, 27 de abril de 2018
Autor (a): Leonardo Galvão
Editora: 4Letras
Ano: 2017
Nº de Páginas: 194
Onde Comprar: EDITORA 4LETRAS
Livro recebido em parceria com o autor

Um tesouro pirata, banhado a sangue e sofrimento, foi escondido em Ilhabela. Cinco pesquisadores partem para esta paradisíaca ilha do litoral norte de São Paulo em busca do Tesouro do Sombrio. Mas a misteriosa Ilhabela não revelará seus segredos facilmente, testará cada um deles para mostrar que todo homem é uma ilha. Passado e presente se misturam nesta empolgante e misteriosa aventura!

 Olá leitores e leitoras do refúgio, tudo bem com vocês? Espero que sim, e espero que leituras com muitas aventuras e romances tenham feito parte das suas vidas literárias.

 Há algum tempo, resenhei aqui no blog dois livros sobre o mundo pirata: O Pesadelo do Príncipe e Contos e encontros Piratas, do autor Leonardo Henrique Galvão. O primeiro mais voltado ao sobrenatural, e o segundo com várias histórias de piratas pelo Brasil. Hoje, trago do mesmo autor parceiro a crítica do seu mais novo livro Insular, vamos lá ?
QUEM já não ouviu, quando criança, historias e mais histórias de piratas sanguinários e que faziam de tudo para proteger seu grande e valioso tesouro? INSULAR, de Leonardo Henrique Galvão nos faz embarcar em uma viagem recheada desses momentos. O grande tesouro do Pirata Sombrio, escondido na paradisíaca Ilhabela, litoral norte de São Paulo, é o personagem principal deste enredo, por ele muitos perderam suas vidas e outros vão acabar se arrependendo de querer desenterra-lo.

 Cinco pesquisadores, entre eles nossos protagonistas Laura, Carlos e Cézar, partem para a ilha na intenção de encontrar o famoso tesouro do Pirata Sombrio, que muitos falharam em encontrar, e em muitos dos que tentaram não sobriviveram para contar a história. Seria o tesouro amaldiçoado e defendido por forças sobrenaturais ou tudo não passava de uma lenda local? Nossos amigos corajosos querem partir e descobrir por conta própria. Porém, eles se arrependeriam da escolha.

 Leonardo Galvão, como fez em O PESADELO DO PRÍNCIPE, traz o sobrenatural para um enredo com muita ação, tensão e claro um belo romance. Mas não se engane, nada é previsível, aquele seu personagem favorito pode morrer a qualquer momento sem prévio aviso. Nosso autor não economiza nos sustos e suspenses e o livro tem reviravoltas impressionantes capítulo a capítulo.

 A história tem períodos que se passam no presente e passado, fazendo com que o leitor tenha noção do que ainda está por vir e como nossos personagens correm grande perigo. Difícil, não se encantar por Laura com sua coragem e sinceridade, muito menos deixar de se apaixonar pela vontade de vencer de Carlos. E claro deixar de odiar Cezar por suas atitudes nem um pouco sutis na busca do seu grande tesouro. Muitas aventuras, seres estranhos e momentos de tensão aguardam nossos amigos até o desfecho surpreendente de Insular.

 Mais uma vez, estou extremamente contente e feliz por essa leitura. Leonardo Galvão, conseguiu trazer algo inovador e diferente do que vem sendo publicado em nosso meio nacional. Com uma história com cenário completamente nacional e personagens que se aproximam do real, o autor surpreende, encanta e apaixona o leitor do início ao fim.

 INSULAR nos mostra que a literatura nacional não sao só romances de açúcar e romances eróticos. Temos um vasto espaço a ser descoberto e autores como Leonardo, que se renovam em cada obra que escrevem.


Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Cabine de Leitura29 de abril de 2018 10:41

    Já tinha visto o livro, mas não conhecia a sua premissa e saber que a trama se passa no litoral aqui perto é bem legal. Adorando suspense, sustos e sabendo que o autor inovou com essa história completamente nacional, fugindo do hots que vemos aos montes por aí, eu quero muito ler. Dica anotada.

    Abraços
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Luiza Helena Vieira29 de abril de 2018 12:20

    Eu não conhecia o livro nem o autor, mas curti muito a premissa. Adorei que o autor não é versado na previsibilidade porque isso é algo que acaba me decepcionando em várias histórias.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bom?
    Não conhecia o autor ou o livro, e gostei de saber sobre a trama. Gosto de livros com piratas e tal.
    Referente a literatura nacional, não precisaria esse livro pra saber disso, tem muitos livros bons de fantasia por aí, que não são eróticos ou romance água com açúcar. ;)
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. Cap Leonardo Galvão30 de abril de 2018 09:17

    Gostei muito da resenha e fiquei muito contente em saber que apreciou o livro!!! A foto do livro ficou incrível!!! Agradeço pelo seu trabalho carinhoso e profissional e espero que seus leitores apreciem a resenha!!! Convido-os a conhecerem um pouco mais do meu trabalho através do meu blog.

    Um grande abraço e bons ventos!!!

    http://leonardohenriquegalvao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gabrielly Marques30 de abril de 2018 09:37

    Realmente tem muita coisa legal "escondida" na nossa literatura, e é sempre bom ver indicações de livros diferentes assim :D Fiquei interessada nessa premissa e anotei a dica!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Hahaha...
    Achei engraçado você dizer que a literatura nacional não é só de romances românticos e nem eróticos, porque isso é o que menos encontro na Literatura Nacional!
    A premissa desse livro específico não me cativou, mas fiquei super feliz por conhecer mais um talento brasileiro da escrita! Adorei a sua resenha!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Dayhara Martins2 de maio de 2018 00:32

    Mas faz um tempao que a literatura nacional deixou de ser só romance e erótico, e fico feliz demais com isso! Nao conhecia o autor mas gostei bastante da premissa da obra, principalmente pelo fator surpresa, onde nunca sabemos o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
  8. Tamires Marins3 de maio de 2018 02:47

    Oi, Mairton

    Parece ser uma aventura e tanto e adorei que se passa aqui no Brasil e não em um local inventado. Não é meu tipo de história, mas acho que meu sobrinho iria adorar!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. rachel.lins.books@gmail.com3 de maio de 2018 07:40

    Amei esse livro!!! Sempre curti os livros do Leonardo e estão cada vez melhor! Quando começo a ler não consigo parar até terminar. Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    já um bom tempo que não leio um livro de aventura, tenho pegado muitos romances e fantasias e não tenho me permitido ler outros gêneros, confesso que sinto saudades e lendo sua resenha me lembrei do quando gostava de histórias sobrenaturais e nem percebi enquanto me perdia do gênero, fora isso adoraria dar uma chance a uma obra com tais elementos, ainda mais se tratando um nacional;

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  11. Maria Luíza Lelis5 de maio de 2018 21:32

    Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e o autor, mas confesso que fiquei um pouco dividida quanto a ler o livro ou não. Pela sinopse, não é o tipo de livro que me animaria a realizar esta leitura (e confesso que a capa não ajuda). No entanto, é impossível não ser contagiada pela empolgação da sua resenha.
    Gostei de saber que o livro tem tantas reviravoltas e um enredo que surpreende. Acredito que seja uma leitura realmente dinâmica e envolvente.
    Apesar de ainda estar em dúvida quanto ao livro, adorei sua resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Não tenha dúvida que a literatura nacional contemporânea tem muto mais que romances e erotismo. Se fuçar um pouco, a gente encontra outras coisas também. Eu não lembro se já li livros com piratas, mas independente disto, fiquei bem curiosa com este aqui.
    valeu pela indicação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Book Obsession7 de maio de 2018 13:17

    Olá!
    Que dica maravilhosa de leitura. Adoro enredos inovadores e tramas cheias de aventuras e reviravoltas.
    Pelo visto o autor foi muito feliz em compor os personagens e deu até vontade de embarcar na trama.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    O tema piratas é bem bacana, gostei da proposta do livro, ainda mais por ser literatura nacional. É a primeira vez que leio a respeito, vou pesquisar melhor sobre ele para ver se arrisco a leitura.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Aninha Goulart8 de maio de 2018 00:32

    Oiiii,

    Não conhecia a obra e acho que nem o autor, mas achei muito legal essa ideia de colocar uma caça ao tesouro em um local conhecido, adoro estas histórias que a gente cresce ouvindo só que de outros lugares. Já quero conferir.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros