QUANDO SÓ RESTA MUDAR, por FRANCINE CAMARGO

Por: Francine S. C. Camargo - 16:15

 Mudar é preciso, pois viver não é nunca nem para sempre.
 O café esfria e alguns beijos também. E já não há mais sentido em dividir a cama e as manhãs. Mudar é imprescindível, mesmo que aos pequenos goles.
 A casa encolhe e deixa de abrigar tantos planos, brinquedos e risos. Mudar é real, mesmo que sem endereço definido.

 As roupas não servem mais, nem sob a promessa mais adulterada. Ficam justas ou ficam frouxas, isso oprime ou abandona, sufoca ou rejeita. Mudar é atual, vestindo-se por dentro.

 Os livros na estante não precisam seguir a mesma ordenação: por ano, título, autor. Eles pedem algo de liberdade para ir e vir. Mudar é vital, quase literal.

 A língua pede novos sabores. Porque conhece o doce, o amargo, a acidez. Tudo o que quer, por vezes, é arder como fogo. Mudar é chama, queima feito saudade.

 E o ofício também enfastia se o pensamento não flui, não vaza, não dispersa. Quem cria deixa a alma renascer; quem se fecha, padece. Desaparece. Mudar é inadiável, para que o espelho reflita a imagem: reconhecida.

 O calendário segue, o programa do final de semana, do mês que vem, do ano próximo. Tudo vai em sucessão e o tempo escoa. Notável seria se o amanhã fosse hoje, se o ontem fosse apenas uma ligeira cócega na mente e o hoje fosse transformador. Mudar é épico, de um dever atemporal.

 E a vida pode ser preenchida, com amor, com despudor, com crença, com isolamento. Desde que se abra uma caixa corpulenta onde possam ser lançados o desafeto, o desassossego e o receio de seguir. Mudar é desapego e caixas lotadas de desespero devem ser lacradas e esquecidas num canto.

 Caixas vazias precisam ser abertas e abarrotadas, folhas em branco carecem de ser rabiscadas, e, em um silencio ou outro, são prioritários alguns alaridos. Mudar é fazer tudo de novo, mesmo que um pouco igual, pois é uma forma de ressurgir.

 Viver é obrigatório e mudar é para todo o tempo, incessantemente.

Se você gostou também vai gostar de:

39 comentários

  1. Gostei do texto.. Realmente mudar é preciso. Somos camaleões e nos adaptamos a tudo e quando algo não está legal.. é necessário repaginar. Isso em qualquer item da vida do ser humano.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Karini. Sim, camaleões a todo instante, afinal há tantas cores pra experimentar, não é?

      Excluir
  2. Olá! Parabéns pelo texto. A mudança, seja ela em qualquer âmbito, é necessária. Renovar é ter outra chance, uma chance de ser e de fazer melhor.

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aline. Pois é...e as vezes a gente erra tudo de novo, né, paciência...as chances somos nós quem criamos.

      Excluir
  3. "Mudar é desapego e caixas lotadas de desespero devem ser lacradas e esquecidas num canto." Essa frase eu tenho vontade de guardar em um potinho. Na minha vida, a parte mais difícil de uma mudança é o desapego; dói deixar ir o que já fez parte da sua vida e hoje não se encaixa mais.

    Lindo texto!
    https://dementelucidez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, obrigada! Há tanta coisa que não se encaixa e, tantas vezes, a gente fica espremendo, forçando...quando a gente só precisa ter coragem de deixar partir. Concordo com você, é difícil desapegar...mas é um exercício tão necessário...

      Excluir
  4. Adorei o texto! É preciso mudar, a mudança é necessária. Mas muitas vezes na prática é tão difícil né. Eu pelo menos tenho uma dificuldade enorme, quando se trata de mudanças, de algo novo, de mudar minha rotina. Mais não deixo de tentar! Mesmo que sofro no inicio, depois percebo o quanto estava precisando renovar as coisas. rsrsrs
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pollyanna.Realmente não é nada fácil. Maaaaaas...necessário. Por isso você não deixa de tentar, né?

      Excluir
  5. Exato, mudar é mais do que necessário, é o que nos move, caso contrário sempre nos contentariamos com o que temos, a mesmice. Belo texto e que nos traz várias reflexões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dayhara. Mesmice...até a palavra não atrai, né? Que bom refletir, repensar, rever, reviver...

      Excluir
  6. Adorei o texto e já fiquei pensando em mil e umas coisas que estou querendo mudar...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, obrigada. Bora começar??? Mudar é exercício diário.

      Excluir
  7. Oi, tudo bom?
    Parabéns pelo texto! Muito verdadeiro e profundo. Mudanças são necessárias, e acontecem em algum momento. Adorei!

    ResponderExcluir
  8. Siim, mudar é sempre tão renovador. Às vezes mudamos coisas que nem percebíamos que não nos fazia mais bem.
    Adorei a da estante, kkkk. Depois de muito tempo organizando por editora, resolvi realmente deixar meus livros com mais liberdade e separei tudo por cor. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Dessa. E de repente amanhã ou depois você resolve que eles ficarão melhor na estante se estiverem todos misturados, coloridos, com vida própria e assim segue a vida, constantes mudanças que fazem a gente sair um pouco do conforto. Beijão.

      Excluir
  9. Textos assim me deixam melancólica.rsrs Mas eu amei! Viajei pelas palavras, pela maneira como nos faz pensar... viajar para dentro de nós mesmos.

    Eu não aprecio mudanças.rsrs Tenho consciência que mudar é necessário e que isso vai acontecer independentemente da minha vontade. A vida segue. Nada nunca é igual. Mas mudanças significativas costumam me deixar deprimida. Sinto falta do que foi e não é mais. Sinto falta do que tive e não tenho mais. Queria de volta. Queria que a mudança não tivesse acontecido.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luna, difícil ficar totalmente a vontade com as mudanças que estão relacionadas a perdas, escolhas difíceis, transformações radicais que implicam em deixar algo morrer...pode ser bonito na ponta do papel, mas mudar dói. Só que dor faz parte, não. Sentir-se incomodado com o velho faz parte e não quer dizer que o novo chegue cheio de vida e forças, também o novo pode chegar ferindo. E saudade, poxa, "saudade inté que assim é bom". Beijos.

      Excluir
  10. Olá! Tudo bom?

    Adorei demais o texto, principalmente a frase "Mudar é vital, quase literal." A mudança faz parte do mundo, de nós, mudança muitas vezes é essencial para o nosso crescimento e melhora. É algo que não devemos temer, e sim abraçar.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna, tudo bem e você? Concordo com você, mudar é necessário, mas é impreciso...mas o incerto também pode ser agarrado, com ou sem medo. Obrigada pelas palavras.

      Excluir
  11. Ai que coisa mais linda começar o dia lendo um texto tão sensível e ao mesmo tempo pertinente. Sim, a vida precisa ser preenchida com amor e amor por si mesmo, só pra começar.
    Adorei!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ivi. Sim, pra começar, gostar de si mesmo é primordial para que a gente busque o melhor e saia do comodismo. Beijão.

      Excluir
  12. Belo texto! Mudar pode ser assustador às vezes, mas é muito necessário. Em muitas ocasiões nos prendemos a pessoas tóxicas, momentos tóxicos, situações tóxicas apenas por medo do novo e do desconhecido. É preciso coragem para mudar e é preciso entender que nunca é tarde para começar novamente!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamires, também acho que é preciso muita coragem, pois é um salto meio incerto às vezes. E se desprender do velho, daquilo que a gente se acostuma mas que não faz bem, é um ato de renúncia que inevitavelmente faz com a que a gente se transforme. Beijão.

      Excluir
  13. Olá!
    Adorei o texto!
    Realmente estamos em constante mudanças, faz parte do nosso crescimento como ser humano. As vezes damos uns tropeços no caminho, mas é necessário seguir em frente e não nos abater, mesmo que tenhamos medo do que vem a seguir.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, tropeçar faz parte, né, no meio do caminho sempre haverá uma pedra. Com o tempo, a gente aprende a desviar dessa, pular, reconhecer...mas aí tem outra lá na frente e assim seguimos...beijos!

      Excluir
  14. Olá, tudo bem?
    Eu adorei o texto! A mudança faz parte da vida e acho que faz muito bem.
    A gente amadurece, os gostos mudam e a nossa visão de mundo também.
    Então, chega um ponto que é importante se livrar do que não faz mais sentido e seguir em frente, seguir novos caminhos e estar aberto às novidades.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Luíza, tudo bem e você?
      Obrigada pelas palavras e que se livrar do velho e buscar sentidos com todos os sentidos seja uma constante busca em nossas vidas. beijão.

      Excluir
  15. Olá!
    Eu adorei seu texto, parabéns! Eu acho que a mudança traz insegurança, ao mesmo tempo motivação, mas uma hora ou outra temos que mudar. Seja de criança para a fase adulta ou na vida pessoal e profissional. Eu passei por muitas mudanças, das quais me deram muito medo, mas eu cresci com isso e com certeza sou uma pessoa melhor por conta dessas mudanças.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayara, obrigada! Sabe aquela frase clássica de "vai com medo mesmo"? Se isso agrega, te faz crescer, poxa, sempre valerá a pena, né? Beijão.

      Excluir
  16. Olá, tudo bom?

    Lindo texto! Acho que a mudança é fundamental em várias partes da nossa vida. Precisamos de certas mudanças para abrir novas perspectivas e trilhar novas caminhadas. As vezes, entretanto, precisamos de uma folha em branco para preencher com uma nova história, mesmo que seja difícil. As vezes, é necessário.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem e você?
      Você disse tudo, mudar não é somente sair de algo e ir corrigindo ou apagar com a borracha e reescrever. Quantas vezes a gente não precisa amassar a folha, colocar o papel para ser reciclado e outros o usem e pegar uma folha em branco, tentando reescrever a história???? É difícil, mas a vida clama por isso. Abração.

      Excluir
  17. Olá,

    Mudança é sempre algo que assusta, porém é extremamente essencial e importante para nosso crescimento, seja pessoa ou profissional. Gostei muito do conteúdo e da escrita do seu texto, tem muito talento, desejo parabéns.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayenne, obrigada! Esteja sempre à vontade para passar por aqui. Beijão.

      Excluir
  18. Olá!
    Verdade, mudar é preciso, e nos ajudar a crescer, a amadurecer. Experimentar novas coisas, conhecer novas pessoas é algo que é essencial ainda mais hoje em dia, as pessoas caem em uma monotonia, ficam desanimadas, mas não se permitem mudar, florescer. ótimo texto!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tahis, que bom que gostou. Que possamos sempre experimentar o velho, o novo e procurar o que nos cabe. Beijos.

      Excluir
  19. Uma das realidades da vida.
    Mudar é ETERNAMENTE preciso.
    O ciclo da vida não se completa sem as constantes mudanças as quais temos a necessidade de passar.
    parabéns pelo texto.


    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana: Mudar é ETERNAMENTE preciso. Concordo em gênero, número e grau (ainda usam essa expressão ou tô ficando ultrapassada?). Obrigada pelas palavras. Beijão.

      Excluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário