Destaques

[RESENHA] TESOUROS DA TRIBO DE DANA - DOIS MUNDOS

Por Bruno Marukesu •
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
Autor (a): Simone O. Marques
Editora: Buttlerfly
Ano: 2016
Lido em: dezembro de 2017
Nº de Páginas: 256
Onde Comprar: AMAZON
Livro cedido em parceria com a editora

Num futuro distópico, Marina é uma jovem brasileira que carrega a força e os poderes de três grandes deusas celtas. Ela é aquela que cria, acolhe e mata. Protegida por guerreiros, perseguida por mortais e desejada por deuses, precisa encontrar os míticos tesouros da Tribo de Dana se quiser salvar o que restou do mundo...
Ano de 2021. A Terra está devastada e poucos são os sobreviventes. No Brasil, grupos se reúnem em pequenas vilas em torno da água potável. O oásis neste caos fica na Chapada dos Veadeiros, na Fazenda Tribo de Dana, onde vive um povo guerreiro que acredita tudo ser parte dos planos da Grande Mãe. Neste paraíso vive Marina. Considerada o avatar de três grandes deusas celtas, precisa lidar com poderes diversos de cura, vida e morte. Ao abrir o véu que separa o mundo de mortais e deuses, a jovem liberta antigas divindades. E dois domínios distintos estão prestes a colidir quando ela descobre que detém nas mãos o destino da humanidade.


DOIS MUNDOS, primeiro livro da série Tesouro da Tribo de Dana, nos apresenta um Brasil distópico onde o capitalismo ruiu, as cidades grandes se tornaram desabitadas/saqueadas e toda a geografia brasileira foi modificada.

Nossa protagonista, Marina, é a encarnação de três grandes deusas celtas na mitologia explorada pela autora Simone O. Marques. Ela é jovem e por ser o receptáculo dessas divindades é tratada com extremo respeito e cuidado para não despertar a irá das que a habitam.

Marina odeia o tratamento que os habitantes da Fazenda Tribo de Dana tem com ela e se sente sufocada principalmente por não poder fazer suas escolhas livremente. Logo, temos uma personagem teimosa, imatura, ingênua e que não possui amigos por conta de sua importância.

Em pouco mais de duzentas e cinquenta páginas vemos uma jovem enfrentar aventuras que nunca sonhou e tentar a qualquer custo ter sua identidade pessoal reconhecida e não ser somente o corpo que está protegendo três deusas poderosas.

Brian e Artur são os “Sombras”, guerreiros que tem o papel de vigiar/proteger Marina e impedir que faça qualquer ato que possa vir a machucar o seu corpo.

Brian passa a ter uma importância que para mim foi apelativa no intuito somente de trazer identificação para o público leitor que gosta de um belo romance recheado de descobrimento. Preferia que ele tivesse se tornado apenas um belo amigo da protagonista.

As referências da mitologia celta apresentada junto com os seus deuses instiga a leitura onde confiar em algum deus é incerto com risco de ser trapaceado.

Pedro é o co-protagonista mas que não traz nesse primeiro livro importância alguma ou crescimento para o enredo. Acredito que poderá ter um papel fundamental na continuação se a autora o explorar com sabedoria.

Narrado na terceira pessoa do plural cada capítulo tem um protagonista como foco. Uma hora é a Marina, noutra é o Pedro, chegando até a ter trechos onde o Brian e o Artur tem o seu destaque seja em pensamentos como em atitudes.

A escrita da autora é bastante fluída e os cenários, mesmo que às vezes não tão claros, são bem criados. Se percebe o esforço para ser convincente.

Não encontrei furos no enredo, somente alguns mistérios que espero ler suas respostas no próximo volume.

A edição física da obra por parte da editora é primorosa mas ao mesmo tempo simples trazendo mapa em seu interior que na minha opinião é fundamental em qualquer enredo fantástico.

Também, o começo de cada capítulo traz um misterioso cenário como plano de fundo. A fonte das letras são medianas bem como o espaçamento de uma linha para outra. Os capítulos são curtos, o que é ótimo para o leitor que gosta de ter pausas na leitura para respirar. As páginas são amareladas trazendo grande conforto aos olhos em qualquer horário do dia para a leitura.

Recomendo a leitura para aqueles que apostam na fantasia nacional ou em enredo onde apresentam a mitologia celta.

Comentários via Facebook

27 comentários:

  1. Oi. Eu conheço a escrita da autora desde que ela surgiu e curti muito. Não li tudo que ela lançou, mas o que li me agradou bastante. Dei um tempo se livros nacionais. Adoro mitologia celta e fiquei curiosa quanto a esse livro.

    Dela, tenho os livros Paganus, Sambahain.

    Já li Agridoce.

    Tenho que dar continuidade a esses que tenho e li, pois sei que já saiu.

    Eu sempre fico meio assim com séries, sagas e trilogias nacionais, pois já quebrei a cara comprando, lendo e amando.. Para depois descobrir que o autor desistiu de prosseguir com a série ou editora o descartou.

    Mas, vou ver se consigo prosseguir pelo menos com as leituras que já acompanhava.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Que diagramação linda.
    Não conhecia a série e fiquei com vontade de ler. É uma distopia, mas se pararmos para pensar nosso destino não está tão diferente do pano de fundo rs.. Adorei a resenha e pretendo dar uma chance futuramente.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Fernanda Santos Barroso2 de março de 2018 18:45

    Olá!

    Distopia e no solo nacional junto com fantasia? Nossa, o que mais eu poderia pedir? Amei sua resenha e sua sinceridade nela. Algo me diz que eu gostaria do livro, apesar de alguns pontos negativos, então, vou anotar a dica para quando a oportunidade surgir, eu me lembrar dele e o ler.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Já li esse livro e adorei! Que bom que você também gostou!
    A diagramação está perfeita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ritchelly Galani2 de março de 2018 22:56

    Olá! Primeiramente quero dizer que as fotos ficaram lindas!!!
    Sobre o livro, eu não tinha ouvido falar dele antes da sua resenha, parece ter um enredo bem bacana e um cenário bem bonito também. Acho que esse tipo de enredo já vi em alguns animes mas nunca em livro, e saber que este é nacional já fico com vontade de ler.. A edição parece linda e é tão bom saber que tem mapa <3 Muito bacana a dica!

    beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  6. colecionando romances3 de março de 2018 13:27

    Oi Bruno, tudo bem?
    Tenho visto de lido muitos elogios sobre a obra da autora. Não sou fã de fantasia, então dessa vez passo a dica. Sei que é uma autora que vem encantando os leitores com sua escrita e desejo sucesso a ela, apesar de não ser fã do gênero e fico feliz em saber que ela tem muitos leitores que apreciam sua obra. parabéns pela resenha e pela divulgação!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ana Caroline Santos3 de março de 2018 18:31

    Olá, tudo bem? Ai socorro, está uma literatura nacional que tenho curiosidade há muito tempo, mas ainda não tive oportunidade de ler. Gosto da mistura de fantasia com mitologia, e esta parece que veio na medida certa. Estou ansiosa para também ficar fascinada com os mistérios que poderemos desvendar ao longo da série. Adorei!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Beatriz Andrade3 de março de 2018 20:45

    Oi, Bruno. Eu não sou muito chega nos livros da editora, não sou bem o público alvo dos livros deles. Mas essa série eu tenho uma grande curiosidade de ler, acho as capas dos livros lindas e cada volume me deixa ainda mais curiosa que o outro. Eu gostei de ver a sua opinião sobre esse livro e espero conseguir ler também em breve.

    ResponderExcluir
  9. Resenhas da Viviane3 de março de 2018 21:01

    Oi, tudo bem?
    Não conheço o autor mas, ele colocou meus dois gêneros favoritos em uma única história, distopia e fantasia. Com certeza, vou ler essa série ainda esse ano, a capa e diagramação estão lindas.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Dayhara Martins4 de março de 2018 21:18

    Fico feliz em saber que existem referências à mitologia celta, acho que nunca li nada que a envolvesse e acho bacana os autores usando o vasto leque de recursos criativos que possuimos, essa capa realmente é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  11. Achei legal que é uma distopia nacional e amei a diagramação da capa. Acho que seria uma ótima leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Cabine de Leitura5 de março de 2018 11:19

    Gosto de distopia, apesar de ser um tipo de leitura que requer muita da minha atenção. Gosto das referencias mitológicas, mas não entendo a obrigatoriedade de se ter um romance nesse tipo de livro e ainda mais no primeiro volume da série. Apesar de gostar da trama e da ambientação nacional, ainda não me convenci. Vamos ver o que vem por aí.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu adoreeeeei a premissa desse livro! Especialmente por ter protagonista brasileira rsrs e acho que eu vou gostar do romance... sempre acho que falta algo quando não tem kkk (desde que não seja forçado).

    ResponderExcluir
  14. Já havia lido algumas resenhas desse livro, mas a sua é que mais se aprofundou em mostrar pontos que me chamaram atenção. Eu vou anotar a dica. Só fiquei desanimada com esse romance um tanto quanto forçado.

    ResponderExcluir
  15. Olá Bruno, pelos seus comentários o livro parece estar com um enredo bem bacana *-* Além dessa edição toda caprichada pela editora. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  16. Olá Bruno!
    Eu não conhecia nada sobre a mitologia Celta, na verdade nunca tinha ouvido falar e fiquei extremamente curiosa com o desenrolar dessa trama, vale ressaltar que o projeto gráfico como um todo é bem convidativo pois está muito bonito.
    Espero conseguir ler essa história em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Adorei! Um livro de fantasia brasileiro. Uma coisa super importante para nos ajudar a ganhar mais importância mundial no gênero. Gostei da história e já quero muito ler. Gostei da resenha também.

    ResponderExcluir
  18. oi. conheço a autora e o livro e a escrita dela é excepcional, excelente sua resenha e a dica de leitura, a produção de fantasia no Brasil não deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Que livro lindo! Adorei a edição e a diagramação. Sobre a premissa, parece ótimo. Gosto bastante de fantasia e ainda mais quando é de uma autora nacional. Parabéns pela resenha e post.
    Abraços.

    Menino Livros, Haulisson.

    ResponderExcluir
  20. No Conforto dos Livros15 de março de 2018 18:28

    Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda, mas fiquei com vontade de fazer a leitura!! :)

    Enfim, acho ótimo que tenha capítulos curtos e esse cenário tao misterioso como fundo! Vou procurar saber mais!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  21. Nossa que livro lindo! Diagramação perfeita! Não sou muito de fantasia, mas adoro a Mitologia Celta, e gostei muito da premissa do livro. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Que capa mais linda! Não sou muito de livros de fantasia, mas sua resenha me deixou bem curiosa para ler este. Ótima dica!

    ResponderExcluir
  23. A capa é incrível, tem nem como negar!
    Embora eu não esteja numa vibe muito boa de distopia, o fato de ser ambientado no Brasil me deixou mega curiosa!
    Vou anotar a dica com certeza! obrigado!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  24. Maria Luíza Lelis17 de março de 2018 22:36

    Olá, tudo bemw
    Eu gosto muito de fantasia, porém, confesso que a premissa desse livro não despertou minha curiosidade. Por outro lado, não conheço praticamente nada sobre a mitologia celta, então, talvez esta seja uma forma interessante de conhecer um pouco sobre o assunto.
    Fico feliz que tenha gostado da leitura e espero que a continuação resolva os mistérios que esse primeiro volume deixou. Adorei sua resenha e, por causa da mitologia apresentada, vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Olá Bruno,
    Eu já tive a oportunidade de ler esse livro e gostei muito do que encontrei, das questões trabalhadas nele e da força dos personagens, mas eu achei que o suspense e mistério foram trabalhados demais e não temos revelação de nada crucial, sabe?
    Eu adorei sua resenha e tenho vontade de ler a continuação, mas não vi informação sobre isso.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  26. Oie
    parece ser um enredo muito inteligente e diferente, isso me deioxu um tanto curiosa mas não sou fã de fantasia então deixo a dica passar e vou indicar a amigos que podem gostar, bela resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi tudo bem?
    Eu já li esse enredo em outra edição e tenho essa aqui também e a pretendo reler.
    Eu curti muito a história gosto da escrita da Simone, a outra série dela As Filhas de Dana também é maravilhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros