Destaques

DEIXE O SEU UP!

Por Delson Neto •
sexta-feira, 14 de julho de 2017

 Hey, galerinha! Tudo bem com vocês?

 Na última sexta-feira não consegui aparecer por aqui: então esta semana teremos post duplo! Sendo um hoje e o próximo no domingo a noite. Hoje trago algo para pensarmos juntos, principalmente se você, tal como eu, participa de grupos literários no Facebook – daqueles em que nós, autores, divulgamos nossos trabalhos incansavelmente.

 Caso seja uma dessas pessoas, vem comigo. Só de ler a palavra “up” já deve ter uma ideia do que vou falar nessa sexta-feira. E lá vamos nós!

 Quando começamos a publicar nossas obras em plataformas gratuitas online, como o Wattpad, por exemplo, nos deparamos com um enorme desafio: como chamar atenção para a história em ambientes digitais com cerca de cinco mil a quarenta mil membros? É muita gente! Os algoritmos do Facebook não colabora, os horários em que podemos divulgar e a forma de abordagem nem sempre são dos melhores. Então como proceder?

 Primeiro de tudo, antes de partir para o assunto principal e a importância dele – mesmo que pareça tão singelo! – é muito bom lembrarmos que apenas jogar o link em um grupo, esperando por qualquer tipo de feedback, não funciona. Antes de querer leitores, leia. E isso vale para qualquer âmbito quanto escritor, ou na vida de modo geral. Temos uma tendência horrorosa de só querer, mas nunca ceder. É assim que grande alianças começam, quando você consegue exercer o ato de partilhar e receber o que não é só seu. Adquirindo esse hábito deixamos de ter apenas leitores, ganhamos alicerces que vão nos ajudar ao longo da construção de nossas pequeninas carreiras.
Eba, amigos!

 Divulgue um trecho interessante do seu livro junto a uma imagem significativa, ou apenas interaja contando o que a sua história traz. Fale sobre outras coisas também! Surgiu um post legal no grupo? Comente, é a melhor forma para criar novos amigos e mostrar um pouco da sua visão de mundo. Um escritor também é formador de opiniões, então as expresse quando for pertinente, seja em uma treta ou apenas um tópico tranquilo que apareceu na sua hora livre.

 Tendo decifrado as melhores maneiras de conhecer quem habita cada território e de conseguir, enfim, criar suas amizades a partir de leituras, surge uma palavra minúscula vinda do inglês: o famigerado up (ou seja, o sobe no bom e velho português).

 Não dá para saber ao certo de onde o hábito surgiu. Eu me lembro que nos antigos fóruns, ou até mesmo nas comunidades do falecido Orkut, os usuários costumavam deixar seu “up” nas postagens mais interessantes. O up não se trata de um código secreto que faz seu post ganhar mais destaque, o que está por trás dele é a frequência de comentários. Quanto mais interação tiver no quer que você tenha colado no campo de discussão do grupo, ou até mesmo na sua linha do tempo, maior é a visibilidade. Muito difícil que um post sem comentário algum vá aparecer para outras pessoas com o passar das horas, nisto o up se torna essencial para dar aquela boa alavancada na sua história.

 Em grupos com muitos membros é normal que posts aleatórios tenham mais atenção. Seja o de alguém pedindo link para novas histórias, ou alguma polêmica, há uma grande possibilidade do seu ser soterrado devido a enxurrada de informações postada a cada minuto, por mais inteligente que ele seja. O “up” é um raio de esperança! De repente, surge aquele camarada comentando para seu post subir, e na sequência vem uma curtida, ou uma olhadinha rápida na sua história. Às vezes a pessoa nem precisa ter lido o que você escreve para te ajudar – só aquele esforço sucinto dela ao fazer teu texto subir já faz muita diferença.
- E todos ficam felizes no final, yay!

 Da mesma forma, devemos fazer nossa parte e mostrarmos apoio pelas causas e obras que gostamos, aqui também é válido dizer que nem sempre temos tempo de ler cada história que passa na timeline, mas um segundinho para deixar nossa força ao colega autor tem de sobra. São horas de dedicação e estudo para criar um post dos mais simples, então sejamos empáticos com o amigo ao lado, vamos deixar aquele “up” para ajudá-lo. Você pode não gostar do gênero que ele escreve, ou está em uma constante batalha contra o relógio para dar conta das suas listas de leituras, mas vai que alguém vê a publicação e cai de amores pela história no mesmo instante? O mundo está cheio de leitores a procura de um bom enredo, mas nem todos os caminhos para encontrá-lo são fáceis!

 Lembre: não é só um up, é uma ajuda verdadeira!

 Então se leu essa matéria rapidinha, mas que visa ajudar a luta diária dos jovens escritores, deixa um upzinho ;)

 Até a próxima, pessoal!

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Up

    HAHAHA

    Agora sério: falou a mais pura verdade. Up é um ato de amor sincero.

    ResponderExcluir
  2. Nathalia Cacilie14 de julho de 2017 19:10

    Apoio e deixo meu UP para este artigo!
    :) <333

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros