Destaques

Tips&Tricks por Delson Neto: Anotando Ideias

Por Salvattore Mairton •
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
Hey, galerinha! Tudo bem com vocês?


Depois do desabafo da semana passada sobre a falta de estímulo para ler – ah, se você não viu o texto Não Quero Mais Ler , venha refletir conosco – hoje volto a comentar um pouco sobre meu processo criativo! Para dar um break dos detalhes da criação da minha saga de fantasia Os Guerreiros de Alquemena, trouxe hoje um punhado de coisas que fizeram parte dessa jornada como escritor, que como alguns sabem surgiu lá na infância: meus cadernos de ideias!  

(Confira as matérias passadas: Como surge uma história? | Como surge um personagem?)



Aí em cima não tem nem metade do que verdadeiramente ainda guardo nas gavetas, mas peguei os meus xodós, apesar de faltar um que não sei aonde enfiei. Pra falar bem a verdade, eu não sei bem em que época da minha vida de criança que comecei a cultivar esses cadernos, perdi de vista! Sei que eles sempre fizeram parte do meu dia a dia. Fosse em casa, ou na escola (crianças, não façam isso), canetas, lápis e papel eram inseparáveis. E até hoje compro e uso, ou deixo guardado até surgir alguma utilidade e usar frente e verso na ordem que minha mente estabelece haha.



Essa mesa, tal como os cadernos, é uma figura protagonista dos meus principais momentos de ideias para histórias. Até tem um texto que fiz sobre ela, em breve compartilho com vocês. Já morei em muitas casas, ela também, e de alguma forma ela sempre volta pra nossa sala. Ali, ajoelhado e cercado de brinquedos, eu parava tudo para começar a anotar os mundos que fervilhavam em mim. Sério, é muito papel engavetado que ainda me serve de referência na hora de sentar e destravar os dedos sobre o teclado. Por isso, aconselho: você tá afim de desenvolver uma história? Anote! Método antigo, esqueça do computador, o papel te dá uma visibilidade imensa, te permite colocar sua essência na ponta da caneta.

Eu acho o Word/Libre Office indispensável na hora de escrever o livro, propriamente, produzo bem mais e bem melhor neles, mas as minhas melhores ideias surgiram através do papel! É onde consigo me organizar.



Sim, ao lado é matéria de química…. Saudades ensino médio, só que não. Ah, e eu ainda faço isso na faculdade, de pegar e esboçar enquanto o professor fala (que coisa mais feia, eu sei)



E eu achava que ia escrever um mangá nesse outro caderno… Quem sabe um dia?



Pois é, quando eu disse que levava pra escola caderno… Eu me distraio muito fácil se tem uma história na minha cabeça. Na realidade, qualquer coisa que cai na minha mão tem uma forte tendência a virar um novo livro, às vezes tenho que me disciplinar MUITO para ter foco no que já escrevo. Durante o Ensino Médio inteiro – do 1º ano ao cursinho – eu me sentava lá atrás e começava a esboçar os enredos enquanto tentava, frustrado, anotar as matérias. Não é um método muito saudável de estudo, nem aconselhável (depois não me digam que influenciei alguém a não estudar! Haha), mas no fim serviu muito mais pra minha vida do que estudar química :P

E a influência da cultura nipônica lá pelos meus 13 anos era bem forte, ainda é! Em um desses cadernos encontrei uma história inteira, pronta pra sair em um mangá (se eu soubesse desenhar no caso)


Esse moleskine eu usei inteirinho para formar boa parte do mundo de
Red Moon, uma distopia que é meu primeiro livro escrito, terminei aos 15 anos,
mas ele nunca viu a luz do dia.




Não apenas para formular ideias, os cadernos também podem ser um bom auxílio para melhorar a nossa escrita e leitura! Recentemente tenho usado esse para anotar palavras interessantes que surgem nos livros, ou em alguma matéria que leio! Aí procuro o significado depois e as deixo aqui para consulta!



Esse é o caderno que agora serve para desenvolver os novos plots
da saga 'Os Guerreiros de Alquemena'. Tenho feito os mapas de cada região para
me ajudar na hora de escrever (:



E o Rodney Lataria, meu brinquedo preferido da minha coleção haha


E vocês, tem algum hábito na hora de criar ou no dia a dia de leitura? São doidos por cadernos e material de papelaria também? Deixem aí nos comentários a resposta e digam o que acharam! ^^


Não esqueçam de conferir minhas histórias no Wattpad! :D A Jornada de Lorenai tem 5 capítulos de degustação lá, além de um livro todo de contos de fantasia na íntegra! Shura, minha ficção científica, está lá por tempo limitado!



Beijos, abraços e até a próxima!


Comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Ola
    Quando eu era mais nova, adorava escrever, e tinha várias agendas e cadernos, alguns ainda tenho guardados, mas outro infelizmente acabei jogando fora e nem sei porque. Agora sobre a leitura, é um hábito que eu nunca largo.. as vezes leio mais devagar, mas todo dia tento ler um pouco.. meio dia ou a noite mesmo. Meu vício ♥
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Que cantinho mais fofo. Seus desenhos são lindos! Não sei por que você diz que não sabe desenhar. :P Gosto de post it, mas acabo nem usando. Fico com pena de marcar o livro. kkkkk
    Onde você comprou o Rodney Lataria?? Também quero um!!!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Que lindo tudo isso. Já eu nunca soube que escreveria nada na minha vida. Isso surgiu bem depois de ter acabado o colegial. Adorei os seus desenhos. Ultimamente eu só uso o Word mesmo. Eu criei uma planilha com a ideia geral de cada capítulo do meu livro ( porque temos um assassino que só é revelado no final). Morro de medo de me perder e colocar lá que era Agosto e estava 40 graus sendo que é inverno. Mas até agora acho que não me perdi ainda haha. Eu tmb morro de vontade de criar um mangá agora, eu tenho muita criatividade e qualquer coisa que acontece no meu dia já se torna uma grande história na minha cabeça. Estou no capítulo 5 do livro atual é com programação para 30. Mas já tenho uma ideia genial para o próximo, mas tenho que focar... É isso é bem difícil! Tomara que eu aprenda algo com VC haha

    ResponderExcluir
  4. Delson, sua mente criativa é fascinante! Adorei suas histórias e as fotos de seus cadernos. Também tenho uma queda por colecioná-los.Fiquei encantada com a quantidade de detalhes que vi no mapa da foto, cada pedacinho tem uma história a ser contada. Que sua inspiração só cresça, e que a pilha de cadernos continue sendo seu alicerce nesta jornada.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Primeiramente tenho que dizer que adorei seus desenhos e talvez tenha ficado com um pouco de inveja rs.
    Eu sou doido por cadernos, tenho guardado todos que usava na escola e me identifiquei muito com você nessa parte, pois metade do conteúdo dele eram de histórias e coisas da minha imaginação. Adorei sua criatividade, achei muito inspirador.

    https://esquadrao-literario.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Uma das coisas que mais gostei do que você compartilhou foi dizer que a mesa é uma das protagonistas. Embora a gente sempre escreva, talvez em locais diferentes, tem um canto que nos acomoda melhor. Adorei os cadernos, ao lado de química então, pra mostrar que vale a pena... rs
    Adorei o post.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Engraçado... nunca tive esses cadernos assim... Minha mente é minha central de ideias e anotações. E quando estou com a história formatada nela, passo tudo para o computador ou celular. Como uso os blocos de notas sincronizados, fica fácil saber onde as ideias estão!

    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oláa! Adorei saber mais sobre seu processo criativo e caderninhos. Também tive alguns, onde anotava frases que me vinham a mente para formar poemas depois. E adoreei conhecer seus livros :D Quando tiver um tempinho, irei conferir!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei conhecer um pouco do seu processo criativo e saber que as boas ideias vêm mesmo no papel. Eu simplesmente adoro escrever, até mesmo na faculdade quando a professora pede para imprimir eu prefiro copiar, consequentemente itens de papelaria são os meus preferidos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oiee!!
    Nossa, que legal conhecer como funciona seu processo criativo! rsrs
    Adorei os cadernos, anotações e desenhos... Confesso que não tenho criatividade nenhuma nem para rabiscar rs
    Achei o glossário super interessante também, para aprender palavras novas sempre, né...
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Pelas fotos dos seus cadernos é notável que você sempre esteve muito ligado ao mundo da escrita e também das ilustrações.
    Quando mais nova costumava escrever em algumas folhas no final dos cadernos da escola, e a maior parte se perdeu ao longo dos anos.
    A ideia do glossário é super interessante e me pergunto por que nunca pensei nisso antes?
    Espero que seu amor pela leitura e escrita continue forte a cada dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem??? Genteeee, que matéria mais legal!!!! Eu sabia que cada escritor tinha sua particularidade, mas é legal demais conhecer a forma como as ideias surgem e se desenvolvem mais de perto! Tuas dicas são valiosas pra quem escreve ou pretende um dia escrever um livro!!!! Adorei a ideia do glossário, além de enriquecer o vocabulário melhora a gramática!!! Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu também amo muito caderno e folha, por mais que a tecnologia seja melhor para muitas coisas; principalmente produção, nada se compara a emoção de ter uma caneta e anotá-la no papel. Sem falar que as ideias realmente tendem a aparecer justamente nos momentos mais inesperados... Adorei ver suas obras em papel e seus desenhos que são incríveis. Admiro muito quem tem esse dom da criatividade, porque realmente é algo que vale muito a pena e é sem palavras. Adorei!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu sou a louca da papelaria, não posso ver uma, que eu acabo saindo de lá nem se for com uma caneta. Eu estou tentando me arriscar mais com a escrita, antes eu me limitava a contos e agora estou tentando criar algo maior, o problema é só a coragem para expor minha escrita para mais pessoas. Você me inspirou com esse texto e eu acabei tendo uma ideia, acho que é hora de tirar alguns cadernos da gaveta. Ah, e seus desenhos são ótimos, eu adorei!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  15. Nossa que legal,
    Eu resenho, mas escrever, com ideias minhas, criatividade, tenho que fazer um esforço muito, mas muito grande mesmo, tenho até algumas historias que gostaria de por no papel. Mas simplesmente não consigo. :(
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  16. Livros Engavetados17 de fevereiro de 2017 22:41

    Oi. Adoro itens de papelaria para usar durante a leitura, o problema é que sempre perco. Uso sempre post-it para marcar as páginas e escrever neles algumas observações. Adorei seu itens, seu caderninhos e seus desenhos. São muito bons!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    bah que legal seus posts, eu não tenho nenhuma mania assim na hora de escrever, mas também sou doida por material de papelaria, tenho uma coleção! mas gostei de saber mais sobre você e suas inspirações.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros