Destaques

[RESENHA] OS SENHORES DOS DINOSSAUROS

Por Bruno Marukesu •
sábado, 21 de janeiro de 2017
Autor (a): Victor Milán
Editora: DarkSide
Ano: 2015
Lido em: outubro de 2016
Nº de Páginas: 480
Onde Comprar: SUBMARINO

 Em Os Senhores dos Dinossauros, Victor Milán consegue materializar um sonho que milhares de leitores compartilham secretamente desde a infância: cavalgar os gigantes répteis pré-históricos, como o terrível Tiranossauro Rex. O romance se passa no Império da Nuevaropa, um continente claramente inspirado na Europa do século XIV. Cultura e costumes, armamentos, conflitos políticos, religião e tecnologia são compatíveis com o último período da Idade Média. Mas neste mundo, construído pelos Oito Criadores, os dinossauros também fazem parte do arsenal de guerra.

 OS SENHORES DOS DINOSSAUROS já começa com uma batalha acontecendo às margens de um rio. Além de cavaleiros, espadas, arcos, flechas e cavalos, existe uma outra arma que torna os confrontos letais: dinossauros.

 Estamos no fictício Império da Nuevaropa. A batalha, descrita no início da obra, ocorre pelo fato do atual imperador ter nomeado um parente próximo como novo eleitor, visto que a eleição para se tornar imperador do continente acontece através de uma votação entre onze eleitores. O fato do imperador Felipe Delgao colocar um parente entre os eleitores - por causa da morte de um eleitor que não deixará herdeiros para o posto -, torna a família imperial mais poderosa do que o próprio título já concede. Isso gera uma revolta, que infla a Comitiva dos Príncipes, grupo de poderosos magnatas, a deflagrar guerra contra o Império, e esse é o ponto-chave que desencadeia todo o enredo criado pelo Victor Milán

 Logo no início da obra, conhecemos Rob Korrigan, que é um senhor dos dinossauros e está lutando pelo lado da Comitiva dos Príncipes. Ele tem uma paixão declarada pelas táticas usadas por Karyl Bogomirskiy, um mercenário que trabalha à mando do Imperador Felipe. Durante a batalha, vemos uma traição acontecer, e Karyl cair e se tornar lenda. A Comitiva dos Príncipes e os mercenários são destruídos em campo, e Felipe continua gozando do seu título no Trono Dentado.

 Os capítulos giram em torno do cotidiano diário de Melodía, filha do imperador Felipe, da vida de Rob, após a batalha perdida, os dilemas de Jaume Llobregat, que batalhou pelo lado do Império, e a mente submissa de Falk von Hornberg.

 Os personagens são bem construídos, mas não aprofundados ao ponto de me fazer sentir empatia. A todo momento, ficava pensando: o autor está escondendo detalhes, essa pessoa não deve ser assim, tem alguma coisa muita errada nessa história. Mas desisti desses questionamentos e aceitei os personagens como eles eram.

 Sem sombras de dúvidas, o personagem que mais me chamou atenção foi Rob. Ele é muito teimoso e, às vezes, me causava tamanha antipatia que não via mais sentido em permanecer na leitura da obra. Foi bem difícil procurar um personagem que me agradasse. Muitos achei chatos, donos da verdade e monótonos.

 Melodía tem uma mentalidade incomum para as mulheres da sua época, assim como todo o seu grupo de amigas confidentes. Fiquei encantado por ela gostar de política quando o seu dever na sociedade é ser somente uma progenitora de herdeiro para o Trono Dentado e saber somente bordar.

 Uma pessoa que merece ser mencionada, para espalhar minha antipatia total ela, é o duque Falk Von Hornberg. Pense num ser desprezível!
Foto: Carlos Barros
 O que torna OS SENHORES DE DINOSSAUROS incomum no cenário das fantasias medievais, é os dinossauros, e isso fica claro como a água. Eles são utilizados como cães de caça, veículos de guerra, cada um tem uma característica que é explorada durante os confrontos. Confesso ter sentido muita dificuldade em diferenciar um dinossauro do outro. As informações sobre as características deles não entravam na mente, mesmo tendo um dicionário sobre qual é qual no começo de cada capítulo. Conclui a obra reconhecendo e aprendendo o nome de somente um: sacabuxas.

 Gostei bastante da religiosidade criada, mas senti falta de um aprofundamento.

 Um fato que me surpreendeu demais, foi que em determinado momento da história, adentramos a mente da dinossauro Shiraa, isso foi bem incomum de ler, não esperava por algo assim e a experiência foi boa.

 Um alerta que devo deixar claro, é que se você espera cenas de batalha ao ponto de fazer o livro pingar sangue em sua roupa, está redondamente equivocado. Somente no início e nos últimos capítulos tem isso. A maior parte do tempo, é uma calmaria que pode incomodar aqueles ávidos por cenas de ação.
Foto: Carlos Barros
 A edição da obra pela editora DarkSide está incrível. É o livro mais lindo que tenho na minha "estante" (leia-se partes do guarda-roupa). A capa é fantástica, possuindo cor dourada no nome do autor, que infelizmente sai com o manuseio. As folhas são amareladas e a fonte segue o mesmo estilo característico da DarkSide, que é quase do tamanho médio. Cada começo de capítulo tem um dicionário, que traz informações a cerca das características físicas que diferenciam um dinossauro do outro, e também as descrições dos deuses cultuados no continente. Há também, na maioria dos começos de capítulos, ilustração dos dinossauros descritos em O LIVRO DOS NOMES VERDADEIROS, foi lindo demais vê-los. Infelizmente, senti uma tremenda decepção em não ver um mapa, pois é desanimador ler um enredo medieval sem poder se situar nos territórios retratados.

 Intrigas, estupros, mortes, romances, dinossauros, paixões, frustrações, lágrimas, batalhas com montarias diferenciadas, incertezas, traições, mentes fechadas e abertas... Para quem busca uma fantasia medieval que tenha esses elementos, OS SENHORES DOS DINOSSAUROS é uma boa pedida.

P.S: publicado originalmente no Gettub.

Comentários via Facebook

22 comentários:

  1. Blog São Tantas Coisas21 de janeiro de 2017 17:11

    Caraca que livro incrível, realmente feliz por você trazer a resenha desse livro, que já quero comprar faz uns dias. Como sempre a Dark faz diagramações perfeitas, e o enredo juntamente com esses personagens tão fortes me deixaram ainda mais animado pela leitura.

    Abraços,
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Que resenha mais f***, preciso desse livro para ontem! A Dark tem as melhores edições, mas ainda fico reclusa quanto ao conteúdo do livro, ultimamente foi só decepção.
    Sua resenha está bem detalhada, me prendeu do começo ao fim.
    Dica anotada, um beijo ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruno, tudo bem?

    Sua resenha está fabulosa, mas completa impossível. Conseguiu mesclar seus sentimentos e a relação com o livro de forma muito clara.
    Quanto a obra, não me interessei. Eu adoro fantasias, mas confesso que os personagens monótono citados e a dúvida criada em relação aos dinossauros me desanima bastante. No momento, não leria, mas essa edição está linda!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oii Bruno
    Primeiramente quero dizer que sua resenha e suas fotos estão incríveis, parabéns!!!
    Bom, apesar de não ler livros com esse gênero, confesso que fiquei muito empolgada com essa premissa, por ela ser bem original e singular.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Suzana Chaves Linhares25 de janeiro de 2017 18:55

    Olá! Nossa, essa edição é magnífica! É daqueles livros que perdemos horas admirando! Achei a história bem interessante e emocionante! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei sua resenha, fiquei super interessada pelo livro!
    Amei o comentário do George RR Martin na capa do livro <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!
    Toda vez que vejo e leio uma resenha de livro da Darkside eu quero, nunca vi uma coisa dessa. Já tenho uma quantidade de livros deles e sempre quero mais, a editora só lança livros do estilo que eu gosto.
    Adorei a resenha desse, nunca tinha lido e já quero o livro, também com uma resenha boa dessa né.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  8. Bruna Costabeber27 de janeiro de 2017 21:01

    Olá Bruno,
    Já ouvi muitos elogios para essa obra, mas ela não desperta minha curiosidade. Acho que ela tem um estilo que não irá me agradar. Achei, entretanto, muito legal conhecer suas impressões e fiquei contente que a leitura tenha te agradado.
    Estou pensando em indicar essa obra para meu irmão, acho que faz mais o estilo dele.
    beijão

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não li nada da DarkSide, mas vejo que arrasam mesmo na edição. A capa realmente é fantástica. Quando ter mapa em um livro dá um toque mágico, pena que esse não tem. Adorei conhecer esse livro através da sua resenha, está incrível, anotei a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  10. Kamila Villarreal28 de janeiro de 2017 22:01

    Olá!

    Não conhecia esse livro, mas essa edição da Darkside tá maravilhosa! Esse livro eu não leria porque não curto fantasias, pois nunca me prendo na história.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Mas que surpresa hein, eu acreditava que a Dark só lançava filmes de terror, então imagina minha cara vendo esse volume de romance medieval kkkkkk, amo o trabalho da Darkside, o carinho com que tratam os livros, as edições impecáveis. Esse é um tipo de romance que ainda não entrou na minha lista de leituras, mas que carrego deveras curiosidade kkkkk gostei muito da sua resenha e do livro em si... Quem sabe não iniciou minha aventura por ele.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  12. Olá Bruno..
    As edições da Darkside é cada uma mais bonita que a outra... você sempre baba.
    Eu não curto enredos medievais... não sou muito de ler essa temática, por isso o livro não me chamou tanta atenção... gostei da parte da personagem que gosta de política e foge do princípio da mulher que só nasceu para ter filhos e bordar... gostei muito da forma como resenhou... gostei de você ter colocado as partes principais do livro e de sua sinceridade em todo o teor da resenha, parabéns... Xero!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Bruno!
    Ouço tantas pessoas dizendo que se decepcionaram com esse livro e agora, lendo sua resenha, entendi porquê: a falta de ação. Mas o que perde em sossego, ganha em criatividade. Fiquei encantada e curiosíssima com isso de adentrar na mente de um dinossauro! Ah, fiquei dividida em ler ou não hahaha

    Beijos,
    www.estantedajosy.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruno,
    Já vi muita gente reclamando desse livro que nunca me interessei. Quando leio esse título imagino uma verdadeira batalha sangrenta, mas você mesmo disse que não tem isso. Então como nunca li, continuarei assim, sem lê-lo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá
    A maioria das pessoas que vejo falando desse livro ficaram bem decepcionadas, em especial por causa da falta de ação, e outra pela pouco aprofundamento nos temas propostos, imagino que isso venha nos próximos volumes. Não sou muito chegada nesses livros introdução, aliás ando meio aborrecida com séries, mas tenho muita vontade de conferir o livro porque até agora a Darkside nunca me decepcionou.

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruno, que mistura incrível de cavaleiros de armaduras com dinossauros. Interessante enredo. Já tinha visto esse livro por aí, mas agora fiquei com medo de ler por causas dos comentários aqui, hehehe. Alguma hora eu leio, bjokas.

    ResponderExcluir
  17. Caramba, que livro interessanteee. Amei o fato de colocarem dinossauros como cães de caça, foge completamente do que estamos acostumados e isso é muito legal, adoro livros diferentes. E essa edição é linda demais, e eu amei, amei, ameeeeeeei as fotos. Socorro!!!! To apaixonada <3

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Nossa, estou para ler esse livro tem um tempinho já, mas sempre esperava opiniões mais concretas para me aventurar. Sou bem fã de fantasias medievais e por isso nada mais que justo ter um edição lindérrima dessa na minha coleção. Sua resenha foi bem pontual em mostra sua opinião, o que eu adoro, e adorei demais o modo como você trabalhou isso. Tirei minhas dúvidas e por mais que dica anotada <3 Espero ler em breve!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Rayanni kellsin1 de março de 2017 12:29

    Olá!
    Sempre que via esse título, ficava curiosa sobre a trama e tudo mais.
    Adorei a sua resenha, ficou bem clara e direta, dica anotada!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  20. Hello, tudo bem?
    Desde o lançamento que eu to de olho em Os Senhores dos Dinossauros.
    Achei a premissa mto diferente e interessante, e sem contar nessa capa perfeita da Dark Side.
    Adorei saber mais do livro, confesso que ia ler mais pela capa hahhaa.
    Acho que vou gostar mto como vc, espero achar logo num preço bom pra comprar.
    Beijos.

    Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter

    ResponderExcluir
  21. Puxa, que pena que teve dificuldade de diferenciar os dinossauros, já que é como você disse, a presença deles é o diferencial nesta obra.
    Tenho o livro faz tempo e ainda não consegui ler, e agora dei uma desanimada. Para mim é muito importante sentir empatia pelos personagens...
    Além disso, esperava que fosse repleto de ação, vou me preparar para não encontrar isso. Tomara que eu não tenha problemas com a leitura.

    ResponderExcluir
  22. Oi!!
    É primeira resenha que leio desse livro, eu gosto de fantasia, mas as que se passam na era medieval quase sempre me assusto, me mantenho afastada delas, mas o que me fez sentir certa empolgação com relação a esse livro é a questão dos dinossauros, nossa deve ser uma leitura bastante interessante e o legal que o livro traz algumas ilustrações.
    Beijão!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros