Destaques

[RESENHA] A SAGA DE UM PINTOR: INOCÊNCIA PERDIDA

Por Salvattore Mairton •
segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
Autor (a): P. M. Mariano
Editora: Drago Editorial
Ano: 2016
Nº de Páginas: 316
Onde Comprar: LIVRARIA DRAGO EDITORIAL

 Até onde vai a crueldade humana? Felipe sentiria na alma e no corpo que tudo não é apenas carinho e amor. Após descobrir que tinha uma família, viu que os anos passados no abrigo São Marcos, foram os melhores de sua vida. E que a felicidade que tanto desejava em família, era ilusória e, aos poucos, descobre que a vida não é tão simples, e que até mesmo entre famílias existem monstros. Aos onze anos sentia na pele a violência e a crueldade daquele que deveria amá-lo e protegê-lo. O que poderia fazer, se a vida de seu irmão dependia de ele aceitar os caprichos de uma mente doentia? Como fugir do monstro que vivia a seu lado?  Esta é a história de um menino que tinha rosto de anjo, mas viveu um inferno na vida.
 Forte. Ousado. Tenso. Não há palavras para definir esta leitura. Como podemos fechar os olhos para a Pedofilia Infantil depois de lê-lo? É um livro necessário. 

 Prepare-se para conhecer a história de Felipe, um garoto que enquanto vivia no orfanato, sonhava em encontrar sua família, ter um pai e uma mãe. Mas quando isso acontece, ele deseja com todas as formas que aquilo fosse um grande pesadelo, do qual ele acordaria e teria sua infância no Orfanato São Marcos, de volta. 

 Após anos vivendo entre os padres e seus amigos, curtindo sua alegre infância, apesar de orfão, Felipe descobre que tem um irmão gêmeo, Tobias, e um pai, Carlos Fábio, que o leva para morar em São Paulo. Mas ele descobre que aquele homem, não era sua salvação de uma vida triste, e sim, sua perdição.  

 Felipe ergueu os olhos ao pai. Queria lhe epdir que o deixasse em paz, mas sabia que se abrisse a boca naquele momento, a raiva que o pai sentia se voltaria toda para ele, e não queria isto. Sem outra solução ergueu-se e o acompanhou, largando os livros e seguindo-o até o quarto dos pais" (Capitulo 9, pág 167)

 Prepare-se para cenas chocantes, momentos tensos e o intenso sofrimento com os abusos sofridos do próprio pai. Aquele garoto, não seria mais o mesmo, a inocência dele estava perdida. 

 Não há palavras para definir esta leitura, a autora consegue fazer o leitor odiar com todas as forças o pai do menino, e sofrer junto com o Felipe. De acordo com a própria Priscila, o livro, primeiro de uma série, ficou engavetado por 2 anos, pois não era fácil publica-lo e expor toda a maldade humana.  

 Apesar disto, não podemos fugir desta triste realidade. Quantas e quantas crianças não sofrem as perjuras de Felipe. Quantas não passam pelo mesmo mal que Carlos Fábio impunha ao filho. Inocência Perdida, mostra como as crianças se transformam quando passam por isso, e é um alerta para muitos ficarem atentas aos seus comportamentos.  

 Felipe passa da alegria para a terrível depressão, sentindo nojo de si mesmo, sentindo asco por aquela situação, e um ódio extremo pelo pai a ponto de pedir sua morte. Temos um tenso desenrolar dos fatos, até chegar ao final, ou quase ele, já que este é apenas o primeiro livro da série. 

 A Saga de Um Pintor mostrará a história de um pintor Famoso, desde sua infância até a fase adulta, e como os acontecimentos narrados no primeiro livro influenciaram na sua vida.

 Se você procura uma leitura clichê, cheia de pessoas boas e inexistentes, este não é um livro para você.  Este o livro que te mostrará além de até onde alguém pode chegar para conseguir saciar seus insanos desejos. Até onde o preconceito velado ou não, pode mudar as atitudes de alguém que passa por essa violência. Pois além de ser violentado, o garoto tem que lidar com o preconceito dentro de sua própria família.  

 Sofrimento físico e psicológico, transformaram Felipe. O leitor não o reconhecerá mais ao finalizar o livro. 

 Priscila Marcia Mariano, tem uma escrita que consegue ser fluída e bem desenvolvida, mesmo com o tema forte. Ela consegue fazer cada página parecer uma linha, fazendo com que o leitor anseie pelo restante do enredo.  

 Tenho que parabenizar a Drago Editorial pelo cuidado na diagramação do livro, que possui folhas amareladas e com letras perfeitas para a leitura. Mas a capa, está linda, não só pela ilustração, mas pelo material usado. Vemos um zelo da editora com seus autores nacionais, e isso tem ser parabenizado.  

 Sei que você deve estar pensando: Nunca lerei este livro. Pode até não fazê-lo, mas conseguirá fugir da REALIDADE?

Comentários via Facebook

40 comentários:

  1. Olá
    Eu nao conhecia esse titulo, mas fiquei bem interessada depois de ler seus comentários e a premissa parece ser ótima. Achei a capa bem bonita e fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento, msmo porque as temáticas inseridas devem ser bem marcantes, por conta das reflexões e justamente por não ser algo clichê.. Fiquei curiosa sobre as mudanças do personagem no decorrer da obra. Realmente espero poder ler em breve, e obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Crislane Barbosa30 de janeiro de 2017 12:55

    Oi!
    Parece ser um livro forte demais para mim.
    Acredito que devo ter um pouco mais de bagagem para enfrentar esse livro que parece conter cenas bem fortes. Só com sua resenha, já estou me sentido agoniada.
    Obrigada pela dica. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que tema pesado. E só de imaginar que tantas crianças passam por isso é revoltante! Só de ler sua resenha fiquei revoltada, de verdade.
    Achei interessante o fato de ser uma saga, de podermos acompanhar o desenvolvimento e o impacto dos acontecimentos.
    Me interessei bastante pela história, mas terei que ter estômago para lê-lo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, Salvattore.
    Foi bom perceber os sentimentos que o livro transmite em suas linhas escritas.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mairton (ou agora é Salvattore?) :)
    Eu particularmente amo enredos fortes mas quando os mesmos são bem estruturados e bem cuidados para não tornar a história forçada e comercial, sabe. Para se criar um enredo como esse que a Priscila criou tem que fazer muito estudo e sempre pensar como as pessoas que sofreram abusos como os do Felipe vão reagir pois só elas sabem a dor que é afligida com o abuso, nós, leitores, só imaginamos e tentamos te a empatia.
    Fico muito triste em saber que o Felipe saiu já de uma realidade pesada para cair em outra completamente sofrida. Nenhuma criança deveria passar por essa experiência.
    Que bom ver autores nacionais adentrando nesses enredos que ou são deixados como tabu ou ignorados solenemente nas conversas cotidianas dos mais velhos.
    Parabéns pela resenha e por me apresentar a esse enredo forte e real, Mairton.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Uau, sem dúvidas é um tema que precisa ser falado. Não conheço muitos livros com essa temática, para ser sincera. Mas não sei se teria estômago para uma leitura dessas, é preciso ter força e preparo antes de encará-la. Parabéns pela resenha, passou muito bem a sensação ao ler o livro.

    ResponderExcluir
  7. Tema pesado
    #arcasaotantascoisas

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem ?
    Quando terminei de ler, meu sentimento era exatamente esse : não vou ler este livro. Sou mãe de um menino de quase 10 anos, agora uma garotinha de 3 meses e me dói o coração imaginar uma criança vivenciando isso, é cruel demais. Mas como vc disse, fugir da realidade. Infelizmente fico pensando quantas crianças passam por isso, enfim.
    É algo que me incomoda e eu não tenho estrutura emocional para este tipo de leitura.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Li recentemente um livro mais ou menos nessa temática, Diário de uma escrava, que fala sobre sequestro de crianças e escravidão sexual. Realmente são leituras necessárias, apesar de brutais. Eu não conhecia essa obra, mas me interessei em ler. Gosto de leituras que causam impacto. Deve ser uma leitura muito triste, mas vejo poucos livros com esse tema, por isso é tão importante falar sobre.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Oie! Eu estou muito feliz que livros com essa temática estejam ganhando forças entre os leitores, mas é uma leitura que passo longe.
    é um tema complicada e pesado de se ler, então acaba que fujo da leitura, mas com certeza é sempre muito bom falar sobre e abri os olhos das pessoas sobre esses assuntos!
    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Isadora Ferreira 1 de fevereiro de 2017 22:29

    Sua resenha me deixou bem curiosa para ler a obra. É muito triste um tema desses abordados que infelizmente é uma realidade que se repete frequentemente. Imagino que seja uma história bem tensa de se ler e com certeza também odiaria o pai do garoto com todas as forças, pois é uma situação inaceitável. Adorei conhecer o livro e pretendo lê-lo sem falta!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  12. oi, eu gosto muito desse tipo de livro e de enredos profundos, o que parecer ser o caso desse aqui. É um caso bem triste que infelizmente muitas vezes se torna real, e muitos meninos passam pelo caso de felipe. espero conhecer esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Não costumo ler muito esse tipo de livro, pois sou alguém que me afeto muito pelo o que leio. Porem sei a importância de se falar sobre isso , sobre o abuso sexual e psicológico que muitas crianças sofrem pelo mundo. Trabalho com crianças, então acredito que você imagina o quanto esse tipo de leitura me afeta.
    Um livro necessário nos dias de hoje! Infelizmente isso é algo muito presente no nosso mundo!

    ResponderExcluir
  14. Eli - Leitura Entre Amigas3 de fevereiro de 2017 01:00

    Oie! :)
    Esse livro é bem profundo, um tema bem difícil, mas que realmente é a realidade de muitas crianças pelo mundo, esse ato é terrível, e abominável.
    Não gosto de livros com esse tema, mas acho super válido os autores que conseguem retratar esse assunto tão triste e inaceitável.
    Parabéns pela sua resenha, a autora com certeza fez um bom trabalho com o livro.

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  15. No Conforto dos Livros3 de fevereiro de 2017 18:59

    Olá!! :)

    Eu não conhecia etse çlivro mas ainda bem que gostaste assim tanto de fazer esta leitura!! :) Conseguiste deixar-me bem curioso!!

    Bem, eu adoro que as personagens sejam tao reais e que não seja nada cliché (odeio clichés!!), e também que tenha uma certa densidade psicológica! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. cada pessoa tem seu limites de temas né? O meu é o abuso infantil, isso é algo que eu não consigo tolerar fora de romances que tem tudo bem enfeitado. Esse livro parece ser bem cru e por causa disso estou deixando passar a dica. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Gente, eu acredito que por mais que seja algo que realmente deva ser tratado e abordado... eu não tenho estômago para ler uma obra com essa temática. Só de imaginar uma criança sofrendo com isso, algo tão perverso e asqueroso... Não tenho interesse em ler justamente por saber que esse tema tratado tão puramente e com toda a realidade, não me faria nada bem e busco em minhas leituras me divertir e relaxar. Já vemos tanta maldade sem ser nas histórias que eu realmente não quero pegar uma para saber em detalhes algo assim. Mas para os que tem interesse em saber mais sobre como é, acredito que deva ser uma leitura interessante. Mas eu não consigo me ver lendo algo assim, então passarei a dica dessa vez! Mas parabéns pela iniciativa em falar sobre e apresentar uma obra com o tema.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    É um tema de fato muito forte, que é realmente necessário ser tratado. Mas acredito que essa obra não é para mim, ainda mais por ter cenas chocantes que me revirariam o estômago e me traria somente raiva. Acho que a pessoa para ler essa obra precisa ter uma maturidade literária muito grande, o que não acontece comigo. Mas a sua resenha ficou simplesmente maravilhosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Eu quero agradecer os comentários de todos os leitores e suas posições. Sei que o livro tem um tema que é tabu na sociedade, pois muitos nem querem ouvir falar dele. Eu mesma, lutei por dois anos antes de colocá-lo em avaliação de várias editoras. E só consegui escrever o primeiro livro por que tive um estômago muito forte, não só para escrever, como para a pesquisa que fiz. Então entendo cada colocação aqui. Aqueles que quiserem adquirir o livro é só entrar no site da Drago Editorial. Vou deixar o Link aqui: http://www.livrariadragoeditorial.com/products/a-saga-de-um-pintor-inocencia-perdida-p-m-mariano/
    Um grande abraço para todos.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Esse é um tema bem pesado, tem que ser muito bem escrito para funcionar e pelo que você falou, esse com certeza é o caso. Confesso que não sei se tenho estômago para uma leitura dessa, mas as vezes é preciso sair da zona de conforto. Meus parabéns para a autora por conseguir trabalhar tão bem com um tema tão delicado.
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  21. Por mais que você tenha achado que eu não leria esse livro, te falo o oposto. Com certeza eu leria esse livro. Adoro livros que conseguem nos levar para outro patamar de interação. Mexer com o psicológico e fazer repensar a vida é um prato cheio de leitura. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  22. Felipe tem sua vidas bem tênue, não é? Eu não estou preparada para cenas chocantes e tanto sofrimento. A palavra Orfanato em si me dá arrepios, imagina o fato dele sofrer abusos. Que absurdo! Apesar de tudo eu leria sim, só para saber qual seria a minha reação.

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem? Em nenhum momento eu pensei em não ler esse livro. Antes mesmo de ler tua resenha eu imaginei que se tratasse de um livro que abordava a pedofilia e achei interessantíssimo. As pessoas costumam fugir de histórias assim e eu até entendo, mas como vc mesma disse, vão conseguir fugir da realidade? Vimos histórias como a do Felipe quase que diariamente na TV, deve ser bacana acompanhar a mente de alguém que passa por isso e saber como se deve lidar ou superar essa situação. Enfim, me apaixonei de cara pela temática e acho que a autora não deveria ter engavetado essa obra nem por dois dias kkkkk já quero ler e sim, já estou com raiva do tal Carlos Fábio. Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Priscila Alexandre5 de fevereiro de 2017 23:52

    Não conhecia a autora, a sinopse do livro é muito boa. Me deixou bastante intrigada e lida com um tema que quase ininguém quer mexer: família doente.

    Quero ler esse livro, gosto de leituras assim, que dão portas abertas para tantas reflexões, apesar de parecer bem pesado... Gostei de ler suas impressões sobre o livro!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  25. Oieee
    Nossa eu acho que passaria o livro todo querendo matar o pai desse menino.
    Imagino como deve ter sido difícil pra autora escrever esse livro, pois a maldade de certas pessoas não tem limites.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, realmente foi difícil não só escrevê-lo, como pesquisar o assunto.E ainda ficou dois anos engavetado antes que eu tivesse coragem para mandá-lo para as editoras. Todos diziam para que eu mandasse... Fiz isto.
      O meu objetivo maior é despertar a sociedade para o que acontece de verdade entre quatro paredes.

      Excluir
  • Ola não conhecia o livro, o tema é forte, pelo visto a autora consegue mostrar a realidade nua e crua, deixando a raiva vir a tona no leitor, como mãe confesso que essa não seria uma leitura o o momento. Não podemos fechar os olhos a essa realidade ... Dica anotada para ler em outro momento.

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  • Acho um assunto super importante de ser falado, de ser tocado na literatura e que muitas pessoas deveriam ler para que se comece realmente uma discussão sobre isso - e consequentemente o começo de uma caminha para a mudança.
    Anotei a dica por aqui pois fiquei curiosa com a história e em como o autor aborda os detalhes do assunto, mas no momento, não estou em uma vibe de uma leitura assim intensa, então vou deixar a indicação para ler mais para frente... Sou daquelas que acredita que cada livro tem o seu momento certo para ser lido...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  • Oi, tudo bem?
    Eu adoro ler livros que remetem assuntos com relação a nossa realidade e o abuso infantil faz parte da vida de muitas pessoas, mas não é um tema abordado ou discutido. É até mesmo um certo tabú falar disso, e alguns casos as pessoas querem até "abafar" o acontecimento. Fiquei muito curioso sobre esse livro e espero ter a chance de lê-lo pois a autora não só foi corajosa em publicar algo desse cacife, como aparenta ter um grande talento para a escrita.

    ResponderExcluir
  • Olá,
    Não tinha conhecimentos sobre a obra, mas já na sinopse meus olhos ficaram marejados e pensei que não conseguiria terminar de ler a resenha.
    A autora trata de um assunto que acho bem delicado e pesado. Fiquei intrigada para fazer a leitura, mas tenho certeza que entrarei em uma bela ressaca após isso. Felipe achou que teria seu sonho realizado mas acabou entrando em um terrível pesadelo que deixará marcas para sempre.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  • Oi Mairton!
    Aaaaah! Esse livro! Já tinha visto uma parte da resenha que você tinha postado no Instagram. Agora, mais do que nunca, quero - e vou - ler a obra!

    Adorei a resenha!

    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir
  • amei a resenha estou mega curiosa com o livro pretendo le-lo assim que possivel acho interessante esses livros com temas pesados obrigada por divulgar o livro .
    p.s salvatore é da serie the vampire diares amo essa serie

    ResponderExcluir
  • Parabéns pela resenha. O livro tem um tema muito relevante e que abre os olhos de muita gente que ignora essa triste realidade. Espero um dia ter a oportunidade de lê-lo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  • Olá Salvatore.
    O livro tem um tema forte e que infelizmente ainda é muito atual. Nós sabemos que muitos casos iguais e esse e até piores acontecem dentro dos lares de nossas crianças. Gostei muito da sua resenha e de saber que a autora teve coragem para abordar algo tão difícil de ser lido. Parabenizo você por ter lido, pois infelizmente não tenho estrutura para tanto.
    Abraço.
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  • Assunto forte mas necessário de se expor. Me pareceu que foi feito com muito capricho. Ele está disponível nas livrarias para compra?
    Querendo visitar meu blog é www.lidoeresumido.com.br
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, LIDOERESUMIDO.
      O livro encontra-se a venda na Drago Editorial e na Amazon Prime.
      Mando os Links:
      Link:http://www.livrariadragoeditorial.com/products/a-saga-de-um-pintor-inocencia-perdida-p-m-mariano/
      e/ou
      Link:https://www.amazon.com/Saga-Pintor-Inocencia-Perdida-Portuguese/dp/8569030231/
      Obrigada pelo carinho.

      Excluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros