Destaques

LEONARDO GALVÃO

Por Salvattore Mairton •
quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

 Olá queridos amigos e amigas leitoras, é com muito prazer que hoje é dia de São Tantas Coisas Entrevista, e o nosso convidado é o pirata brasileiro e autor dos livros O Pesadelo do Príncipe e Contos e Encontros Piratas publicados pela Editora 4Letras.

SOBRE O AUTOR: Leonardo Henrique Galvão, 29 anos, Aquariano, Professor e pesquisador formado em Geografia, fascinado por História Marítima e Cultura dos Piratas. Navegador, Mergulhador e Amante do Mar.   



ENTREVISTA

A pergunta que não quer calar, de onde nasceu esse seu amor pelos piratas?  

L. G.: Não saberia dizer quando e como, mas desde criança sou fascinado pelo tema. Lembro-me de assistir filmes e ler livros sobre piratas, quando ainda era bem novo, e muitas vezes ir para o quintal de casa brincar de procurar tesouros, montar navios de papelão, confeccionar mapas e etc. Esse amor pela temática só cresceu com os anos.  

Seu livro O Pesadelo do Príncipe trata do sobrenatural em uma história de Naufrágio Real, como surgiu a ideia de criar algo assim?  

L. G.: Eu já mesclava o sobrenatural com história em alguns contos, então sempre gostei dessa relação. Quando decidi escrever sobre o Príncipe de Astúrias, não queria que fosse algo histórico que pudesse soar como uma escrita jornalística. Pensei que o toque do sobrenatural poderia deixar ainda mais interessante a história desse misterioso naufrágio.  

Você já tem 2 livros publicados: Contos e Encontros de Piratas e O Pesadelo do Príncipe, tem algo novo vindo por ai?  

L. G.: Sim. Já estou trabalhando em um novo livro. Se tudo seguir como o planejado, será lançado ainda no primeiro semestre de 2017. A história de passará em Ilhabela, misturando aventura e suspense. 

Você é professor de Geografia, você é pirata em sala de aula também?  

L. G.: Sou um professor bem diferente e dinâmico, amo ensinar. Então, por causa do visual, alguns alunos me chamam de Jack Sparrow, em alusão ao filme "Piratas do Caribe". Rsrs. Acho bacana, pois cursei geografia justamente pelo amor ao mar e à cartografia. Os alunos se divertem e aprendem bastante, acho que isso é importante.  

Em sua opinião, os autores nacionais sofrem preconceito ainda por parte dos leitores? Se sim, por que acha que isso acontece?  

L. G.: Com certeza ainda existe uma certa dificuldade em aceitar os autores nacionais. Acredito que isso se deva ao fato de ser um mercado relativamente novo e causar certa desconfiança. Se você parar para pensar, muita coisa que vem de fora, já vem "filtrada" e geralmente são trabalhos com relativa qualidade. Como muitos autores publicam hoje no Brasil, corre-se o risco de encontrar trabalhos que precisam de amadurecimento, isso faz com que alguns leitores apostem mais em autores estrangeiros ou nacionais já conhecidos e consagrados. 

Como está vendo suas criticas em relação aos seus livros e o gênero, diferente, que escreve? 

L. G.: Fico feliz em ver que os leitores estão gostando e se divertindo com meus livros. Alguns gostam mais dos contos, por serem rápidos e com histórias distintas, outros preferem o romance. Mas no geral gostam por ser algo diferente no mercado, misturar história marítima com ficção, utilizando o cenário nacional, faz com que muitos leitores entrem em um mundo diferente do que estão habituados. 7 - Por último, Como você gostaria de ser lembrado nas futuras gerações? R: Gostaria de ser lembrado como um autor apaixonado pelo mar. Espero que um dia relacionem meu nome ao amor que tenho pelo mar e pela história marítima.

Comentários via Facebook

41 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir essa entrevista, e tanto as perguntas quanto as respostas ficaram ótimas! Eu não conhecia o autor e nem seu livro, mas fiquei bem curiosa diante da premissa de O pesadelo do princípe, sem contar que achei a capa bem bonita. Com certeza gostaria de ler uma resenha a respeito.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Fuxicos e Rabiscos12 de janeiro de 2017 14:09

    Mano, deve ser muito bacana chegar na sala e encontrar o Jack Sparrow pra dar aula, kkkkkkkkkkkk
    Eu adorei a entrevista, super dinâmica, e o Leonardo parece ser bem divertido, os alunos dele devem adorar suas aulas.
    Parabéns pela entrevista.
    Onde encontro os livros dele para comprar?

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salvattore Mairton12 de janeiro de 2017 15:25

      Olá Silvânia, você encontra no site da Editora 4letras :)

      Excluir
  • Nossa deve ser muito maneiro entrar na sala e encontrar essa dinâmica diferente de aula.
    Na época do colégio adorava quando os professores faziam coisas diferentes como musicas, teatro pra trazer o conteúdo em uma outra visão.
    Muito boa a entrevista!
    Beijos!

    https://bookobsessionresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  • Rosana Gutierrez - Livrólogos 12 de janeiro de 2017 18:19

    Oie
    Que ótimo post.
    Entrevistas são excelentes para conhecer melhor o autor e a obra.
    Parabéns
    Bj

    ResponderExcluir
  • Joanice Oliveira12 de janeiro de 2017 18:50

    Olá,

    Gosto muito de professores dinâmicos porque tenho TDAH e quando a aula é aquela chatice não aprendo nada e com um professor bem preparado e tem métodos inclusivos sempre me conquista e essa paixão dele por piratas me conquistou demais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  • Que bacana, eu não conhecia esse autor e adorei conhecê-lo e saber sobre seus livros, parecem ser muito interessantes, o tema já me ganhou!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  • Não conhecia esse autor e nem o livro dele, mas agora só consigo pensar: que foda!!! Vou até pesquisar mais sobre ele/o livro dele/piratas hahahah

    ResponderExcluir
  • Adorei a entrevista. Foi dinâmica, acrescentando a própria função do escritor, que é também professor. Seus livros chamam a atenção pelos nomes fortes e pela temática diferente... Piratas e sobrenatural. Acrescento que me deixou bastante interessada não só nos romances, mas nos contos também. Pretendo dar uma boa olhada. Parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
  • Oie! Tudo bem? Nunca li nada sobre piratas, mas é um assunto que me interessa bastante! Tenho uma amiga escritora que já lançou um livro sobre o tema, e ela como o autor entrevistado são bastante apaixonados pelo assunto! Gostei da entrevista e de conhecer o autor um pouco mais, e nossa ele entrou no espirito mesmo dos piratas, até se veste igual! *--*
    Bjss

    ResponderExcluir
  • Que autor legal, adorei ler as respostas dele e pude sentir o quanto ele ama esse assunto. Tenho certeza que deve ser um professor bastante dinâmico e que seus alunos aprendem melhor Geografia! :D

    ResponderExcluir
  • No Conforto dos Livros13 de janeiro de 2017 18:38

    Olá!! :)

    Eu não conhecia o autor mas lembro-me da resenha do livro!! :) ahah Espero vir a ler em breve!! Gostei bastante!!

    O autor parece acessível e gostar mesmo dessa mistura entre historia, sobrenatural (e toque de escrita jornalística), mistura essa que acho que vou gostar! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  • Oie!
    Eu adoro as entrevistas!
    Sempre conheço mais dos autores, suas manias e suas histórias. Parabéns por ter conseguido essa entrevista com o autor. Adorei!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  • Olá!
    Que autor mais interessante. Gostei muito de ele gostar tanto de piratas. Sabe que também gosto deles? A aparência do autor é uma obra à parte, né? Deve ser fascinante ter aula de geografia com ele.
    Acho que ele ter dito que o que vem de fora é "filtrado" é uma boa definição. Imagino que todos os autores nacionais em seus países devem passar pelo mesmo que nossos autores passam aqui com exceção, é claro, de que o Brasil é um país de não leitores.
    Sucesso ao autor.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  • Oiii

    que legal essa entrevista, não conhecia o autor, mas apesar de ser bem interessante, o tema das obras não me agradam muito.
    Tenho que mudar um pouco meu estilo de leitura.
    Bjus

    ResponderExcluir
  • Adoreeei a entrevista e tive que correr para ler a resenha da obra. Fiquei muito curiosa para descobrir mais sobre o enredo do livro e me aprofundar na maneira como o autor criou tudo, misturando coisas bem distintas. Achei legal o que ele falou sobre a interação em sala de aula. Realmente é mil vezes mais proveitoso quando os alunos se divertem enquanto aprendem. Se um dia a oportunidade de ler as obras dele aparecer, com certeza vou me jogar. *-*

    Beijos,
    Fernanda Goulart
    Psiu, vem ler! | @psiuvemler

    ResponderExcluir
  • Eita amo piratas, quando ele começou liguei justamente com Piratas do Caribe, foi essa a minha primeira experiência realmente com piratas, legal ele ter feito geografia por causa disso imagino em sala de aula. Fiquei interessada nos livros vou procurar.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  • Entre Livros e Amores15 de janeiro de 2017 16:39

    Olá ♥
    Não conhecia o autor nem suas abras. Amo colunas que nos apresentam os nossos autores nacionais. Imagina que bacana não seria chegar na sala de aula e ter ele como professor , pois ele parece ser bem divertido com seus alunos, eu queria muito ser aluna dele até por que sou apaixonada por Geografia. Adorei conhecer um pouco sobre o autor, e parabéns ao blog pelas perguntas ficaram demais ♥

    ResponderExcluir
  • Oi, tudo bem?
    Não conhecia as obras, mas adorei conferir a entrevista do autor! Especialmente porque desde criança ele é apaixonado por piratas e tudo que envolve, chegando até a cursar Geografia pelo amor ao mar e cartografia. Não li muitas obras que envolvem navios, piratas e tesouros, então creio que seria muito legal conferir alguma obra desse autor, já que ele parece amar o que faz. Anotei a dica e espero ainda esse ano ler algum romance do autor.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  • Olá, é tão interessante ver tanta paixão e dedicação em um profissional. Que ele tenha sempre inspiração para descobrir o melhor dos alunos e o melhor de si mesmo na trajetória que escolheu! Ótimas entrevistas! Abraços!

    ResponderExcluir
  • Oie amore,
    Adoro entrevistas, não conhecia o autor... Mas sendo bem sincera não curti muito não. Até porque não curto muito piratas... raras exceções.

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  • Oi!

    Achei o Leonardo super hilário kkk

    A entrevista está super bacana e me deu uma pontinha de curiosidade para conferir suas obras! Havia lido a resenha de "Pesadelo do Principe" aqui e achei ótimo poder conhecer um pouquinha desta figura kkk

    Abraços!

    ResponderExcluir
  • Oie, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pela entrevista, ficou super bacana!
    Eu não conhecia o autor, mas fiquei super feliz em conhecê-lo através de sua entrevista. Achei super interessante o fascínio do autor pela temática de piratas, e fiquei super curiosa para conhecer sua escrita.

    Parabéns pelo belo post! Desejo muito sucesso ao blog e ao autor, e assim que eu tiver uma oportunidade, irei me aventurar em alguma das obras autor.

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  • Oiiie
    Parabéns pela entrevista,m muito legal as perguntas e principalmente as respostas, o autor parece ser muito legal mesmo. Ainda não o conhecia mas essas entrevistas nos fazem querer conhecer melhor e ele parece ser muito talentoso

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  • Oi, parabéns pela entrevista e perguntas. Eu gosto muito de conferir esse tipo de post pois permite que saibamos mais do autor e de todo o desenvolvimento e inspiração para fazer o que faz e escreve. Eu ainda não conhecia o autor e nem a obra, mas fiquei curiosa para ir atrás saber mais depois do que eu vi aqui. Desejo muito sucesso ao autor e que você possa estar trazendo cada vez mais posts desse tipo para nós!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  • Eu não conhecia o autor, achei demais esse gosto por piratas, li poucas obras com o tema e acho incrível! Quero ler sua obra! Achei a entrevista muito boa! Adorei o que ele falou sobre o preconceito com livros nacionais, realmente ele tem razão, os autores estrangeiros já são bem filtrados no que publicam aqui, e as pessoas leem um livro nacional ruim e já generalizam, uma pena. Eu adoro a literatura nacional, nesse tempo de blog tive oportunidade de conhecer grandes autores que, infelizmente, não são muito conhecidos.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  • Greice Blogando Livros17 de janeiro de 2017 15:15

    Que legal de ele gostar desta coisa de piratas e levar isto adiante porque é um tema bem típico de muitas aventuras mesmo. Não li livros sobre o tema mas vejo diversos filmes sobre isso e Capitão Phillipis é um muito bom. Legal a entrevista e ele tem muita razão sobre o espaço da literatura nacional.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  • Oi!

    Ah! Como eu adoro entrevistas! <3
    Não conhecia o autor, mas já vi uma vez a obra dele, tenho bastante interesse. Adorei conhece-lo melhor, e que legal que ele é um ótimo professor de geografia. Hahaha. Adoro livros sobrenaturais e com a aventuras, então com certeza ficarei de olho nesse autor. :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  • Oi, tudo bem? Não conhecia o autor ainda, mas achei que suas perguntas foram bem diferentes e as respostas do autor entrevistado bem legais. Concordo que ainda há ''preconceito'' em relação aos autores nacionais, mas que as coisas estão melhorando nesse assunto. Ótima entrevista, beijos.

    ResponderExcluir
  • Também sou uma apaixonada pelo mar, e embora não seja como o autor, não saiba nada de história marítima, fiquei bem curiosa para conferir as obras dele, principalmente por ter o sobrenatural no meio. Achei que ele é bem pé no chão e bem simpático, e espero que tenha muito sucesso! Adorei a entrevista.

    ResponderExcluir
  • Ana Caroline Santos17 de janeiro de 2017 23:24

    Olá, tudo bem? Não conhecia o autor, por isso adorei a entrevista. Também sou uma fã de piratas e do Jack Sparrow (adorei a comparação) por isso darei uma oportunidade futura para as obras deles. Adorei as perguntas diferenciadas e principalmente a última que fala do mercado nacional. Ótimo post!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  • Oi Mairton, tudo bem?
    AMEI a entrevista feita com esse autor, que mal conheci e já considero PAKAS! Motivo: adoro a temática da pirataria e o mar é a criação mais perfeita de Deus. Sério, tem coisa mais linda que aquilo?
    Esse autor acaba de ganhar uma leitora e fã!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  • Priscila Alexandre18 de janeiro de 2017 15:00

    Apesar de amar piratas, não conhecia esse autor desbravador dos mares!

    Gosto muito de conehcer as pessoas por trás das palavras, porque dái podemos descobrir o que existe mesmo nas entrelinhas do que lemos.

    Gostei muito da entrevista, apresentou e representou bastante o autor! É bom saber que a literatura nacional está em plena expansão!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  • Pamela Moreno Santiago18 de janeiro de 2017 15:10

    Olá, tudo bem?

    Não conhecia o autor e tampouco suas obras, mas é super bacana conhecer o porque dele escrever sobre isso. Não é um tema que me dê prazer ler, nem assistir, rs, então vou deixar a dica dos livros dele para a próxima.

    beijos

    ResponderExcluir
  • rachel.lins.books@gmail.com18 de janeiro de 2017 18:46

    Gosto muito do autor e de suas obras! Viajo com as histórias dele! Realmente me sinto dentro dos livros! Gostei muito da entrevista, pois eu acompanho o autor desde que ele começou com o blog. Pra quem não conhece, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a obra do Cap. Leonardo Galvão.

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  • Adorei a entrevista e assim como o autor eu gosto bastante de piratas, mas só assisto filmes sobre, nunca parei para.procurar nehhum livro sobre o assunto

    ResponderExcluir
  • Olá,

    Não conhecia o autor, mas achei seu modo de se expressar muito divertido, e ele passa uma imagem de ser alguém muito bacana. Não me interessei por suas obras, mas desejo bastante sucesso a ele. Adoro posts de entrevistas e conhecer mais detalhes sobre os autores.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  • Olá.
    Tudo bom?
    Não conhecia o autor, mas me interessei por suas obras.
    Tenho que concordar com ele que o autor nacional sofre um pouco de preconceito, mas isso também acontece na maioria das vezes por causa de ego, já vi muita gente deixar de ler nacionais por causa disso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  • Olá! Adorei a entrevista! Mais uma vez, você nos apresenta à um escritor brasileiro com um tema bem inusitado e interessante! Eu particularmente ADORO Piratas, e infelizmente não conhecia o autor. Me senti obrigada a ler sua resenha sobre o livro O Pesadelo do Príncipe e me senti obrigada à coloca-lo em minha lista de desejados. Mais uma vez agradeço pela dica e parabenizo-o pela resenha maravilhosa! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  • Oi! Adorei a dinâmica da entrevista haha ele parece ser super divertido. Não conhecia nem os livros nem o autor. Achei super interessante!

    bjs

    ResponderExcluir
  • Lorrane da Silva31 de janeiro de 2017 17:31

    Olá, tudo bem?

    AMEI essa entrevista! <3 Eu ainda não conhecia o autor e nem seus livros, mas, depois dessa entrevista vou pesquisar sobre eles com certeza! ;)

    Beijos e até a próxima!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros