Destaques

Tips&Tricks por Delson Neto: Melhores Leituras de 2016

Por Salvattore Mairton •
sexta-feira, 23 de dezembro de 2016



Oi, galerinha! Tudo bem com vocês?

A convite do São Tantas Coisas estarei aqui quinzenalmente para papear a respeito de dicas literárias, ou do que tá surgindo aqui pela minha estante de outras coisinhas a mais que envolvem literatura – afinal, tudo pode virar história na mão de um escritor!
 A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos, barba e área interna

Para iniciar essa jornada, acho que comentar sobre as leituras do ano nessa reta final de 2016 é uma boa, não é? É sim!

Confesso que esse ano fui um leitor bem relapso, mas isso aconteceu devido a uma vida tripla que levei: professor, estudante e, agora, escritor com livro publicado. Fora a vida pessoal (porque né gente, temos que respirar). Então não li muitos livros como costumo fazer, porém, conheci muitas pessoas do meio literário, escritores promissores que estou acompanhando o trabalho e em breve pretendo me aprofundar mais. Sem delongas, separei 5 leituras que foram bem presentes em 2016 pra mim!


Adastreia – Isabela Mião

Entre um ônibus e outro para o trabalho, o aplicativo do Wattpad foi meu principal companheiro. Ele te permite leituras offline – o que ocupa memória do celular, mas é maravilhoso! - e uma boa aventura entre os trajetos do nosso dia a dia. Ao publicar no Wattpad conheci histórias excelentes, e Adastreia foi uma dessas!








Em “Adastreia” somos levados a 1494, durante uma releitura da autora do Sacro Império Romano Germânico que envolve intrigas, traições e amores - muitos amores. A protagonista Alecto se encaminha para revelações bombásticas de sua mãe, Ana, que prometem balançar a nobreza aqui retratada. A escrita da autora se desenvolve ao longo dos capítulos, trazendo descrições de encher os olhos e tramas familiares bem construídas. O livro está com a primeira parte quase finalizada, e você pode conhecer na plataforma digital gratuitamente! A autora é um amor (e se tornou uma fiel escudeira nessa minha aventura de ser escritor).

Link para ler “Adastreia”: https://www.wattpad.com/story/85226290


O Medalhão de Ísis – C. S Camargo

Na Bienal do Livro São Paulo deste ano tive a oportunidade de conhecer a queridíssima Carol Camargo, autora de “O Medalhão de Ísis”, e de desfrutar do lançamento da sua obra. Como um apaixonado por mitologia egípcia, desde que vi o livro no site da Editora Arwen senti que precisava lê-lo com urgência!




O Medalhão de Ísis” tem uma história fluída e encantadora que introduz a trilogia ambientada no Oriente Médio do século IV. Neste livro conhecemos Ahlam, a princesa que embarca impelida pelo destino em uma aventura através do misterioso e deslumbrante antigo Egito. Ahlam cruza seu caminho não só com personagens intrigantes como o jovem Faris – como também encontra Deuses nessas encruzilhadas. Somos apresentados a dinastias, palavras e tradições culturais vindos de uma rica pesquisa da autora. Vale muito a pena conferir e apreciar!

Onde comprar? Na Arwen Store: http://www.arwenbooks.com.br/o-medalhao-de-isis


Chiclete pra Guardar pra Depois – Andreia Evaristo

Sabe aquele livro pra você ter ao lado da cama? Igual chiclete mesmo: você está ali, inundado em sentimentos e pensamentos da vida, e pega um para adoçar um pouco o dia. Esse livro tem exatamente essa magia. Chegou em novembro para mim e todo dia eu pego um tiquinho dele e “guardo para depois”, pois é aquela leitura diária para se deliciar.




A autora Andreia Evaristo traz uma ode aos seus devaneios e fagulhas de pensamentos que a rodeiam no decorrer dos seus dias. As crônicas não são sobre ela – são sobre eu, sobre você, sobre todos aqueles momentos em que nos pegamos sozinhos (mesmo quando acompanhados, veja só) presos em nossas memórias e entendimentos da vida. Uma escrita essencial para ser lida. Dica de ouro, a Andreia é alguém que admiro muito!

Onde comprar? Através do blog da autora (e chega rapidinho!): http://www.qualquersentido.com/p/livros-de-andreia-evaristo.html


(Trono de Vidro) Herdeira de Fogo – Sarah J. Maas

Ah, eu sou apaixonado por fantasia, é bom vocês já se atentarem nisso! Haha
Fazia muito tempo desde que uma saga internacional do gênero não me fisgava. Eis que resgatei Trono de Vidro, um amor antigo de estante de livraria, há pouco mais de um ano, e aproveitei uma boa promoção (e uma amiga muito parceira que parcelou, vejam só vocês haha) para completar a coleção. No segundo semestre iniciei a leitura do terceiro volume da saga: Herdeira de Fogo



Um livro fenomenal. No início da saga a escrita da Sarah J. Maas não me convenceu tanto, nem a trama, o primeiro volume tem ali umas passagens extremamente enjoativas, mas que o segundo recupera com força total e este terceiro faz tudo valer à pena, elegendo Trono de Vidro como uma das minhas coisas preferidas atualmente. Celaena Sardothien não é uma protagonista comum, ela é uma assassina, e aqui se revela também herdeira de poderes mágicos sensacionais. É um livro que te prende mesmo nos arcos mais “encheção de linguiça”, com uma gama de personagens apaixonantes. Confiram, sério!

Academia Gotham (Volumes 1 & 2) – D.C Comics

Lembram que eu falei que para escritor qualquer coisa vira história, né? Pois gente, eu busco inspiração e leitura em todas as áreas da minha vida. Ler o mundo é essencial para manter a escrita afiada. Sou apaixonado por cultura pop e tudo que ela gera. História em quadrinhos é uma dessas paixões que, incrivelmente, só resgatar este ano!



Ambientada em um colégio interno de Gotham City – a cidade do Batman! - Academia Gotham tem tudo que gostamos: grupo de amigos apaixonantes, amores, mistérios e muita treta haha. É como se Harry Potter fizesse uma viagem ao universo da DC! Sério, até os uniformes são parecidos. As cenas são extremamente bem desenhadas, fora do comum mesmo, a parceria entre os autores e quadrinistas dessa história trazem vida às páginas. Com Olive Silverlock e seu passado nebuloso somos levados aos confins dos crimes mal resolvidos da cidade, em uma trama política e psicológica para adolescentes.



Essas foram as leituras que sussurraram no meu ouvido ao fazer a lista. E aí, conheciam algumas? Quais querem conhecer? Ainda dá tempo de pedir pro Papai Noel! ;)

Um bom natal a todos e que seja uma data recheada de alegrias <3


Beijos de luz e até mais!

Comentários via Facebook

32 comentários:

  1. De todos só ouvir falar desse de Trono de Vidro e, bom, não li nenhum desses rs. Achei super legal indicar um livro da plataforma wattpad, eu escrevo lá também e amo ♥ Esse ano também fiqueio meio relapsa com a leitura, porque entrei na faculdade :) Beijos! Flores no Outono 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que escreve lá, Aléxia? Mande seu perfil para eu seguir! :3
      Adoro o Wattpad. Ele traz muitas possibilidades!
      Beijão!

      Excluir
  • Fiquei tão emocionada com o post que escrevi um comentário lindão aqui e acabei clicando no botão errado na hora de enviar... heheheh
    Obrigada, amigo, por estar entre suas leituras do ano. E sua sensibilidade ao falar sobre o Chiclete não tem preço! <3
    Beijo grande no coração - e parabéns pela coluna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwwn, Deinha!
      É o mínimo por todo o carinho que você sempre dedica aos seus leitores e amigos.

      Vai ter muito Chiclete em 2017 o/

      Beijão e muito obrigado <3

      Excluir
  • Olá, das suas indicações, preciso colocar em dia a série Trono de Vidro! Preciso ler os volumes 3 e 4! Não conhecia os demais, vi indicações que podem me interessar. Obrigada e boas leituras em 2017!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 3º volume vai te prender para sempre na saga! Meu preferido até agora. Em Janeiro inicio a leitura do spin-off 'A Lâmina da Assassina' para daí partir para o 4º volume haha
      Boas leituras, Beta!

      Excluir
  • Olá, tudo bem?
    Fico feliz que você tenha tido tantas leituras boas esse ano. Eu ainda não li nenhum dos livros que você mencionou, mas trono de vidro já está na minha lista de leituras. Boas festas e que o ano novo te traga mai leituras maravilhosas. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que goste de Trono de Vidro quando ler <3
      Muito obrigado, tenha ótimas celebrações e leituras!

      Excluir
  • Dicas literárias são sempre muito bem-vindas, então, bem-vindo ao blog e ficamos aqui, aguardando as duas dicas.
    Bj

    ResponderExcluir
  • Oiii!!!

    Meu deus, você acredita que eu não li nenhum desses livros! Que absurdo... Por causa do meu TCC eu li muito pouco por isso não fiz nenhum top de melhores... Mas já anotei aqui alguns pra eu conhecer...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  • OLá, tudo bem?

    Muito bacana sua participação, espero que seja divertida e de muito sucesso!
    Dos livros que você falou, só conheço e li o Trono de vidro. Aliás, a Sarah se tornou minha autora favorita no estilo. Ela vem numa crescente, escrevendo um livro melhor que o outro, que não sei onde que essa mulher vai parar!

    Beijos,
    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  • Ana Caroline Santos6 de janeiro de 2017 20:03

    Olá, tudo bem? Adorei as escolhas, algumas eu anotei e outras estou com expectativa de também serem boas, principalmente com a Sarah já que Coroa da Meia-Noite me decepcionou um pouco. Os outros fiquei como dica anotada, principalmente a fantasia nacional. Bem instigante. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  • Olá, tudo bem?

    Não li nenhum dos livros que vc leu, mas a série Trono de Vidro tenho vontade de ler.

    Sou péssima em escolher as melhores leituras, e infelizmente tb não li muito devido a correria da vida.

    Que vc tenha ótimas leituras em 2017.

    Ana.

    ResponderExcluir
  • Adicionar comentário

    Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

    Publicidade

    iunique studio criativo

    Instagram

      © Refúgio Literário – In Livros