Destaques

MELHORES DO ANO: CAPA & DIAGRAMAÇÃO

Por Salvattore Mairton •
sexta-feira, 30 de dezembro de 2016


 Olá, amigos e amigas, 2017 está chegando e antes que o ano finalize, trago para vocês a última categoria dos melhores do ano: Diagramação. São livros que já encantam por sua capa e diagramação, deixando a leitura ainda mais prazerosa. Vamos lá?
Menina Má - William March (Darkside Books) 

 Publicado originalmente em 1954, MENINA MÁ se transformou quase imediatamente em um estrondoso sucesso. Polêmico, violento, assustador eram alguns adjetivos comuns para descrever o último e mais conhecido romance de William March. Os críticos britânicos consideraram o livro apavorantemente bom. Ernest Hemingway se declarou um fã. Em menos de um ano, MENINA MÁ ganharia uma montagem nos palcos da Broadway e, em 1956, uma adaptação ao cinema indicada a quatro prêmios Oscar, incluindo o de melhor atriz para a menina Patty McComarck, que interpretou Rhoda Penmark.  Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também.  MENINA MÁ é um romance que influenciou não só a literatura como o cinema e a cultura pop. A crueldade escondida na inocência da pequena Rhoda Penmark serviria de inspiração para personagens clássicos do terror, como DamienChucky, Annabelle, Samara, de O Chamado, e o serial killer Dexter. 


A Jornada de Lorenai (#1 – Os Guerreiros de Alquemena) - Delson Neto (Editora Arwen) 

 Uma jornada de autoconhecimento e descobertas.   Prestes a completar 16 Ciclos, a jovem princesa – órfã de pai e mãe – Lorenai, vê-se com a incrível missão de descobrir a verdade   sobre o desaparecimento de sua mãe, a rainha Alquemena Una, e de aprender a combater o mal que assola seu mundo.
  

 Em suas andanças pelo reino, receberá a ajuda de dois jovens e destemidos guerreiros. Talvez não tão guerreiros, ou destemidos.  Descubra junto com Lorenai as belezas e encantos de Asgaha e embarque nessa jornada rumo ao desconhecido. 

Talismãs (#3 – Uma Geração, Todas As Decisões) - Eleonor Hertzog (Mundo Uno) 

 E se você descobrisse que a Terra guarda grandes segredos? E se esses segredos fossem poderosos o suficiente para modificar o rumo de nossas vidas?  A aventura dos Melbourne continua de forma avassaladora. Os conflitos se entrelaçam e emolduram um quadro muito maior, e muito, muito pior do que acreditávamos ser! Agora, mais do que nunca, um único erro pode levar todas as raças da Terra ao caos total. Nunca o destino exigiu tanto de nossos personagens. Perigos inimagináveis permeiam a escuridão do oceano, nossos mais profundos pensamentos não estão mais seguros. O bravo Cisne talvez não resista até o fim da jornada. Conflitos serão elevados a patamares que você nunca ousaria imaginar. Está preparado para experimentar o melhor que Eleonor Hertzog já apresentou? 


Em Algum Lugar Das Estrelas – Clare Vanderpool (Darkside Books) 

 EM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS é um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine (o mesmo estado onde vivem Stephen King e boa parte de seus personagens). O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden.  

 Early, um nome que poderia ser traduzido como precoce, é uma descrição muito adequada para um prodígio como ele, que decifra casas decimais do número Pi como se lesse uma odisseia. Mas, por trás de sua genialidade, há uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo e de lidar com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor.  Obsessivo, Early Auden tem regras específicas sobre que músicas deve ouvir em cada dia da semana: Louis Armstrong às segundas; Sinatra às quartas; Glenn Miller às sextas; Mozart aos domingos e Billie Holiday sempre que estiver chovendo. Seu comportamento é um dos muitos indícios da síndrome de Asperger, uma forma branda de autismo que só seria descoberta muito tempo depois da Segunda Guerra, e que inspirou personagens já clássicos como o Sr. Spock (Star Trek), o Dr. House e Sheldon Cooper (The Big Bang Theory).  Quando chegam as festas de fim de ano, a escola fica vazia. Todos os alunos voltam paracasa, para celebrar com suas famílias. Todos, menos Jack e Early. Os dois aproveitam a solidão involuntária e partem em uma jornada ao encontro do lendário Urso Apalache. Nessa grande aventura, vão encontrar piratas, seres fantásticos e até, quem sabe, uma maneira de trazer os mortos de volta ainda que talvez do que Jack mais precise seja aprender a deixá-los em paz.  EM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS é uma daquelas grandes histórias que permanecem com você por muito tempo, perfeita para ler entre amigos ou passar de pai para filho. Tudo que é real pode ser uma grande fantasia ou uma coincidência inevitável. Somos muito mais que um simples desejo do acaso. Nossos caminhos vão se cruzar no primeiro semestre de 2016 nesta obra premiada com o Printz Honow Award em 2016, indicada a outra dezena de prêmios e eleita o livro do ano em dezenas de listas preparadas pelos leitores. 


A Garota de Treze – Lilian Reis (Mundo Uno) 

 Oi, meu nome é Luce. Odeio ter treze anos, ser chamada de pirralha e não ser popular, mas, Acima De Tudo, odeio nunca ter sido beijada! Só tenho uma amiga de verdade, a Rafa, e um amigo apaixonado que tenta de todas as formas chamar minha atenção, o Bruno. Ele é pra lá de fofo, mas não gosto de garotos tão novos, entende? Minha vida sem graça começou a mudar quando botei os olhos no vocalista de uma nova banda. Nossa. Que gato! Eu já queria fazer aulas de violão, mas, depois que ouvi o carinha, decidi me matricular. Quase caí dura quando descobri que ele era o professor! Pelamordideus! Além de atencioso, paciente e lindo, tocava MUITO! Fiquei maluca por ele, tão maluca que decidi trapacear. Eu só não imaginava que as consequências seriam tão desastrosas! 


O Menino Que Desenhava Monstros – Keith Donohue (Darkside Books) 

 Um livro para fazer você fechar as cortinas e conferir se não há nada embaixo da cama antes de dormir. O Menino que Desenhava Monstros ganhará uma adaptação para os cinemas, dirigida por ninguém menos que James Wan, o diretor de Jogos Mortais e Invocação do Mal.  

 Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há de monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar.  Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assombradas pelo que acham que estão vendo, os monstros que Jack desenha em seu caderno começam a se tornar reais e podem estar relacionados a grandes tragédias que ocorreram na região. Padres são chamados, histórias são contadas, janelas batem. E os monstros parecem se aproximar cada vez mais.  Na superfície, O Menino que Desenhava Monstros é uma história sobre pais fazendo o melhor para criar um filho com certo grau de autismo, mas é também uma história sobre fantasmas, monstros, mistérios e um passado ainda mais assustador. O romance de Keith Donohue é um thriller psicológico que mistura fantasia e realidade para surpreender o leitor do início ao fim ao evocar o clima das histórias de terror japonesas.  

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Olá
    As capas são mesmo muito lindas, a que eu mais gosto é Em Algum lugar nas Estrelas, gente essa capa é deslumbrante, de encher os olhos mesmo.
    Quanto as histórias, amei e anotei todas

    ResponderExcluir
  2. Alessandra Salvia30 de dezembro de 2016 16:13

    Olá Mairton,
    Confesso que mesmo não sendo meu estilo literário favorito, a Darkside sabe fazer uma edição como ninguém. Fico encantada com os livros publicados.
    AH, comecei a seguir aqui. Voltarei mais vezes.
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Olha muitas editoras tem cada vez mais mandando muito bem nas capas e diagramações, mas acho que a DarkSide ganha disparado.
    Se eu fizesse essa lista colocaria também a capa de Corte de Névoa e Fúria, da Galera Record. Sem dúvidas uma das mais lindas desse ano e consegue ganhar na beleza até da versão americana.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  4. Manoel Alves (enoua)30 de dezembro de 2016 20:07

    Olá
    Não tem como a DarkSide não englobar esse prêmio, pois seus livros tem um trabalho gráfico com um capricho a cima da média. A minha favorita de sua lista é O Menino Que Desenhava Monstros, gente esse tom da capa é muito top. Já a Arwen não fica tão de fora, pois esse ano elas produziram capas bem bonitas e essa escolhida por ti não é minha favorita, mas é muito bela. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ó EDITORAS E LIVROS MARAVILHOSOS QUE VOCÊ ESCOLHEU PARA ESSA POSTAGEM, COMEÇANDO POR MENINA MÁ, GENTE QUE MARAVILHA DE CAPA É ESSA? PENA QUE AINDA NÃO TENHO O LIVRO, PARA PODER LER. E DOIS LIVRO DA DARKSIDE? NÃO É DE ESTRANHAR, UMA DAS MELHORES EDITORAS ATUALMENTE QUE TRABALHA MUITO BEM NO SEU DESIGN E NÃO DECEPCIONA OS SEUS LEITORES.
    Trouxa do Livro

    ResponderExcluir
  7. Nossa, dá vontade de colocar todos os livros da darkside nessa categoria, né? hahaha Os livros são muito lindos! Tenho menina má e que edição linda!
    Mas, concordo com os outros escolhidos, capas muito bonitas. A Arwen também tem edições maravilhosas.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Quanto livro lindo nessa listinha gente! Eu sou apaixonada pelo livro Menina Má e estou querendo ele a bastante tempinho já <3
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Definitivamente, as capas mais bonitas que você destacou em sua postagem são da editora DarkSide. Adquiri meu exemplar do livro Menina Má mês passado e não vejo a hora de lê-lo, será uma das minhas próximas leituras. É claro que uma capa linda é irrelevante se a história não valer a pena, mas não dá para negar que isso chama a atenção das pessoas, não é?

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Memórias da Cat3 de janeiro de 2017 21:34

    Quando se fala de capa e diagramação sempre temos como destaque a Darkside né? Eles tem tido cada mais mais cuidado com os livros que lançam e ganhando mais adeptos. Fiquei surpresa de ver a garota de 13 aqui, mas quero ler ele. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Não me surpreendi nem um pouco ao ver livros da Darkside na lista, a editora sempre arrasa. Queria que você tivesse colocado foto da diagramação de Talismãs para eu ver como está, sou fã dessa série da Eleonor mas esse livro ainda não tenho. E que coisa mais linda Os guerreiros de Alkemena.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com a maioria, só a de Talismãs que não me chamou tanta atenção. Essa dos Guerreiros é lindissima e a Darkside simplesmente arrasa! O menino que desenhava monstros foi uma leitura cansativa pra mim, mas o livro é lindo por fora haha
    www.www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  13. Colocar livros da DarkSide em uma postagem assim é chover no molhado! Hahahaha
    A parte gráfica deles é sensacional!
    Fiquei apaixonada pela capa de Os Guerreiros de Alquemena! :o Quero!!

    ResponderExcluir
  14. Suelen Fernandes5 de janeiro de 2017 09:29

    Olá!
    Os livros da Darkside são um show a parte. Dos que você citou tenho a Garota de Treze e será uma das minhas leituras em 2017. Ela realmente é muito bonita e convidativa.
    Amei o seu post.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Suzana Chaves Linhares5 de janeiro de 2017 18:40

    Olá! Todas as capas estão lindas! Mas, as da darkSide dão um show de diagramação! Capa dura, o marcador de fitinha, a qualidade gráfica é impressionante! beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    As diagramações de Menina Má e A Garota de Treze estão lindas mesmo. Tive a oportunidade de ter essas edições nas mãos e me apaixonar por elas. Uma edição muita bonita que tenho na estante é de Beco da Ilusão.
    Estou louca para ler O Menino que desenhava monstros, mas preciso comprar minha edição.
    Beijos,
    UM OCEANO DE HISTÓRIAS

    ResponderExcluir
  17. Oie
    Menina má, em algum lugar das estrelas e O menino que desenhava monstros parecem ser leituras sensacionais e a edição está mesmo linda e fantástica, adorei o post

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu tenho o menino que desenhava monstros e Em Algum lugar nas estrelas e posso afirmar que de fato, tem uma edição espetacular!

    ResponderExcluir
  19. Como não amar os livro da DarkSide? kkkkk
    Quando li o título a primeira coisa que eu fiz foi listar na minha cabeça todos os livros da DarkSide. kkkkkkk
    Mas todos os livros que você listou são realmente lindos!
    Espero que as editoras continuem investindo nessa parte, porque não faz mal nenhum uma capa e diagramação lindas como essas, não é mesmo?
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Kétrin Galvagni21 de janeiro de 2017 18:00

    Oi, tudo bem?
    Os livros que você escolheu são muito lindos mesmo, devo dizer que os da Darkside são de arrebentar com nossos corações! que capas e diagramações mais caprichadas. Adorei.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros