Destaques

UMA PORTA QUE FECHA: 2016. UMA PORTA QUE ABRE: 2017

Por Salvattore Mairton •
sábado, 31 de dezembro de 2016

 Calma, eu não vim aqui falar de quanto o 2016 teve crises, como foi ruim, e etc. Tudo isso que tantos gostam de repetir, mas esquecem do principal: Estão Vivos! Se você está vivo, é sinal que pode fazer a mudança. Não é  um número que fará seu ano ser perfeito, se você ficar estático, nada vai melhorar.
 Algo que aprendi em 2016, foi me renovar. Renovar a cada problema, buscando uma solução. Renovar para não ser igual aos demais e buscar novos rumos para minha felicidade. Um exemplo disso é esse blog que você lê agora. 

 Em 2016 pensei seriamente em parar, não falo isso para ninguém, mas pensei em não postar mais nada e deixar o blog ser esquecido. Foram 8 meses sem postar nada, ou postando raramente, 8 meses de hiato. Foi quando recebi um e-mail de um leitor, dizendo: "Porque parou de publicar? Uso seu conteúdo para escolher minhas próximas leituras, todo dia abro seu blog e espero ver uma nova resenha, dica ou entrevista. Estou esperando novidade". Essa mensagem que me fez em setembro ressuscitar o STC. E transformei no que eu queria, um canal para divulgar a literatura, principalmente a nacional. 

 Continuando nossa campanha #euleionacional, o blog fez inúmeras parcerias com autores brasileiros este ano, e hoje temos um time de 32 autores parceiros ativos, que abrilhantam ainda mais o conteúdo do São Tantas Coisas.  


 Uma das novidades esse ano foi a Coluna Entrelinhas, que veio para trazer contos, crônicas e mais do mundo literário. Esse espaço é comandado pela escritora paraense Suellen Mendes Tavares (Autor de Jogo do Destino), que aceitou tão delicadamente o convite para ser nossa colunista. Seu conto dividido em 7 partes, Sete Dias Para Se Apaixonar, publicado exclusivamente no blog, teve uma média de 4 mil acessos e foi um sucesso. Em 2017, virão novas histórias, novos romances e contos que te farão ver que o amor ainda tem jeito.  

Resultado de imagem para leandro salgentelli

 Em Novembro, um autor me chama no Facebook e se faz um autoconvite para ser colunista do blog, esse foi Leandro Salgentelli. Leandro é paulista, formando em jornalismo e  cronista. Sua coluna é a Prosa no Divã, que vem com textos e crônicas que fazem o leitor refletir sobre o verdadeiro sentido da vida. Não me arrependo nenhum pouco pelo espaço dado ao autor, pois sua coluna é uma das mais acessadas do blog. 

Resultado de imagem para delson neto

 O último colunista que entrou para a equipe este ano, foi Delson Neto, autor da série fantástica Os Guerreiros de Alquemena. Ele comanda quinzenalmente, a coluna Tips & Tricks (Dicas e Devaneios), trazendo dicas de filmes, séries e muito mais.  

 Além de novos colunistas, o blog cresceu nas redes sociais. Quando voltei em dezembro, nossos números eram esse: 

Instagram – 595 seguidores 
Fanpage – 550 curtidas 
Twitter – 100 seguidores 
GFC – 294 seguidores 

 Após o constante trabalho dos colunista, e desse blogueiro que vos falar, nossos números cresceram em apenas três meses: 

Instagram – 1190 seguidores 
Fanpage – 1451 curtidas 
Twitter – 421 seguidores 
GFC – 515 seguidores 

 A cada curtida, comentário, compartilhamento, meu coração bate mais forte, pois vejo que o trabalho dessa linda equipe, está dando o resultado esperado. Temos uma média de 8000 acessos mensais, sendo 1000 comentários todo mês, e mais de 2000 interações nas redes sociais.  

 Em 2017, traremos muitas novidades, inclusive uma nova colunista: Nana Calimeris, jornalista, autora de vários livros e professora de yoga. Em breve apresento ela melhor para vocês.  

 Já entramos esse novo ano, com um novo layout, feito de uma forma mais leve e limpa, deixando o leitor mais confortável para estar sempre presente por aqui.  

 Que 2017 venha, e que venha com muitas benção para todos nós, na vida pessoa, na vida profissional e tudo que precisarmos para sermos felizes por completo. Minha felicidade será ter vocês durante o novo ano por aqui, uma coisa podem anotar, o conteúdo do São Tantas Coisas,  é feito especialmente para todos vocês, leitores. Feliz Ano Novo!

Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. No Conforto dos Livros1 de janeiro de 2017 08:58

    Olá!! :)

    Parabéns pela mudança e vou acompanhar todas as novidades!! :) Espro que tenhas um ótimo ano novo também!

    Concordo! Se estamos vivos, faremos a mudança! E continuaremos a desenvolver o blog e tudo o mais, divulgar, crescer e ler!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Fico feliz que você tenha dado continuidade ao blog. A verdade é que todos nós blogueiros passamos por problemas e que ninguém sabe, temos nossas inseguranças, a gente é humano, né? Então te entendo perfeitamente.
    E concordo com você, se estamos vivos é sinal de que podemos mudar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. É tão bom quando a gente vê as coisas pelo "outro lado" e enxerga quanta coisa boa aconteceu, não é?
    Conheci o seu espaço depois da sua volta, e desejo que 2017 seja ainda mais incrível por aqui. E que venham as novas publicações e um ano ainda melhor do que o passado :)
    E o novo layout ficou lindo!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  4. Achei incrível você receber essa mensagem de um leitor, deve dar muito orgulho de saber que seu trabalho faz a diferença pra alguém, né?
    Espero que nesse ano você tenha mais conquistas, ótimas leituras e tudo de bom?
    Seu blog é lindo,que bom que você voltou com ele!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, querido!
    Que bom ter lido seu texto. Eu já pensei em parar com o UOH muitas vezes, mas fui persistente e segui em frente. O STC foi um ótimo blog que tive a oportunidade de conhecer em 2016 e que agregou muito na minha vida.
    Espero que em 2017 você continue firme e forte e, saiba que, se precisar de algo, me conta ;)
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salvattore Mairton2 de janeiro de 2017 19:55

      Olá querida Bruna, muito obrigado. O Oceano de História também é um blog com qualidades no conteúdo e é bom ver que ainda temos blogueiros dedicados em trazer o melhor sempre. Bjos. Feliz 2017

      Excluir
  • Olá!
    Já pensei muitas vezes em parar também, mas sempre tem os leitores maravilhosos que nos incentivam a voltar com tudo! Fico muito feliz com esse crescimento no seu blog, que ele continue crescendo cada vez mais, cheio de conteúdo e trazendo alegria para nós leitores.
    Quero saber mais dessa colunista nova, adorei saber que ela é jornalista!
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  • Oi, tudo bem?
    Acho que tudo na vida as vezes merece uma pausa para que a gente possa reavaliar o percurso. E o tempo que ficou parado no blog serviu para você ter novas ideais e se repaginar. Tanto que voltou a ativa com colunas novas e um time para arrasar.
    Espero que 2017 seja um ótimo ano para você e que esse universo dá leitura te traga muitas coisas boas.
    Um abraço.
    Bjs

    ResponderExcluir
  • Oi, tudo bem?
    Acho que tudo na vida as vezes merece uma pausa para que a gente possa reavaliar o percurso. E o tempo que ficou parado no blog serviu para você ter novas ideais e se repaginar. Tanto que voltou a ativa com colunas novas e um time para arrasar.
    Espero que 2017 seja um ótimo ano para você e que esse universo dá leitura te traga muitas coisas boas.
    Um abraço.
    Bjs

    ResponderExcluir
  • Oiee ^^
    O povo adora reclamar sobre como 2016 teve coisas ruins, mas poucos falam das coisas boas, né? Adorei esse post! Estou curiosa para ver as postagens da Nana, ainda não a conhecia. De vez em quando é bom dar uma pausa, né? Principalmente quando alguém aparece e chama a gente de volta....haha'
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  • Memórias da Cat4 de janeiro de 2017 13:34

    Gostei do jeito que você começou o post falando que aprendeu a renovar. Sabe que isso foi o que aprendi também? Me renovei! Sai de um antigo blog com.outtas pessoas e criei o meu, com medo mas foi. Lidei com problemas, tive novas experiências, me descobri professora, enfim... Foi um ano bom? Não! Mas tenho esperanças de algo melhor.

    ResponderExcluir
  • Gabrielly Marques5 de janeiro de 2017 19:55

    Que bom que voltou com o blog! Acho que todo blogueiro passa pela faze do desânimo, mas quando amamos nosso projeto, sempre voltamos. E só aconteceu coisa boa por aqui em 2016, hein? Adorei. Meus parabéns por todas essas lindas conquistas! Que 2017 seja ainda melhor :)
    Abraço

    ResponderExcluir
  • Olá, tudo bem por aí?

    Meu blog também ficou em hiato por um tempo em 2016 e voltar é bem angustiante, porque você não sabe se vai ter os mesmos acessos de antes, etc... Parabéns pelas conquistas, espero que em 2017 e nos anos seguintes o seu blog só cresça e cresça!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  • Olááá´
    que bom que voltou, uhuuul, é difícil mas vc consegue, espero que 2017 seja um ano de sucesso e realizações para você e seu blog, muita sorte

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  • Olá, ser blogueiro não é fácil...conciliar as atividades pessoais com as postagens e leituras é complicado, mas fico feliz por saber que você não desistiu!

    Que 2017 seja um ano fantástico!

    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros