Destaques

[RESENHA] OUTLANDER - A VIAJANTE DO TEMPO

Por Bruno Marukesu •
quinta-feira, 6 de outubro de 2016
Autor (a): Diana Gabaldon
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Lido em: agosto de 2016
Nº de Páginas: 800
Onde Comprar: SUBMARINO

 Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros. Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?

OUTLANDER: A VIAJANTE DO TEMPO tem como protagonista a linda enfermeira Claire Randall. Ela tem 27 anos e está na segunda lua de mel com seu marido, Frank, após o final da Segunda Guerra Mundial. Com o intuito de restabelecer o casamento, já que ambos foram levados a lutar na guerra - Frank foi mandado para o Treinamento de Oficiais na Unidade de Inteligência do M16, e Claire para o treinamento de enfermeiras -, eles escolheram voltar às Terras Altas para repetir a dose da lua de mel, fora que o local foi um dos menos atingidos fisicamente pelos horrores da guerra.

 Frank tinha paixão por genealogia. Não foi à toa que quis tanto voltar a Inverness. O motivo foi a descoberta de um antepassado em sua árvore genealógica, que tinha ligação direta com os acontecimentos que ocorreram na região em meados do século XVII.

 Claire tem total desinteresse pela história familiar do marido, e isso fica claro nas primeiras páginas do livro. Sinceramente, não sei como ela conseguia aturar esse ponto negativo.

 Os campos de batalha mostraram coisas que Claire nunca imaginou presenciar em vida. Ela acabou se acostumando ao sofrimento humano de uma maneira tão comum que assusta.

 Numas das excursões com o marido pela pequena cidade, eles decidem testemunhar um ritual misterioso feito por mulheres de Inverness. Dias depois, Claire volta ao local do ritual para pegar uma flor no meio do círculo de pedras. É nesse momento que a vida de Claire sai dos eixos e ela atravessa um tempo-espaço que desafia a racionalidade.
Foto: Bruno Marukesu
 Decidida a voltar para os braços de Frank, ela se depara com uma pessoa extremamente idêntica a ele na floresta, mas percebe que não é o seu Frank. E num turbilhão de kilts, galhos, pólvora e cavalos, Claire está como prisioneira de um grupo mal encarado de escoceses.

 Seguindo-os à contragosto, o pensamento de que está num filme lhe persegue, mas, pouco a pouco, percebe que tudo é real demais... E que não está no século certo!

 Logo, nossa protagonista precisa dar um jeito de voltar para o seu Frank, ao mesmo tempo em que tenta sobreviver no mundo cruel de 1743.

 Paixão. Era comum entre enfermeiras e médicos, enfermeiras e pacientes, entre qualquer grupo de pessoas que ficam por longos períodos de tempo na companhia uma das outras.
 Algumas se entregavam a ela e romances intensos e breves eram frequentes. Se tivessem sorte, o romance se extinguia em poucos meses, sem maiores consequências. Se não tivessem... bem. Gravidez, divórcio, um ou outro caso de doença venérea. Perigosa, a paixão.
 Claire é uma protagonista que me cativou bastante. Com sua força descomunal, ela prova que não é frágil e que sabe ser teimosa quando o momento exige. Ser enfermeira possibilitou presenciarmos procedimentos de cura que são ocultados em enredos medievais. O melhor de tudo foi a veracidade das informações. Se você pesquisar no Google tem a confirmação das propriedades de cura de cada item. Isso é enriquecedor.

 Em 800 páginas é possível conhecer vários personagens que contribuem, de alguma forma, para o enredo, mas confesso que muitos poderiam ter seus detalhes cortados para deixar a leitura mais ágil.  É como se a autora tivesse gostado muito de escrever e quisesse prolongar ao máximo as cenas.

 Também existem algumas cenas que, ao meu ver, poderiam ser cortadas, por não engrandecer o enredo, mas ,fora isso, o enredo não deixa a desejar.

 Jamie é um personagem que gostei bastante! Mesmo com uma lista extensa de defeitos, é impossível não se apaixonar por esse escocês filho da mãe cabeça dura.
Foto: Bruno Marukesu
 Com narrativa em primeira pessoa, vários são os momentos em que a voz de Claire parece fundir-se aos dos personagens, e as cenas ultrapassam a descrição. Os cenários são muito bem descritos, assim como as cenas de cura. A escrita da autora me agradou bastante.

 Não existe somente um clímax. Não. Vários são os momentos de tensão máxima, que, quando chega no O clímax, você só percebe que o é, pois o desenrolar do fato se discorre por vários capítulos. Essa característica me deixou bastante confuso e fascinado.

 Existem muitas cenas picantes no decorrer do enredo e isso surpreende um pouco num tema medieval. Não chegou a incomodar, mas que foi algo inusitado para o tipo de enredo, isso foi. Parecia muito com um romance de banca!

 Concluo que não consigo imaginar como os acontecimentos vão se suceder no próximo volume da série. Um ciclo foi fechado e não sei qual outro se abre para dar continuidade a história de Claire Beauchamp.
Foto: Bruno Marukesu
 A capa do livro é muito linda e revela o local do círculo de pedras. Os capítulos são medianos, simples, sem floreios, fontes pequenas e folhas amareladas. O livro é dividido em sete partes.

 Recomendo bastante a leitura para os que curtem um enredo fantástico medieval.

 Ah, e o livro já tem série televisiva, possuindo duas temporadas, e com renovação garantida até a quarta temporada.

P.S: publicado originalmente no Gettub.
OBS: livro lido para o Desafio I Dare You 2.0. <ITEM DE MARÇO>


Comentários via Facebook

19 comentários:

  1. Sempre tive vontade de ler essa saga já faz um tempinho mas sempre aparece um livro novo na minha lista e eu acabo adiando kk.Pela resenha parece ser um livro super incrível e com uma história envolvente.Gostei muito da parte da viagem no tempo,das guerras e fiquei curiosa para saber o final dessa história.Um dia ainda leio essa saga kk,ótima resenha!Bjss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando puder dê uma chance de leitura a esse livro, Jennifer. Ele tem ingredientes muito bons!
      Ah, e quando vê-lo em promoções não resite em comprá-lo porque geralmente ela tá com um preço salgado.
      Bjs

      Excluir
    2. Vou comprar com certeza.Vou tentar ler ano que vem quando eu terminar minha meta de 2016 kk.*-*

      Excluir
  • Karine Fernandes 29 de maio de 2018 21:18

    Confesso que demorei para me interessar pela história, mas confesso também que de nada quero ler o livro, na verdade eu to na vibe da série e to amando, mas o livro em si não me vejo lendo, pelo menos não por agora, quem sabe lá na frente né? rs
    Mas gostei da sua opinião sobre ele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  • Viviane Almeida30 de maio de 2018 04:33

    Olá, tudo bem? E eu aqui pensando que estava atrasada na leitura desse livro, na verdade assisti o primeiro capítulo da série essa semana e já estou pensando em parar e pegar o livro para ler, mas, quando lembro do tamanho dele e dos outros que virão me da aquele preguiça básica...kkk

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  • Oi tudo bem? Não li esse livro ainda apesar de ter bastante indicação, sei que são vários volumes, talvez por isso ainda não li, mas sua resenha me despertou curiosidade, dica anotada. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  • Eu só vejo ótimas resenhas pra essa série, mas não consigo assumir o compromisso de ler um livro enorme desses imagina vários, por melhor que a história seja. Acho que verei a série no entanto.

    ResponderExcluir
  • Joanice Oliveira31 de maio de 2018 11:36

    Olá,

    Eu assisti a primeira temporada da série e depois larguei.
    Adoro filmes e livros que tem cunho histórico, mas a extensão da série me deixa extremamente desmotivada e com desconfiança sobre a qualidade do enredo por ser muito longo e vamos crer que uma média de 600 a 800 páginas por livro cansa qualquer leitor.

    Só os que realmente gostarem da escrita e dos personagens para encarar 22 livros.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  • Beatriz Andrade31 de maio de 2018 21:42

    Oi, Bruno. Gostei bastante da sua resenha detalhada, deu para conhecer um pouco sobre este volume e sobre os personagens. Eu tenho a maior curiosidade com a leitura da série, mas além dela ter muitos livros eles são bem volumosos, aí fico com uma preguicinha de começar. Mas quando a série é boa não importa o tamanho dos livros e nem quantos volumes ela tem, o leitor sempre vai querer mais.

    ResponderExcluir
  • Oiii Bruno

    Eu quero muito conferir esses livros, parece ser uma série linda e eu curto esses enredos medievais com um toque de fantasia + viajantes do tempo. Já tenho anotado no alista.

    Beijo

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  • Ritchelly Galani1 de junho de 2018 23:23

    Olá! Tenho uma amiga viciada nessa série mas não sabia que o enredo ia tão longe.. Os personagens parecem ser bem trabalhados e o enredo super envolvente.. Gosto desse tipo de fantasia medieval mas confesso que fiquei meio assim com as cenas calientes haha gostei muito da resenha, obrigada pela dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  • Olá
    Essa série foi muito recomendada, até quero dar uma chance , mas quando minha amiga começou a falar de cada livro, a quantidade e exemplares fiquei louca kkkkk, nem sei por onde começar . Ela me disse para não me preocupar que vai me dar o primeiro , assim não ficarei perdida haha.
    Gostei do seu post, na verdade não vejo muitas resenhas negativas, um ou outro fala da quantidade de paginas, mas quando a história nos agrada, as paginas são o de menos.
    Vou anotar a dica e quem sabe futuramente me aventure.Sobre a série ainda não vi, queria ler os livros antes.
    Bjus

    ResponderExcluir
  • Oi Bruno, tudo bem?
    Eu MORRO (vou ser bem exagerada mesmo) de vontade iniciar a leitura dessa série. Mas confesso que esse calhamaço me desanima.. 800 páginas não é pra qualquer um hahaha e tenho medo de empacar.
    Adorei sua resenha, tem vários elementos que me atrai e espero um dia conseguir dar uma chance rs

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  • É perceptível o quanto a Diana pesquisou e estudou para escrever essa série, e só me basta para desejar ler. Conheci essa série assistindo-a e após a primeira temporada decidi que só assistiria as demais temporadas depois que lesse os livros. Então ansioso para isso. A Clarie e o Jamie são personagens que nos cativam mesmo! Espero que você curta o livro dois tanto quanto curtiu esse. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  • fabdosconvites3 de junho de 2018 11:43

    EU amo esta série, e tenho acompanhado fielmente, tanto nos livros, como na tv. Aliás, a série televisiva além de muito bem feita e de ser fiel, é de uma beleza impar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  • Book Obsession3 de junho de 2018 15:42

    Oi Bruno!
    Adoro essa série e preciso continuar a leitura. Parei no terceiro livro, mas a trama consegue ser cada vez mais viciante e os personagens cada vez mais entrosados.
    Espero que você continue gostando da série assim como eu.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  • Nunca tinha visto ninguém fazer essa observação de que algumas cenas e que detalhes a respeito de muitas personagens poderiam ser cortados. É uma pena,quando tenho essa sensação minha leitura é muito prejudicada. Tenho só o primeiro livro mas ainda não me animei a ler, e agora fiquei com um pé atrás, mesmo porque tenho muita preguiça de cenas picantes e não sabia que estavam presentes.

    ResponderExcluir
  • Poesia na alma5 de junho de 2018 13:27

    Eu li esse livro e fiquei estasiada, acabou com meus nervos e virou meu queridinho, a série na Netflix também, é muito show. Quero ler todos os livros, mas são grandes e demoro um pouco

    ResponderExcluir
  • Renata Cezimbra15 de junho de 2018 02:47

    Oi Bruno! Tudo bem?
    Estás achando muito errado sobre isso de não parecer que há como continuar essa história, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Acredite, amiguinho, isso é apenas o começo. São SETE TIJOLOS de Outlander e pelo menos metade tem a Claire como protagonista. Tem até filho nessa bagunça.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros