Destaques

[RESENHA] CORALINE

Por Bruno Marukesu •
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Autor (a): Neil Gaiman
Editora: Rocco
Ano: 2003
Lido em: janeiro de 2016
Nº de Páginas: 155
Onde Comprar: SUBMARINO

 Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.
 CORALINE é uma garotinha esperta que todo dia tem o seu nome pronunciado de forma errada pelos vizinhos do sotão e do apartamento de baixo do casarão onde mora. Sem ter outra criança com quem brincar ela leva uma infância solitária sem ter a atenção dos pais.

 Sempre houve uma porta na sala de visitas que permanecia trancada e Coraline como uma boa exploradora decidiu investir esse lugar. Num dia, seus pais saem e ela aproveita a oportunidade para adentrar o que a porta tanto esconde. E para seu espanto um outro mundo igual seu se revela e neles existem seus "outros" pais.

 Coraline ao meu ver é uma personagem forte, mas curiosa demais. Isso me incomodou um pouco porque me identifiquei. kkk

 É incrível como o autor Gaiman consegue escrever um livro num cenário tão limitado e ainda havendo mistério a cada capítulo!
Foto: Bruno Marukesu
 No começo fiquei muito feliz por Coraline encontrar esses "outros" pais por trás dessa porta misteriosa, pois os do mundo real não lhe dão atenção e a ignoram sempre que podem -me identifiquei um pouco nesse ponto-. Tudo parece um conto de fadas e até me peguei desejando ter pais assim. Infelizmente as máscaras caem...

 O enredo se desenrola de forma simples e abrupta. Não é permito muito questionar. Você tem que aceitar os fatos como eles são. Como é uma obra originalmente voltada para criança podemos compreender esse fato.

 Não consegui me apegar aos personagens, infelizmente, mas confesso que simpatizei um pouco com o gato preto.

 Se você deseja ler uma história de mistério-terror para uma criança não deixe de incluir Coraline nessa lista! :D

 A livro é fininho possuindo folhas amareladas. As letras são numa fonte média permitindo uma leitura prazerosa e sem cansar a vista. Os capítulos são relativos curtos. A capa é assustadora! Uma lindeza só.

 E as ilustrações desse livro, minha gente??? Lindas demais. Gostei bastante dos traços sombrios do ilustrador Dave McKean. Veja alguns:
Foto: Bruno Marukesu
 Para quem não sabia essa obra já possui uma adaptação cinematográfica, e ainda é em stop motion. Você pode assistir online AQUI, ou baixar AQUI, e se gostou comprar o dvd em blu-ray AQUI.

 Mais outra obra que acabo gostando, mas não favoritando, do Neil Gaiman. Ele tem uma imaginação e tanta.
 Quem deseja uma leitura leve e rápida CORALINE é a pedida certa.

Créditos da foto do post: NUVEM LITERÁRIA.

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Oi Bruno

    Nunca tive vontade de ler este livro, mas gosto muito de histórias sombrias, curti muito saber sobre os capítulos curtos. Nunca li nada do autor, talvez comece por este..

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila ^^
      É uma boa pedida para começar a ler Gaiman! Espero que leia quando tiver oportunidade.

      Excluir
  • Oi, Bruno! Embora eu não tenha lido nada do Neil Gaiman, recebo muitas indicações sobre o autor, sempre elogiado por sua escrita, principalmente no terror abordado em Coraline. É uma pena que alguns assuntos tenham se desenvolvido muito rapidamente, sem aprofundamentos e questionamentos. Mesmo assim, recomendação aceita.

    Resenha: A Agenda | arafaelagodoy.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ycaro.
      Se tiver a oportunidade leia essa obra. É uma ótima forma de começar lendo Gaiman. Fica a dica. ^^

      Excluir
  • Oii Bruno!! Eu confesso que o único filme de animação que morri de medo foi Coraline - claro, quis ler o livro também *-* Depois de sua resenha, certamente, a vontade aumentou!! Amei os desenhos do livro - retratam bem o que é visto no filme, com os assustadores olhos de botões (MEU DEUS, QUE MEDOOOOO) Acho que a prmeira coisa que me encantou em Coraline foi a personalidade dela, aquele senso de humor irônico que tanto adoro kkk Ainda lerei Coraline um dia - e, certamente, lerei apenas de dia kkkk

    ResponderExcluir
  • Eu assisti ao filme quando tinha uns treze anos e ameei,sempre gostei desses filmes infantis meio obscuros kkk.Não sabia que tinha o livro,e fiquei bastante curiosa para ler porque no livro sempre tem mais detalhes do que o filme.Também me identifiquei bastante com a Coraline kk.Ótima resenha,bjss!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros