Destaques

[RESENHA] TEARDROP - LÁGRIMA

Por Bruno Marukesu •
terça-feira, 6 de janeiro de 2015
Autor (a): Lauren Kate
Editora: Galera
Ano: 2013
Lido em: junho de 2014
Nº de Páginas: 332
Onde Comprar: SUBMARINO

 Depois de perder a mãe em um acidente no mar, Eureka acha que nunca mais voltará a sorrir. E a promessa que fez à mãe – a de nunca mais chorar – se torna quase impossível… até conhecer Ander. Louro, alto e de pele muito branca, o rapaz parece estar em todos os lugares e saber coisas que não deveria sobre Eureka. Inclusive um estranho segredo relacionado às suas lágrimas e aos três artefatos que herdou da mãe: uma carta, uma pedra e um misterioso livro que conta a história de uma menina com o coração partido. Ela chorou tanto que deixou debaixo d´água um continente inteiro. Logo Eureka vai descobrir que a antiga lenda é mais que uma história, que Ander pode estar dizendo a verdade e que sua vida pode ter um curso mais sombrio do que ela imaginou.

 Eureka é uma garota que nunca chorou. Bem, ela já chorou, quando criança, mas houve uma tempestade tamanha que fez a sua mãe lhe dizer “Nunca, jamais volte a chorar”.

 Começamos o enredo com a onda atingindo o carro onde estão Eureka e sua mãe. Na ocasião, a mãe morre. Passados meses, Eureka tenta voltar a levar uma vida normal, o que é impossível. Todos parecem ou ter desistido dela ou a temerem, exceto os seus melhores amigos: Cat e Brooks.

 Até esse ponto nada no enredo me surpreendeu. Achei até um pouco clichê a situação. Perdi a conta de livros que li onde o começo é descrevendo a perda dos pais - ou irmãos. Sinto como se isso tivesse virado uma clausula de introdução obrigatória para todos os escritores de fantasia.

 Eureka recebe como herança da mãe objetos que são confusos para o seu entendimento. Dentre eles, um livro escrito numa linguagem desconhecida. Logo, se torna a sua obsessão traduzir o livro que a mãe sempre guardava em segurança. É como se busca, através do livro, ainda manter uma ligação com a mãe.

 Quando Eureka encontra uma tradutora nós somos jogados em uma história de amor onde cada capítulo é mais instigante que o outro.

 A maior parte da obra é apresentando o cotidiano triste de Eureka, parecendo possuir muitas personalidades para uma pessoa só. Houve situações em que aprovei suas atitudes para logo desaprovar em outra ocasião. Ela não tem nenhum caminho fixo para seguir e isso me incomodou.

 Lá pelo vigésimo capítulo que o enredo começa a se tornar eletrizante. Fiquei completamente fissurado na história. Fiz um esforço danado para prorrogar o tempo de leitura. Posso dizer que finalmente encontrei um livro com o verdadeiro clímax que procurava num enredo.

 Ahhh, já ia me esquecendo de dizer: há um triângulo amoroso - tipo nos livros atuais - entre Eureka, Brooks e Ander (um garoto que tem um papel fundamental na história).

 Ademais, achei a história fascinante. Fiquei com muitas perguntas na cabeça que espero que sejam respondidas no próximo volume. Não podia esperar nada melhor vindo da autora Kate por quem  aprendi a apreciar.

 Quanto à obra física, a editora Galera está de parabéns. Infelizmente, encontrei pequenos erros de gramatica que creio possuir por ser primeira edição, mas isso não me atrapalhou tanto. E a capa? Nem preciso comentar que babei litros de paixão. Parabéns pelo cuidado com a obra.

 As páginas são amareladas e os capítulos são relativamente curtos, a fonte das letras é grande possibilitando uma leitura rápida do enredo. ^^

CRÉDITOS DA IMAGEM: FRASES DE FALLEN.

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Oi! Tenho este livro, mas nunca o peguei para ler, mesmo com a capa linda. Vamos ver se mudo de ideia. Que bom que você gostou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana :)
      Espero que mude de opinião. O livro é bom. Esperando ansioso pela continuação. ^_^

      Excluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros