Destaques

[RESENHA] QUEM É VOCÊ, ALASCA?

Por Bruno Marukesu •
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Autor (a): John Green
Editora: wmfmartinsfontes
Ano: 2010
Lido em: novembro de 2014
Nº de Páginas: 229
Onde Comprar: SUBMARINO

 Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez"

 Miles Halter é um garoto que gosta de últimas palavras feitas por pessoas célebres em seu último sopro de vida. Ele está à procura de seu Grande Talvez e decide se mudar para um colégio longe da sua casa chamado Escola Preparatória de Culver Creek. Lá, ele tenta procurar o seu Grande Talvez (últimas palavras antes de morrer do poeta François Rabelais).

 Bom, primeiramente gostaria de dizer que esse sem dúvida foi um dos melhores livros que li no ano de 2014 e que é o segundo melhor livro do Green (depois de Will & Will), para mim.

 Miles é um personagem bastante estranho que tem um hobby nada comum. Como deu para perceber, ele gosta de colecionador ultimas palavras. Outra coisa um pouco estranha e que se interliga a esse hobby é o de só ler biografias. Quando ele chega na Culver Creek ele acredita que pode mudar a sua vida e finalmente se tornar uma pessoa  popular, coisa que não foi em sua antiga escola, mas ele acaba dividindo o quarto com o Coronel (gostei desse apelido tanto que nem consigo me lembra do nome verdadeiro do personagem rs) que diz que ele não será. Mas em compensação ele ganha um amigo, coisa que não tinha.

 Outros personagens são apresentados como o Águia (diretor da escola), Takumi e Lara. Mas a que tem destaque em todo o enredo é a Alasca. Ela sem sombras de dúvida se tornou uma das minhas heroínas em livros mesmo sendo fumante (coisa que não incentivo e nem aprovo). Sua personalidade instável a torna uma garota com pensamentos fortes, loucos e insanos. Fora o fato de ser bastante feminista.

 Conforme avança na leitura fica na cara que Miles é apaixonado por Alasca. Isso é algo um pouco doloroso pelo fato de ela ter namorado, Jake, por quem é apaixonada. Mas ela se torna uma amiga fiel do Miles mesmo tratando ele como ingênuo.

 Eu achei bastante prazerosa a leitura. Não tem nada muito dramático. É uma história bastante real. É como se fosse um capítulo corriqueiro da vida de quase qualquer jovem (exceto alguns detalhes).

 Sem sombras de dúvida esse é um dos melhores livros do Green. Ele devia ter sido publicado antes de A Culpa é Das Estrelas porque eu acho mil vezes melhor, pois não aborda um tema que está um pouco que ultrapassado de tanto que é usado. John Green é um autor excelente, mas que dá vontade de dá uma surrada por dar certos fins aos personagens e eu odeio os seus finais, mas amo os seus enredos.

 Achei a capa do livro muita linda. Imaginava a Alasca sempre com a face da modelo (mesmo eu não curtindo isso de ter rosto de modelos nas capas de livros). Encontrei poucos erros gramaticais. Mas a única coisa que me incomodou bastante foi o fato de a fonte das letras serem pequenas e isso me cansa durante a leitura. Retirando isso, o trabalho editorial da Martins Fontes está excelente. Pena que o livro teve outras duas capas (vejas AQUI) e mudou de editora.

 Eu, sinceramente, recomendo esse livro para todos os leitores que gostam de uma história não ficção ou que querem ler um livro gostoso nos finais de semana para passar o tempo. :)




Comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Adorei sua resenha!!
    Amo demais esse livro, não é atoa que me chamam de Miles. Rsrs
    Gostei bastante do teu blog.
    Beijão
    https://www.youtube.com/watch?v=qPKWcpX84YA&list=UUC6LfmhaVD5NbaEQDQZhQig

    ResponderExcluir
  2. Gabriel Ribeiro Gomes21 de dezembro de 2014 22:01

    Iai Bruno, beleza?

    Adorei a resenha cara, parabéns!

    Quem é Você Alasca? É realmente um livro sensacional. Ele foi o 1° livro que tive o prazer de ler esse ano e to achando que foi o melhor do ano. O modo como ele é tocante e singelo impressiona, né? Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é maravilhoso, me arrisco a dizer que está no meu Top 5 livros da vida haha Adorei seu blog :) Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para nós do Refúgio Literário

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

    © Refúgio Literário – In Livros