Destaques

Desafio Literário do Tigre 2014

Por Bruno Marukesu •
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

 
 Olá peregrinos. Como vocês estão? :)

 Comprometi-me com mais um desafio literário. Espero poder cumpri-lo. O Desafio foi criado pela Tati do Elvis Costello Gritou Meu Nome. Vamos conhecer?

Como funciona: temos uma lista de temas, onde você tem que ler um livro por mês de cada tema. A lista é divulgada antes de o ano começar para que você possa se organizar, mas nada impede de que no decorrer  do ano você mude de ideia e leia esse livro no lugar daquele - contanto que o tema do mês seja respeitado. (acabei me atrasado na postagem do desafio, mas creio que tá valendo *o*)

Como participar: se você tem blog, basta fazer um post linkando pra , divulgando os temas e anunciando a sua participação. Além disso, mensalmente você posta a sua resenha do seu livro lido para o Desafio. Mas, como sei que hoje em dia poucas pessoas ainda blogam ou resenham livros, adaptei levemente a mecânica do Desafio para que todos possam participar. Através da hashtag #DLdoTigrevocê pode participar do Desafio, postando fotos ou comentários sobre o livro que está lendo para participar da brincadeira. Ou seja, você não precisa necessariamente resenhar o livro: você pode postar uma foto, uma citaçãoou fazer um comentário sobre o que achou do livro ao final da leitura. Mas, tem que ler, claro. A ideia principal do Desafio é essa, lembra? Ler!
 A Tati também criou uma página do desafio (link aqui) para os participantes postarem os seus comentários no mural, enviar suas dúvidas e também marcar a página quando for falar sobre o Desafio no seu próprio mural. É um jeito de todos se conhecerem e dividir experiências com os livros do ano.
 Sem mais delongas, vamos ver os temas? Há um pequeno significado para cada tema:
 
Janeiro - Na estante
Aquele livro que você comprou ou ganhou de presente e foi ficando pra ler depois... Que tal começar o ano colocando ele na roda? Aproveite para ler uma história da sua estante que está esperando faz tempo para ser lida!

Fevereiro - Julgando pela capa
Calma, é só uma brincadeira. Julgar um livro pela capa é meio errado, mas escolher um livro por ele ter a capa do seu gosto pode revelar novas paixões literárias. Em fevereiro, escolha um livro pela capa, sem se importar com a sinopse, gênero ou autor e deixe-se surpreender!

Março - Filme ou livro?
Escolha um livro sobre o qual você já tenha visto o filme. E aí, qual você gostou mais? Lembre-se, a ideia não é decretar se livro é melhor que filme ou vice e versa. A ideia é descobrir um novo ponto de vista para uma história que você já conheça das telonas.

Abril - Hype do momento
Deixe de coisa, caia na tentação de ler o livro da moda. O que está todo mundo lendo no momento? Leia você também e dê sua opinião. Olha o lado bom: você nem vai precisar comprar o livro, certamente algum amigo seu terá um exemplar pra te emprestar.

Maio - Bichos!
No mês de aniversário do Tigre que vos fala, aproveite para ler um livro que tenha algum bicho no título. Vale qualquer gênero literário!

Junho - Autores queridos
Você ama vários autores, certo? Já leu todos os livros deles? Eu sei, são muitos... Em junho, escolha um livro de um autor que você ama e que seja inédito para você. Se dê a felicidade de ler alguém que você gosta!

Julho - Esportes & esportistas
Entre na moda fitness sem precisar postar foto no instagram arrasando na academia. No mês de julho o desafio é ler livros em que a história tenha algum esporte envolvido. Pode ser ficção ou biografia, o que você estiver mais a fim, contanto que algum esporte seja item marcante do enredo.

Agosto - Risos
No mês do desgosto, não deixe ninguém matar a sua vibe. Leia livros leves, divertidos e que te façam sorrir.

Setembro - Música!
Escolha um livro que fale sobre algum músico ou banda que você curta. Ou então, leia algo que fale sobre gêneros musicais, seja ficção, seja biografia/estudo. Se jogue nos livros que funcionam como trilha sonora durante a leitura!

Outubro - Amor
Leia um livro que conte uma história de amor e recheie seu mês com sentimentos bonitos.

Novembro - Brasileiro
Prestigie a literatura nacional e escolha livros com autores nacionais. Boas opções não faltam, acredite!

Dezembro - Guilty Pleasure
Encerre o ano fazendo exatamente o que tem vontade e lendo um livro sem medo de julgamentos. Sabe aquele livro que você sempre quis ler, mas tem vergonha? Deixe essa vergonha de lado e leia agora mesmo! Quem liga para julgamento alheio?


***
Bom, então é isso, Espero poder cumprir todo o desafio e que ele seja bastante prazeroso.

 Jaataamashita (Até Logo) *-*

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. eu to participando desse desafio.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruno!

    Vi seu blog no grupo Blogueiros Literários e vim aqui te visitar e seguir. :)

    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir